Procurando emprego no Canadá

Bom, hoje eu vou comentar um pouco da minha saga para procurar emprego aqui no Canadá. Mas primeiro é preciso falar sobre meu background profissional. Eu sou bacharel em Ciência da Computação e tenho mais de 10 anos de experiência em TI. Nestes 10 anos, tive dois empregos como funcionário público – trabalhando na área, e 11 meses trabalhando na iniciativa privada entre um emprego público e outro. No Brasil, graças a Deus, nunca precisei procurar emprego, nunca precisei enviar currículo e nunca fiz entrevista de emprego – vantagens de fazer concurso público: passou, tomou posse, trabalhou, simples assim.

E de repente eu chego no Canadá sem ser fluente nem em francês nem em inglês, sem conhecer ninguém, sem referências e sem conhecer as regras do jogo. A única certeza que eu tinha é que eu iria conseguir um bom emprego e não ia demorar muito.

Bom, e o que eu fiz? A primeira coisa foi conhecer as regras do jogo.

Conhecendo as regras do jogo

Procurar emprego não foi a primeira coisa que fiz quando cheguei em Montréal. No começo eu fui direto para um curso de francês na ILSC para dar uma melhorada no idioma. Apesar de ter estudado francês durante 3 anos na AF de Brasília, a impressão que eu tinha, no começo, era de que eu não sabia falar francês – eu demorei uns 15 dias para adaptar o ouvido com o francês falado aqui. Imagina fazer uma entrevista de emprego com um francês tupiniquin?

Roulette

Jogar roleta é mais fácil que procurar emprego, acredite...

Eu estudava francês durante a manhã e no período da tarde eu ficava horas e horas acessando sites de emprego para ver as ofertas na minha área. Basicamente eu tinha 4 sites abertos ao mesmo tempo, o tempo todo: www.emploiquebec.net, www.monster.ca, www.jobboom.ca, www.workopolis.com. Nestes sites, além de anúncios de emprego, existem também várias dicas para você fazer o currículo e as cover letters, assim como para a entrevista de emprego.

Paralelo a isto, eu comecei a fazer um curso promovido pelo MICC, e ministrado por uma ONG chamada L’Hirondelle, sobre o mercado de trabalho Québécois. Este curso apresenta uma excelente abordagem sobre o mercado de trabalho: aspectos históricos, dia-a-dia numa empresa, tipos de empresas do Québec, estratégias para procurar emprego, fazer currículos e ter sucesso nas entrevistas.

Uma das coisas mais importantes que aprendi foram as etapas (e seus respectivos objetivos) do processo de contratação local: Cover letter -> CV -> Entrevista -> Contratação, que eu explico agora:

  1. Ao postular para uma vaga de emprego você tem que enviar uma cover letter (corpo do email) e o CV (anexo). O objetivo da cover letter é fazer com que o seu CV seja lido pelo responsável do processo de recrutamento da empresa.
  2. Se a sua cover letter for convincente, o seu CV será lido. Um bom CV, condizente com a vaga, irá qualificá-lo para uma entrevista.
  3. O objetivo da entrevista é convencer o recrutador que você é o candidato ideal para aquela vaga. Durante a entrevista você será avaliado tecnicamente e pessoalmente, e questões como aspiração salarial podem surgir também. Para a área de TI, é comum que o candidato faça um teste de conhecimentos específicos, podendo ser teórico e/ou prático. O objetivo desta etapa é fazer com que a empresa te faça uma oferta de emprego.
  4. Uma vez que a oferta tenha sido feita, o próximo passo será a negociação salarial. Muito importante nesta hora é ter uma boa noção do piso salarial para o cargo pretendido. Nesta hora muita gente esquece que uma carga tributária será incidida sobre o salário. Para ter uma idéia de quanto vai ser o salário líquido, deduza 30% do salário bruto.

Experiência Canadense, Experiência Norte Americana

Como o próprio nome já diz, é experiência de trabalho no Canadá ou até mesmo nos Estados Unidos. Difícil, ou quase impossível, que algum recém chegado tenha esta dita experiência canadense. Mais importante do que ter experiência de trabalho aqui, é ter experiência pertinente na área. Se você é qualificado para a vaga, argumente que mesmo não tendo trabalhado no Canadá, você tem experiência na área e que o trabalho aqui é igual em qualquer lugar do mundo (isto é bem válido para a área de TI, outras áreas eu desconheço).

E pra que serve a experiência canadense? Basicamente, serve como referência tanto profissional como pessoal (caráter).

Busca ativa de emprego

Procurar emprego é uma atividade que demanda muito tempo, dedicação e, principalmente, determinação. Tempo para estudar o mercado de trabalho, para procurar as melhores vagas e para se preparar. Mas procurar emprego não é só mandar um email com o CV e ficar esperando, você tem que ser pró-ativo. Abaixo eu listo algumas dicas para você ter sucesso na sua busca por emprego:

  1. Descobrir o nome, telefone e email da pessoa que você irá encaminhar o seu CV;
  2. Fazer um follow up logo após enviar um currículo. Isso vai mostrar que você está realmente interessado na vaga e vai chamar a atenção para que o recrutador ao menos leia a sua cover letter;
  3. Estar sempre estudando para o caso de precisar fazer um teste;
  4. Estar disponível e preparado para uma possível entrevista logo pela manhã, por volta das 9h;
  5. Fazer o seu network.

Fazendo um network (réseautage)

80% das vagas de emprego não são publicadas em lugar nenhum e são preenchidas por indicação, pelo famoso boca-a-boca. Alguém sabe de uma vaga ai passa a informação para outro que conhece alguém… e por aí vai. Uma vaga de emprego só é publicada em último caso, depois de já ter passado por todo este processo. Ter contatos, ter um network, ajuda pra caramba.

Uma boa maneira para começar um network é fazer serviço voluntário. Embora isto não seja uma atividade muito comum no Brasil e muita gente, assim como eu, não tem (tinha) hábito de fazer este tipo de serviço, aqui é uma atividade bastante apreciada. É uma ótima oportunidade para conhecer pessoas, para se sentir útil, para te dar referências pessoais ou profissionais, para mostrar que você está ocupando seu tempo com alguma atividade enquanto procura emprego. Isto conta muito ponto no currículo.

Eu fiz trabalho voluntário durante 6 meses e foi uma experiência bastante enriquecedora, mas uma coisa que me ajudou bastante aqui foi participar de um projeto chamado Mentorat. Este projeto consiste em promover encontros com uma pessoa da mesma área que irá te orientar em vários aspectos na busca de emprego. Se você tiver sorte, o seu mentor pode te passar alguns contatos ou até mesmo te indicar para uma vaga na empresa em que trabalhe.

Explore redes sociais

Twitter, Facebook, LinkedIn… O que tem de anúncio de vagas de emprego nestas redes sociais não tá escrito. Já experimentou fazer uma busca no Twitter?

Voltando à minha história

Voltando à minha história, eu devo ter enviado, ao todo, uns 50 currículos. Fui chamado para umas 7 entrevistas e recebi 4 ofertas de emprego. Uma descartei logo de cara devido ao baixíssimo salário ofertado. Recebi outras 2 propostas de emprego na mesma semana e acabei aceitando a que oferecia o melhor salário, os melhores benefícios e que tinha o melhor potencial para desenvolver minha carreira. Já empregado, recebi outra oferta, de uma empresa que tinha feito entrevista 2 meses antes.

E como eu consegui o meu atual emprego? No twitter. Fiz uma busca por “java+montréal” e vi a vaga. Mandei meu CV e uma hora depois liguei para fazer o follow up. Na mesma hora já fiz uma entrevista por telefone. No dia seguinte, fiz uma segunda entrevista por telefone e, em seguida, fui convidado a fazer uma entrevista e um teste de conhecimentos específicos na empresa. Em seguida fiz as duas últimas entrevistas: uma com meu atual chefe e outra com um dos diretores da empresa. Este processo durou mais ou menos um mês, e deu certo.

Você vai conseguir seu lugar aqui

Tenho certeza que uma das razões que motivam alguém a vir tentar a vida no Canadá é ter um emprego melhor. Eu tinha um bom emprego no Brasil e tracei como meta ter um emprego melhor ainda aqui. Era nisso em que eu estava focado e foi onde coloquei todos os meus esforços. Fui recompensado.

I'm loving it

Fala sério, foi pra isso que você deixou o Brasil?

Eu acho válido ter um subemprego se isto for uma solução temporária para a falta de grana. Dificilmente um subemprego vai acrescentar algum valor ao CV de uma pessoa, pelo contrário, pode até atrapalhar caso alguém passe muito tempo neste tipo de emprego.

Tenha certeza de uma coisa: se você é competente, tem experiência e está preparado, você vai conseguir o emprego que você quiser aqui no Canadá. Pode demorar um tempo, mas você vai chegar exatamente aonde quiser. A pergunta que eu deixo no ar é: Aonde você quer chegar?

175 responses to “Procurando emprego no Canadá”

  1. Oi Pedro, muito bom seu post, como sempre objetivo. É um dos blogs que mais gosto de ler. Parabéns!!! =)

    • Pedro says:

      Oi Lucilene, obrigado pela gentileza. Para mim é um prazer contar minhas histórias e saber que, de certa forma, elas são úteis para quem tá vindo pra cá e vai passar por tudo aquilo que passei. Boa sorte!!

  2. João Paulo says:

    Pedro,

    Parabéns pelo post! Poucas vezes encontrei algo tão verdadeiro, objetivo e claro sobre a vida no Canadá. Informação gratuita e de qualidade.

    Tenho certeza que por essas e outras qualidades em tão pouco tempo você consegui o tão esperado emprego. Muito sucesso e felicidades!

    Em 2011 podemos nos esbarrar por aí.

    Um abraço.

    • Pedro says:

      Fala João, blz?
      A idéia é esta, ser o mais objetivo e realista possível. Valeu pelos comentários. Boa sorte no seu processo e chegando aqui é só falar!

  3. Oliveira says:

    PARABÉNS!

    EXCELENTE POST!

  4. Fabiana says:

    Olá,Pedro
    Sou formada como auxiliar de enfermagem,estou iniciando o processo para possível viagem,gostaria de saber sobre o piso salarial da minha área, se puder me ajudar agradeço.Bjkas

  5. jack nappier says:

    Vc ia muito bem, até MENOSPREZAR quem trabalha como atendente de lanchonete. Porque? Pra vc “emprego descente” é somente esta MALDITA área de TI???? Pra vc, ser “vencedor” é ter curso “superior” (nunca uma geração foi tão BURRA quanto essa) ou se matar estudando para conseguir MIGALHAS????

    Pobres diabos!

    Passam a vida inteira SE MATANDO POR MIGALHAS, puxando saco de chefes, HUMILHANDO-SE e no final, debocham quem tem uma VIDA TRANQUILA, trabalhando como atendente em um país de primeiro mundo.

    Como bem disse Morgan Freeman interpretando Deus no filme TODO PODEROSO:

    “muitas das pessoas mais felizes do mundo, voltam fedendo pra casa no fim do dia”.

    • Pedro says:

      Bom, você tem seu ponto de vista, eu tenho o meu. Realmente, eu acho que se alguém resolve sair do Brasil para tentar a vida no Canadá é porque certamente pensa em melhorar de vida. Considerando ainda o perfil dos imigrantes brasileiros (o que acredito que você não faz parte dada a sua aversão aos estudos) eu acho que se alguém chega aqui e não consegue trabalhar na área, seja lá ela qual for, está fazendo um péssimo negócio.

      Veja bem, eu não sei se é o caso geral, mas falando especificamente sobre mim, eu tinha um bom padrão de vida no Brasil, graças à minha educação, à minha profissão e ao meu mérito. Particularmente, nunca precisei humilhar-me para conseguir nada do que tive e/ou tenho e chegando aqui não poderia ser diferente. É simples assim. E para mim, passar a ser atendente de lanchonete realmente não estava nos meus planos. Se fosse assim, continuaria no Brasil e ponto final.

      Você tem uma visão muito equivocada sobre imigração. Deveria se informar mais antes de comentar e não se esconder atrás de uma alcunha, que por sinal você escreveu errado. Aprenda: Napier escreve-se com um só P.

  6. oi meu nome e joel sou enfermeiro gostei muito da tua experiencia gostaria de ir para o canada se possivel

  7. RAFAEL says:

    olá, cara você poderia ,por favor, me enviar seu e-mail de contato ???

    grande abraço e obrigado…

  8. manoel says:

    Pedro eu moro em Brasilia, trabalho como enfermeiro na ses df na condição de contratado,pelo previsto o nosso contrato termina agora em agosto,fiz uma prova domingo agora dia 12/06 contudo não fui aprovado pois a banca que aplicou a prova não fez para aprovar ou reprovar fez para sacanear, com base nisso tudo, almentou mais ainda o desejo de trabalhar um tempo fora do Brasil aprender novas linguas,cultura e experiencia profissional,eu gostaria de saber do amigo como eu deveria proceder e se voce sabe alguem que possa me ajudar, eu recompensarei tudo com maior prazer ajude-me por favor pois os hospitais particulares aqui não pagam bem, e setornar servidor público aqui tá cada vez mais difícil.

    • Pedro says:

      Oi Manoel, para saber mais informações sobre como vir para o Canadá e em especial para a província do Québec, dê uma lida neste outro post do meu blog: http://www.pedrosilva.com.br/blog/imigrar-para-o-quebec. Leia também os comentários, tem muita pergunta respondida e a sua dúvida pode estar lá também.

      Duas coisas para te deixar feliz: 1) O processo para enfermeiros é super rápido e 2) tem muita oportunidade aqui na sua área. Entretanto, isto não significa que você vai poder trabalhar logo que botar os pés aqui e nem que vai conseguir um emprego com a mesma velocidade. Outra coisa, para você refletir antes de tomar uma decisão, é que se você pensa em vir para trabalhar “por um tempo” e voltar pro Brasil talvez imigrar não seja para você. Você vai conseguir ter um bom padrão de vida aqui, mas não vai ficar rico. Paga-se muito imposto e juntar muito dinheiro, a curto prazo, talvez não seja possível.

      Com isso em mente, boa leitura.

  9. manoel says:

    Olá Pedro tudo bem fiquei feliz em ter lido e respondido o meu comentário. Eu acho que voce entendeu mau,quando eu coloquei a possibilidade de ficar um tempo aí;quando eu falo um tempo não quer dizer que seja um ano ou dois por exemplo.Uma coisa que me preocupa é a idade um vez que estou com 42 anos, o que voce me diz a respeito, outra coisa estou pensando em fazer um curso de frances o quato antes de preferencia na AF o que o amigo acha.

    • Pedro says:

      Olá Manoel, realmente a idade é um pouco preocupante, já que o limite para obter o máximo de pontos é 38 anos. Com 42 talvez você nem pontue neste quesito, o que torna as coisas mais difíceis. Se você for casado e seu conjuge for mais novo e atender aos quesitos do processo então ele seria o requerente principal. Com relação ao francês, o da AF é muito bom, mas é muito demorado. Se você quer poupar tempo, tente fazer cursos intensivos.

      .Abraços,

  10. Juliano Silva says:

    Olá Pedro.
    Primeiramente lhe parabenizo pelo blog, ele é interessantissimo, muito legal…

    Pedro, eu e minha familia nos interessamos muito em imigrar para o Quebec. Tenho 35 anos formado em Sistemas de informação e pós graduado em Eng. de Manutenção industrial. Sempre trabalhei na área de automação industrial e robótica, e hoje ocupo o cargo de Supervisor de manutenção em uma montadora aqui no Brasil. Na área de TI, nunca trabalhei diretamente (embora tenha muita vontade) mas ela foi base bastante importante para me desenvolver em robótica por exemplo ( lógica de programação, programação estrutura e baseada em objetos, etc…). Tenho um bom conhecimento de Java e C++ (embora nunca ter trabalho diretamente).
    Gostaria de pergunta-lo então se na sua opinião, eu teria boas perspectivas de trabalho em Quebec ??? Sou casado, minha esposa irá se formar em Administração daqui a 2 anos e meio e temos uma filhinha de 2 anos… Estamos dispostos a iniciar imediatamente as aulas de Francês ( temos que começar do zero), tenho ingles avançado ( ja passei por um programa de trabalho e estudo nos EUA em 2005).
    Meu unico medo é que para obter um nivel pelo menos intermediario de frances, precisarei de + ou – 3 anos, e até lá terei 38 anos, minha esposa 33 e minha filha 5nos. O que você acha ??? acho que sua opinião seria muito importante para mim … Muitissimo obrigado: Juliano Silva

    • Pedro says:

      Juliano, tudo bem?

      Olha, se você nunca trabalhou diretamente com TI acho que se você quiser trabalhar com desenvolvimento aqui talvez você tenha um pouco de dificuldade. Acho que o caminho natural das coisas seria que você procurasse oportunidades na sua área de trabalho atual. Vocês tem um bom perfil, acho que vocês tem boas chances de passarem pelo processo e de se darem muito bem aqui, mas o tempo tá jogando contra vocês.

      Minha dica, se você quer mesmo vir pra cá é: faça curso intensivo de francês, deste modo você vai conseguir em menos de um ano já ter o nível básico (150h) para poder aplicar, dê entrada no processo e continue estudando francês até o visto estiver pronto. No caso da sua esposa, como ela ainda está na faculdade, talvez fosse interessante pensar em terminar o curso aqui, isso já iria ajudá-la a passar pela ordem dos administradores e já deixava ela mais perto do mercado.

      Pense bem sobre isso.

      Forte abraço.

  11. Juliano Silva says:

    Ok Pedro, suas palavras foram o insentivo que eu precisava. Seguirei seus conselhos e iniciarei imediatamente um curso de francês intensivo…
    Eu e minha esposa estamos realmente muitissimo interessados, ainda mais porque vislumbramos ai, uma grande oportunidade para a educação de nossa filhinha…
    Se me permite, gostaria de faze-lo outra pergunta:
    Eu como requerente principal sei que terei mesmo que fazer a prova de frances aqui no escritorio do Quebec em São paulo ( Moro em Minas), mas minha esposa tambem terá que faze-la ??? estou pensando na possibilidade dela terminar o curso de adminstração ai no Quebec então …
    Mais uma vez muito obrigado !!!
    Juliano silva.

    • Pedro says:

      Juliano,

      Na verdade, não se faz nenhuma prova de francês no escritório de imigração do Québec em São Paulo. O que se faz é uma entrevista, que será em francês, para avaliar, dentre outras coisas, sua capacidade em se adaptar no novo país. Obviamente seu francês também será avaliado nesta entrevista e, mesmo que você seja o requerente principal, sua esposa também deve ir à entrevista e também será entrevistada. Então, ambos têm que ter o mesmo nível de conhecimento em francês.

      Abraços.

  12. manoel says:

    oi cara,gostaria de saber se e facil ter um emprego emprego na construcao civil,ja que tenho experiencia na profissao.att salgado.

    • Pedro says:

      Manoel, infelizmente vou ficar te devendo essa. Eu não tenho nenhuma informação sobre a área de construção civil. Eu posso procurar saber, e quando tiver alguma coisa eu te respondo.

      Abraços.

  13. manoel says:

    pedro vc pode mandar a resposta pelo meu email.

    Atualização: Manoel, removi o seu email por segurança.

  14. Juliano Silva says:

    Pedro bom dia !!!

    Estive pesquisando por empregos dentro da área de trabalho no qual tenho maior experiencia (vide msg aqui mesmo no dia 19/06/11), em sites como o emploiquebec.net, mas vejo que a área de automação industrial e robótica, parece não ter muitas oportunidade no Quebec… Mas na área de TI, é forte certo ??? Apesar de minha graduação ser em Sistemas de informação eu nunca trabalhei de fato na área. O que você me aconselharia ??? Estou disposto a procurar empregos aqui no Brasil na área para adquirir experiencia, mas gostaria de saber em quais setores especificos de TI, o Quebec tem maior demanda … Vc acha que se eu fizer alguma especialização especifica aqui no Brasil, minhas chances em TI aumentariam ??? Tenho bons conhecimentos em Java e C++, mas tenho um interesse especial em Engenharia de Software e Geoprocessamento (inclusive foi o tema de minha monografia).
    Vale lembrar que vou iniciar meus estudos de francês agora em agosto e que provavelmente irei iniciar o processo do Dossiê no final de 2012…
    Att e obrigado novamente: Juliano Silva

    • Pedro says:

      Juliano, aqui tem muitas vagas para desenvolvedores, gerentes de projetos, analistas de suporte, analistas de rede… O que você gosta mais de fazer, o que te dá mais prazer?

      Lembre-se que aqui o que conta é a experiência que você tem em determinada área. Com pouca experiência, as chances de encontrar emprego diminuem ou você vai encontrar empregos com baixa remuneração. Sendo sincero, só 2 anos de experiência em desenvolvimento pode não ser suficiente, mas tudo depende de sua desenvoltura, no final das contas.

      Ah, não se baseie somente no emploiquebec, lá não tem tanta vaga assim não. Vá no joboom, workopolis e monster.

      Espero ter ajudado. Abraços.

  15. Juliano Silva says:

    Bom pedro, na área de TI, acho que o que me dá mais prazer seria em primeiro lugar atividades relacionadas com Engenharia de Software, gosto de lhe dar com UML e ferramentas CASE… Depois vem desenvolvimento (Java em especial)…
    Pedro, em torno de quanto seria a remuneração para quem tem baixa experiencia me TI ? pergunto isso, até para me saber como me situar, que perspectivas que posso vir a ter ao longo do tempo, na medida que eu for me tornando mais experiente no mercado de trabalho dai …

    Obrigado novamente: Juliano Silva

  16. Rafael says:

    Pedro, excelente blog, excelente experiencia compartilhada.
    Tenho pensando em ir pro Quebec com minha família. Gostaria de saber se sabe como anda o mercado mainframe ai, sou analista de sistemas, e sempre programei COBOL (COBOL, CICS, IMS, DB2.. etc). Sabe se o mercado ai é bom? Podia responder no meu e-mail por gentileza?Obrigado.
    Update: Removi seu email do comentário.

    • Pedro says:

      Fala Rafael, tudo bem?

      Particularmente não conheço muito esta área, pelo que andei pesquisando em sites de emprego, COBOL não tem a mesma demanda que Java / .Net mas tem vaga disponível sim. Abraços.

  17. […] pouco desta minha trajetória eu narrei no post Procurando Emprego no Canadá. As coisas aconteceram mais ou menos como o planejado. Tive algumas propostas de emprego, mas no […]

  18. Ricardo says:

    Prezado Pedro,

    Já conheço o seu blog há um certo tempo e devo parabenizá-lo pelo excelente trabalho, de verdade.
    Bom, ao ter lido diversos posts, sei que você estudou da AF de Brasília por 3 anos, mas foram 6 semestres ou você chegou a fazer intensivos? Porque, realmente, o curso de lá demora um bocado, estou fazendo lá atualmente e estou no sétimo semestre e gostaria de saber se, sem fazer um curso no Québec, daria para ,absorver em menos de meio ano, o sotaque e o vocabulário peculiar do local. Além disso, você mora em Montréal né? Você já visitou cidades pequenas, ou até mesmo a Cidade do Québec, e cogitou em se mudar para lá? Pergunto isso pois li que o governo quebequense incentiva o povoamento em regiões afastadas dos grandes centros.
    Ainda tenho muitas dúvidas e sei que muitas delas só saciarei mais além, se necessário entro em contato novamente.
    Muito obrigado.

    • Pedro says:

      Olá Ricardo, tudo bem?

      Então eu fiz ao todo 7 semestres na AF de Brasília, sendo 1 semestre em curso intensivo de verão e o último nível que eu estudei lá foi o primeiro do Avançado. Pra ser sincero, eu achava que eu tinha um bom nível de francês, mas ao chegar aqui eu percebi que não era bem assim… Na verdade, a maior dificuldade que eu tive foi entender / identificar o que eles falavam. O sotaque é muito diferente, eles usam muitas gírias que são locais além de outras coisas que aqui significam uma coisa e no francês da França significam outra coisa.

      Sem fazer curso no Québec até que dá pra absorver mas, na minha opinião, é muito difícil, principalmente se você não conhecer nenhum québécois aqui e não praticar com nenhum nativo. Eu por exemplo morei em casa de família por 9 meses e eu fiz 6 meses de curso de conversação (francês québécois) e isso me ajudou muito.

      Atualmente moro em Montréal e não tenho planos nenhum de sair daqui. Já conheci algumas cidades aqui perto como Trois-Rivières, Saint-Jean-sur-Richelieu, Drummondville, Québec, etc, mas não me senti atraído por aquelas cidades. Montréal, apesar de ser uma cidade grande, tem ares de cidade pequena e você pode encontrar tranquilidade a menos de 20 minutos do centro da cidade. Onde moro é tão tranquilo que as vezes esqueço que moro numa metrópole.

  19. henrique castro says:

    Oi pedro gostei muito do seu post! o rapaz eu estou querendo tentar uma vida melhor ai no canada. mais eu nao sei falar nem uma lingua estrangeira. por isso quero que vc me de umas dicas por favor
    obrigado!!

    • Pedro says:

      Henrique, antes de começar a estudar algum idioma, veja se você atende às condições exigidas para imigrar. Estas informações estão disponíveis nos sites de imigração do governo federal do Canadá e da província do Québec. Nestes dois sites existe um teste online que você pode fazer para saber se é apto ou não. Abraços.

  20. fernando says:

    ola amigo, tudo bem ?
    eu trabalho aqui no brasil como tecnico de informatica, faço manutenção em computadores, notebook, rede etc. como ta as vagar para este meu perfil de trabalhador por ai ? por acaso ai onde vc trabalhar nao tem uma vaga ?

    • Pedro says:

      Fernando, pra ser sincero com você, no tempo que eu estou aqui eu nunca vi vagas para este perfil específico. O que eu costumo ver, e inclusive tenho amigos trabalhando na área, é que tem vagas para administradores de redes / sistemas. Se quiser vir pra cá, comece a investir mais em administração de redes / e sistemas e menos em manutenção. Aqui onde eu trabalho, por exemplo, não tem vaga para este perfil. Abraços.

  21. Luana says:

    Boa tarde, Pedro. Tenho 28 anos sou enfermeira ha 6 anos, nao tenho filhos e nao sou casada, nunca pensei em ir para o exterior, mas apos ver uma reportagem me interssei muito pelo Canada/Quebec, nem sei por onde comecar, mas dei um inico com o frances, sera que poderia me ajudar? Uma grande duvida é se nao conseguimos ja ter o emprego antes de sair daqui, ai se torna menos dificil conseguir, e a questao de moradia tbm me preocupa. Quero construir minha vida e nao somente trabalhar!!!!!!!!

    • Pedro says:

      Luana, você começou bem: estudando francês. Na sua profissão, você não vai conseguir emprego estando aí porque para trabalhar como enfermeira aqui você precisa fazer parte da Ordem dos Enfermeiros, mas eu acredito que você consiga dar entrada no processo para a Ordem ainda aí no Brasil. O fato de não ter ainda um emprego, no seu caso, não vai fazer diferença nenhuma. E, como sua profissão é uma das mais em demanda, seu processo tende a ser mais rápido que o normal. Com relação à moradia o que preocupa? Olha, eu vim pra cá sem emprego e sem moradia e estou aqui até hoje. Não há o que se preocupar. Abraços.

  22. Gernan Soares says:

    Olá Pedro, venho acompanhando seu blog a algum tempo, pois tenho muita vontade de imigrar para o Canadá para estudar e trabalhar, suas dicas simplesmente valem ouro e gostaria de deixar aqui o meu muito obrigado e te fazer uma pergunta. Estou me graduando agora em Sistemas de Informação, ainda sou um programador novato pois trabalhei em empresas aqui (Paraíba) durante pouco tempo, mas eu gosto muito de programar, sou esforçado e aprendo as coisas facilmente, então a pergunta é a seguinte: Você acha que eu tentar imigrar sem experiência vale a pena? É melhor que antes eu trabalhe em algumas empresas por aqui afim de conseguir essa experiência e tentar imigrar depois? Na verdade isso é mais um conselho do que uma simples pergunta, muito obrigado.

    • Pedro says:

      German, ter experiência é importante tanto para o processo quanto para conseguir emprego aqui. O fato é que se você não tiver experiência, dificilmente vai conseguir uma boa colocação. Mesmo tendo experiência, as vezes é difícil…

  23. Paula Modesto says:

    Oi, Pedro!!

    Primeiro quero parabenizá-lo pelo excelente blog.

    Sei que essa não é sua area mas, não consegui achar a informação em outro lugar.

    É verdade que enfermeiros ai no Canada tem muito menos autonomia com o paciente do que um técnico aqui no Brasil?

    Você conhece algum brasileiro que trabalhe como enfermeiro ai e que possa me dar uma ideia de como é a rotina, a realização da profissão o dia a dia dela no Canada.

    Agradeço a atenção e mais uma vez parabéns pelo blog.

    Abraços

    • Pedro says:

      Paula, não conheço a fundo a profissão de enfermagem, mas recentemente tenho ido muito a hospitais por conta da gravidez da minha esposa e, pelo que tenho visto, é que as enfermeiras tem autonomia até demais. Basicamente, quase tudo do pré-natal é feito por enfermeiras, o médico só entra quando é realmente necessário. Agora, para saber realmente como funciona a profissão só conversando com alguém da área. Eu não conheço nenhum(a) enfermeiro(a) mas acho que se você pesquisar na internet você acha o blog de algum. Abraços e boa sorte.

  24. valdemiro says:

    pedro tem como aprender uma proficao na conta do governo?
    se tem,diga me como.

  25. valdemiro says:

    qualquer musico ai consegue estar bem socialmente?
    os músicos estrangeiros conseguem espaço ai?

    • Pedro says:

      Infelizmente também não sei dizer… não conheço os pormenores desta profissão. Mas viver bem socialmente é possível mesmo ganhando salário mínimo aqui.

  26. valdemiro says:

    se eu vier com um visto de turismo que faço para manter no canada uma vez que eu não tiver recursos financeiros?

    • Pedro says:

      Tendo o visto de turismo, você teria que trabalhar “under the table”, como eles dizem aqui. É até possível conseguir trabalho neste esquema, mas você estará sujeito a talvez “comer o pão que o diabo amassou” já que este tipo de trabalho não é registrado, não tem garantias.

  27. Fernando Pessoa says:

    Olá Pedro tudo bem com você? Bom, assisti uma palestra de imigração ha 1 e meio(Quebec) e desde então fiquei muito interessado em morar no Canadá. Sou casado e tenho 37 anos de idade um lindo presente de Deus que é meu filho de 5 anos. Todos temos vontade de imigrar para o Canadá.

    Sou formado em Rede de Computadores, especialista em projetos e execeução de cabeamentos estruturados (Certificado NEXANS), administração de win servers(2003,2008R2), já trabaçhei como suporte a usuários windows (XP, 98, vista e 7) tenho experiência com roteadores CISCO (rotamentos RIP, BGP, OSPF) mais ainda não sou certificado CCNA. Minha experiência nessa área aqui no Brasil soma mais de 15 anos. Atualmente executo obras (como pequeno empresário)para o governo do estado do ceará em cabeamento estruturado incluindo CFTV e SPDA(sistema de proteção contra descargas atmosféricas).

    Diante de toda a experiência que você tem, qual seria as chances de eu trsabalhar nessa a´rea aí no Canadá, levando em conta que falo muito bem inglês e tenho um nível básico de francês (sei que preciso aprimorar).

    Parabéns pelo seu blog e paciência para com todos nós.

    Abraços e que Deus te abençoe sempre e sempre!

    Atenciosamente,

    Fernando Pessoa

    • Pedro says:

      Olá Fernando, as chances são muito boas. De repente você pode começar como empregado de alguma empresa para conhecer melhor o mercado e depois, partir pro próprio negócio. Se você tem tino pra negócios, é altamente recomendável que você abra uma empresa aqui. Agora, corra logo pra fazer o processo porque você já passou da idade ideal (35). Abraços!

      • Fernando Pessoa says:

        Pedro, mais uma vez parabéns pelas sua postura(algo que poucos tem) em responder a todos nós. Isso mostra que você é uma pessoa que sente prazer em ajudar (algo raro no meio e mundo em que vivemos).

        Hoje vou assistir mais uma palestra online(tempo real) diretamento do méxico, novo local onde estamos enviando nossos processos de imigração.

        Espero um dia poder retribuir muito mais o que você fez por mim e todos que participamos do blog! Coma ajuda de Deus e nossos esforços(meu e de minha família) tenho certeza que breve estaremos aí celebrando mais uma vitória e saboreando um delicioso salmão ao molho de maracujá (essa fruta eu levo se não tiver por aí…)

        tomara que você goste de Salmão!

        Abraços e fica com Deus!

        • Pedro says:

          Olá Fernando,

          O sucesso de vocês, no processo de imigração é minha maior satisfação! Quando estiver aqui pode fazer o Salmão pra 3, que adoramos!!! Forte abraço e boa sorte!!!!

  28. Aleandro says:

    Bom dia
    Estive lendo seu post e achei muito interessante. POderia me informar a quão anda a área administrativa no Canada?

    Abraços

    Aleandro Mendez

    • Pedro says:

      Aleandro, pra ser sincero não tenho conhecimento nenhum sobre a área administrativa aqui no Canadá. Ultimamente, com trabalho, filho pra cuidar, não sobra tempo nem para ficar por dentro da minha área, que é TI… Procure na internet por blogs de pessoas desta área, eles poderão te ajudar mais do que eu. Abraços.

  29. maikon says:

    pedro, mas vc tinha o visto de trabalho jah ?
    to pensando em qto impossivel que serah pra mim … ir com um visto de estudo e tentar pleitar uma oferta de trabalho para conseguir o visto d trabalho …

    • Pedro says:

      Fala Maikon, não eu não tinha visto de trabalho. Vim como imigrante e só aqui eu consegui trabalho. Você pode até tentar vir como estudante e pleitear um trabalho, mas nem toda empresa está disposta a “bancar” um trabalhador estrangeiro. Pra você conseguir um work permit, a empresa que iria te contratar é que tem que entrar em contato com a imigração para que você receba o visto. Abraços.

  30. Carolina says:

    Olá Pedro…

    Tenho interesse em imigrar para o Canadá! Vou começar à estudar Francês para concretizar esse sonho, e o tenho pelos mesmos motivos que você.
    Você tem idéia como é o mercado de Cobol no Canadá, quais seriam minhas chances.
    E também, com qual idade você imigrou?
    Pretendo ir, eu e meu namorado. Temos 23 e 29 anos respectivamente.

    Muito obrigada!

    • Pedro says:

      Olá Carolina, acho que as chances de sucesso são boas entretanto, pra ser sincero contigo, não sei como anda o mercado de Cobol. Posso dar uma procurada e te respondo depois por email. Você está no caminho certo, se quiser vir pelo Québec tem que começar a estudar Francês o quanto antes. E pra trabalhar com TI aqui, Inglês é fundamental.

      Abraços e boa sorte!

  31. Edson Soares says:

    Pedro,
    Muito bom, não só o post, como o Blog todo(lógico que não o li todo, mas falo de uma forma geral).
    Eu e minha esposa estamos pensando e ir para o Canadá.
    Bom, na verdade, poderia me passar seu e-mail de contato? Assim, explicaria melhor a minha situação e tenho certeza que poderá nos ajudar muito, assim como já muitos dos teus posts tem nos ajudado.
    Obrigado pela iniciativa de informação gratuita, fico no aguardo.

  32. Olá Pedro! Espero que você possa me ajudar…
    Pedro, eu tenho o sonho de um dia poder viver no Canadá, montando a minha vida pessoal e profissional lá, porém, sou realista, não sou o tipo que me “jogo” sem saber dos riscos que irei correr.

    Pedro, a minha grande dúvida é o que fazer para um dia viver no Canadá. Como fazer para conseguir uma moradia, emprego aí, sendo que não tenho parentes ou conhecidos que vivem no Canadá? Como poder ir para aí, tentar montar uma vida sem ter nada?
    Bem, em um ano irei me formar na faculdade(curso análise e desenvolvimento de sistemas)e pretendo no ano seguinte começar o curso de desenvolvimento de jogos e web, e meu curso de inglês está em andamento.

    O que me motivou a ir para o Canadá, é o fato de ser um dos poucos países que oferece boas oportunidades de trabalho para estrangeiros e também por ser um país que investe na produção de jogos.

    Pedro, gostaria de saber se pode me ajudar, me aconselhando e guiando os meus próximos passos para que o meu sonho/objetivo se torne realidade.

    Se puder enviar a resposta pro meu e-mail: samukasoliver@gmail.com

    Muito obrigado! Que Deus o abençoe!

    • Pedro says:

      Samuel, não tem segredo nenhum imigrar pro Canadá. Eu vim pra cá sem emprego e sem conhecer ninguém e cá estou até hoje. O que você precisa fazer é se informar sobre os processos de imigração e decidir, baseado no que você se informou, qual processo utilizar. As etapas, os próximos passos vão depender do processo. Essa informação você tem que correr atrás, tem muita coisa aqui no meu Blog (recomendo que você leia do começo ao fim), em outros blogs e também nos sites oficiais do governo do Canadá e do Québec. Estes últimos são os que você tem que se basear pois são os que contém informação oficial e atualizada.

      Depois que você ler tudo, entender tudo, aí você me procura que a gente conversa sobre próximas etapas.

      Abraços.

  33. Gisele says:

    Oi Pedro, Tudo bem com você aí em Quebec?
    Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho em seu BLOG e por todas as informações compartilhadas! Com certeza vem ajudando muitas pessoas que tem intenção de estudar, trabalhar e viver no Canadá!
    Eu estive estudando inglês em Vancouver em 2009 e me apaixonei pela cidade e região.
    Sou formada em Comércio Exterior, tenho inglês avançado, trabalho nesta área desde 2007 e gostaria de saber mais sobre as perspectivas de trabalho neste nicho de mercado no Canadá… especialmente em Vancouver… que é também uma cidade portuária… aonde imagino deve concentrar algumas empresas de comex, certo?

    Obrigada desde já pela sua atenção!
    Abraços,
    Gisele

    • Pedro says:

      Oi Gisele, tudo bem comigo e você?

      Olha, pra ser bem sincero com você eu não faço idéia de como tá a área de comércio exterior, mas acredito que tanto Vancouver, como Montréal e até mesmo Toronto tenham oportunidades nesta área. Pesquise bastante, inclusive se o seu perfil se enquadra nas exigências do governo federal para imigração. Tem ainda o Québec, mas aqui tem que comprovar conhecimentos em Francês…

      Abraços.

  34. Vejo que você é muito determinado… Possui exatamente o mesmo modo de pensar que eu tenho e que passo para meus amigos.

    Confiança, conhecer a si próprio, ter certeza da sua qualificação profissional…

    Parabéns Pedro! Ótimo Post!

  35. Renato Vilela says:

    Olá Pedro, parabéns pelo blog!!!

    Minha cunhada acabou de voltar do Canadá e falou que tem boas vagas para a área de sistemas. Trabalho com .Net Sql Server e boa parte das tecnologias para web. Vc indica alguma empresa legal por aí?

    Estou em SP e como funciona a parte de entrevista? Eles pagam a passagem? É necessário falar inglês ou outro idioma?

    Abraços.

    Renato Vilela

  36. dccarmo says:

    Pedro, queria destacar algo no teu blog que faz ele se diferenciar de todos os outros milhares que já vi. Você foi determinado a buscar uma vida profissional melhor do que a que tinha aqui no Brasil e de cabeça erguida sabendo da sua capacidade. Achei isso notável em comparação a quantidade de imigrantes que mudam pro Canadá e “aceitam tudo que vem”, acreditando que imigrar para um outro país é “isso aí mesmo” e continuam apanhando. Acho que esta sua atitude fez toda diferença no seu sucesso. Parabéns!

    Tenho uma dúvida (ou talvez um pedido de conselho) acerca do tema do post. Assim como você, trabalho na área de TI, formado em Ciência da Computação, e alimento o sonho de ir para as terras geladas há alguns anos. Mas, após a crise e tudo mais, e como você deve saber melhor do que eu, as dificuldades para conseguir um visto estão maiores, principalmente acerca de emprego.

    Então, a dúvida é quanto a conseguir um emprego aqui do Brasil. Já li suas dicas e opiniões sobre o mercado canadense, mas agora, já trabalhando nele faz um tempo, teria algum conselho acerca desse tema? Algo que eu possa fazer para chamar a atenção de alguém na outra ponta do continente? Ou a busca se resume ao mesmo formato como se estivesse em terras canadenses mas com mais paciência quanto aos milhares de aplicações enviadas?

    Muito obrigado e boa sorte aí!

    • Pedro says:

      A minha opinião sobre este assunto, já emitida em alguns comentários blog afora, é a seguinte: É possível ser contratado ainda no Brasil, mas pra isso é preciso que você seja um profissional extremamente experiente e que motive a empresa a correr atrás de toda a burocracia do work permit além de te esperar durante todo este tempo. Para procurar emprego, basta adequar seu CV ao padrão utilizado aqui, fazer uma boa cover letter e enviar para as empresas. É preciso que você consiga convencê-los a te chamar pra uma entrevista via skype e na entrevista você tem que convencê-los de que é o candidato ideal. É possível, mas é mais difícil. Confesso que passar por todo este processo é mais fácil estando do lado de cá.

      No seu caso, conseguir o visto não é complicado, mas vai levar um tempo e dedicação. De repente, o que você pode fazer é dar entrada no processo e paralelo a isso começar a procurar emprego. Se uma oferta de emprego aparecer isso ajuda até a adiantar seu processo.

      Abraços.

  37. caio says:

    olá Pedro, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pela sua boa vontade em ajudar as pessoas, sou economista recém formado, tenho 21 anos de idade e falo inglês fluentemente, existe oportunidade de emprego na minha área ? eu posso exercê-la trabalhando aí ? Muito obrigado!!

    • Pedro says:

      Caio, pra ser sincero com você não conheço nada sobre o mercado de trabalho aqui no que diz respeito a economia. Me parece que a profissão é regulamentada e você teria que fazer a validação do seu diploma para poder trabalhar.

  38. Michel Martins says:

    Olá, gostei muito das publicações que li, Pedro. Mas na verdade eu gostaria de um conselho, visto que você é um profissional bem sucedido.

    Estou no terceiro período de Sistemas de Informação, e tenho muita dúvida em qual área me dedicar para ter um emprego bem remunerado, por isso lhe peço uma opinião.
    – Devo aprender muitas linguagens de programação? Quais as mais indicadas?
    – Custo de vida em Quebec é muito caro?

    Muito obrigado.

    • Pedro says:

      Olá Michel,

      Você deve aprender e se especializar em uma linguagem de programação e frameworks associados. O grande filão aqui tem sido Java e .Net. Se você escolher Java por exemplo, estude Spring, Hibernate, JSF, etc, aprenda a desenvolver web-services REST, etc.

      Custo de Vida em Quebec (Cidade) é mais ou menos igual ao de Montréal. O custo de vida no Québec (Província) é um dos mais baixo, considerando-se as principais províncias do Canadá.

  39. Marco Aurelio says:

    Oi Pedro tudo joia? Tenho 29 anos e sou Gerente de Projetos PMP formado em sistemas de informação, acha que tem espaço para este perfil profissional aí no canada? Explicando melhor minha pergunta, sendo um cargo de gestão será que existirá uma aceitaçao do mercado canadense de um brasileiro como gerente de projetos? Obrigado.

    • Pedro says:

      Existe sim, só que a demanda para este tipo de profissional é menor. Além disso, pra você chegar a ter o mesmo patamar no Brasil é possível que eles exijam que você tenha experiência prévia canadense, você vai precisar também ser fluente em inglês e/ou francês. Resumindo, se você imigrar talvez você consiga de cara uma vaga com este perfil, mas o mais provável é que você tenha que descer de nível para lider de equipe ou até mesmo desenvolvedor até conseguir voltar ao mesmo patamar.

  40. Gabriel says:

    Olá Pedro, gostaria de saber se eu teria uma melhor chance na carreira de TI no canada se eu fizer faculdade diretamente no canada ,ou se eu fizer faculdade no Brazil e depois ir para o canada procurar emprego ja com experiencia (ou sem) seria melhor?

    Mt obrigado pela atenção

    • Pedro says:

      Gabriel, se você estudar aqui as suas chances aumentam, você pode estagiar em empresas daqui enquanto faz faculdade e isto conta ponto pro seu currículo.

  41. Marcos Rota says:

    Primeiramente quero parabenizar pelo emprenho.

    Estou na areá de TI, atualmente estou cursando pós em gerenciamento de projetos, tenho como objetivo buscar certificações, estou buscando me qualificar a modo que posso ser reconhecido em outro território, Gostaria de saber na sua opinião qual das certificações no qual posso me preparar melhor na saída do pais Brasil, trabalho com Windows Server, Rede Cisco, não foquei em programação.

    Estou planejando para depois da copa 2014 eu partir.

    Obrigado.

    • Pedro says:

      Tanto certificações Windows como Cisco são bem vindas aqui (como em qualquer parte do mundo). Vai depender do que você quer trabalhar. Se for na área de servidores, então foque em Windows. Se não, foque em Cisco. A dica é se especializar em uma área, aqui eles não querem profissionais que sabem pouco de muita coisa, e sim que sabem muito de determinada área.

  42. ROCHELY CANDATEN DROVES says:

    Oi Pedro!

    Estava procurando pelo Google sobre Montreal e achei seu blog.
    Desculpe incomodar, mas como sou uma pessoa muito preocupada, preciso fazer uma pergunta:
    No final de dezembro deste ano de 2013 irei para Montreal com uma escola de intercâmbio, por 8 meses, para estudar francês com permissão de trabalho.

    Meu objetivo é trabalhar em Montreal sim, pois pretendo me sustentar parcialmente lá com o salário. No entanto, apesar de ser formada e ter um MBA, não espero encontrar trabalhos em empresas em minhas áreas (que são Marketing e RI), e sim aqueles trabalhos de serviço, típicos de estrangeiros (lojas, supermercados, cafés, restaurantes), para me sustentar enquanto estiver aí mesmo, sem objetivo de juntar dinheiro.

    Falo inglês fluentemente (possuo IELTS e TOEFL), e meu francês por enquanto ainda é básico (fiz 1 ano aqui no Brasil e vou parar o curso e estudar por conta até ir para Montreal).

    Minha pergunta, se tu puder me ajudar, é se você acha que nessas condições eu consigo um emprego nessas áreas que mencionei. O que acha?
    Entendo que preciso me comunicar com as pessoas, e não ter o francês muito avançado pode atrapalhar na hora de conseguir um emprego, mas preciso elevar minha confiança de que tem chances de acontecer.

    Agradeço se puder ajudar, pois fico apreensiva.
    Obrigada :D

    Abraços!

    • Pedro says:

      Vindo com permissão de trabalho tudo fica mais fácil. Sim, você pode encontrar emprego nestas áreas e assim conseguir se manter aqui. A depender de onde você for trabalhar e qual atividade for exercer, não vai precisar falar muito francês. Pode até ser que com o dia a dia do trabalho você até consiga melhorar o francês.

      Abraços.

  43. Ola Pedro !
    Eu gostei muito do seu assunto aqui, e gostaria de saber se na minha are que eu trabalho como Web Design e Design Gráfico se tem muita
    trabalho ai.
    Eu to querendo muito ir um dia pra essa cidade maravilhosa, eu sei que não nada fácil migra pra ir como te disse e meu sonho pode mora e trabalhar.

    • Pedro says:

      Fernando, eu não saberia dizer se tem muita oportunidade, mas tem com certeza oportunidade. Entretanto, não tenho certeza se a sua profissão te qualifica para imigrar. Dê uma lida nos novos requisitos do processo.

  44. você tem ideia mais ou meno e melhor lugar pra mora, eu to pensando ir com R$ 30 mil reais e com essa grana da pra fica ai po um tempo ate você conseguir um emprego.

    E outra amigo não e abusando mas você poderia me dizer um local bom e barato pra mora ai um forte abraço e sucesso onde você estive amem .

    Reply

  45. Olá Pedro,

    Primeiramente, parabéns pelo blog. Está sendo uma ótima fonte de informações. rsrs

    Pretendo daqui a uns dois anos passar um tempo fora do Brasil e tenho analisado bastante o Canadá.

    Também sou desenvolvedor Java e Ruby on Rails (no nível intermediário), inglês (básico) e tenho nível ténico (não cursei faculdade).

    No Inglês, obviamente terei que me preparar bem mais neste período. Mas no âmbito profissional, acha que há mercado ai para nível técnico?

    Obs.: o objetivo seria morar em Montreal ou Toronto mesmo.

    Abraços,

    • Pedro says:

      João, aqui não existe isso de técnico (nível médio) x analista (nível superior). Aqui o que importa é a sua experiência.

      Sobre morar em Montréal ou Toronto, sinceramente, vá pra Toronto. Apesar de morar em Montréal, tenho pensado diariamente em sair daqui. Tem muita incerteza política e social destes últimos meses, com este governo atual. Minha visão sobre esta província tem mudado muito nos últimos meses.

  46. Bruno says:

    Pedro,
    Uma pergunta mais técnica, gostaria de saber como é a área de banco de dados, mais especificamente BI, ai no Canada.
    Existem oportunidade voltadas para BI?
    Abcs

    E parabéns pelo Blog.

    Bruno Santos

    • Pedro says:

      Existe e até paga bem, mas isso é o máximo que vou poder te responder, já que não sou exatamente desta área. Abraços.

  47. Lucas says:

    Pretendo trabalhar com java quando eu for, até lá terei uns 3 anos de experiência. O que é mais importante nesta área? Mestrado ou certificações?

    • Pedro says:

      Na verdade o que conta ponto é experiência profissional. Certificação ajuda muito mas não é definitivo. Mestrado pode não contar nada, a depender da vaga.

  48. Alex Mattar says:

    Boa tarde Pedro, tudo bem? Gostei muito do seu blog e gostaria de adiciona-lo aos meus contatos, sou da área de infraestrutura Microsoft TI, estou indo para Montreal em Marco em um programa de Estudo/Trabalho. Obrigado.

    • Pedro says:

      Alex, mandei um email pra você. Você pode me contactar através dele. Abraços.

      • Cassio says:

        Ola pedro blz!?
        Bom meu nome é Cássio e tenho grande interesse em morar no canada, trabalho com T.I também especificamente com redes, minha pergunta é a seguinte:
        Com 3 anos de experiencia, inglês fluente e duas certificações: Cisco(CCNA) e Microsoft(MCSA), porém sem a formação superior, eu teria condições de conseguir um emprego por mais simples que seja na minha área?
        Por favor assim que puder me responda, desde já agradeço. Vlw!!!

        • Pedro says:

          Cassio, você teria condições de conseguir um emprego, o problema no seu caso, sem formação universitária ou técnica seria ser aprovado no processo de imigração.

  49. Handrey says:

    Olá Pedro, tudo bem?

    Eu e meu amigo estavamos pensando em ir para o Canadá futuramente, mais precisamente assim que concluirmos nossas faculdades, a esposa dele já fala inglês fluentemente, e nós dois, o básico, mas vamos correr atrás até lá para ficar fluente no inglês e arranhar o francês.

    Trabalhamos na mesma empresa aqui no Brasil, pra ele, creio que será mais fácil, ele é programador java, eu sou DBA, trabalho com PostgreSQL, MySQL, MongoDB e um pouco de Neo4j, gostaria de saber como é o mercado para essa área de banco de dados, se tem alguma cidade com mais demanda para essa área e qual a média da remuneração.

    Desde já obrigado!

    Abraço

  50. Paula says:

    Boa Tarde, Pedro.

    Primeiramente parabéns pelo Blog , realmente é muito bom!

    Eu e meu marido estamos pensando em daqui uns 2 anos ir para o Canadá. Meu marido trabalha com teste de software e está participando de um projeto de automação de testes que irá durar em média uns dois anos, após o termino do projeto estamos nos programando para embarcar. Eu sou psicóloga, porém trabalho como professora bilingue dos pequenos.
    Meu marido tem pouco tempo de experiência da área de TI(2 anos), pois anteriormente ele trabalhava como tradutor e resolveu mudar de área, pois, como você já sabe, a área de TI é bem mais promissora. Ele não ter curso superior e só conseguiu se recolocar no mercado, pois é super autodidata ( acho q nessa área precisa ser) e investiu em certificações e cursos como: JAVA, ANGULAR JS, PROTACTOR, ISTQB e outras q não lembro agora.
    Nossa dúvida é: Como o mercado do Canadá vê um profissional sem curso superior? será que 4 anos de experiência na área de testes é suficiente para conseguir um emprego bacana ai? O que ele poderia fazer para melhorar suas qualificações nesse tempo que ainda estaremos no Brasil? e por último como é o mercado de testes por ai? UFAAAA! Como mulher fala….rsrsrsr! ahhh ele tem 32 anos, eu 28 e temos nossa mais nova integrante, Paloma 4 meses.

    Desde já agradeço muitooo!

    Abraço.

    Paula

    • Pedro says:

      Paula, na área de TI, em geral, nível superior não vai fazer muita diferença. O que faz diferença mesmo é saber fazer, é ter experiência. Entretanto, algumas empresas exigem que o candidato tenha ou nível superior ou colegial (técnico). No caso dele, até para o processo de imigração, o ideal seria ele fazer um curso universitário na área, nem que seja um tecnologo. Na área dele sempre tem oportunidade, é muito comum aqui as empresas investirem em testes. No seu caso, para poder trabalhar como Psicologa vai ser um pouco mais complicado, mas já ouvi histórias de brasileiros que conseguiram se regularizar aqui. Por fim, casal com filhos é um perfil muito bem visto para a imigração ;)

  51. alansommer says:

    É possível entrar no canadá como turista, abrir uma empresa de doces (por exemplo) e depois aplicar para a permanência?

    • Pedro says:

      Se você ter dinheiro pra abrir uma empresa de doces, talvez o melhor seria tentar um visto de investidor. Só com o visto de turista eu duvido muito que você consiga todos os papéis para conseguir abrir uma empresa.

  52. Liliane says:

    Pedro, você saiu de um serviço público aqui no Brasil e hoje trabalha em empresa privada no Canadá. A empresa privada canadense é vista como um cargo instável (possibilidade de ser mandado embora, etc) como as empresas brasileiras são vistas? Ou não há essa estabilidade no serviço público canadense? No Canadá, os funcionários do governo são mais bem remunerados e possuem mais benefícios (de forma muito desigual) que os funcionários das empresas privadas como acontece aqui no Brasil? Os imigrantes que se tornaram canadenses, estão em busca dos concursos? Ah, e sobre esses chamados sub empregos, quem os ocupa, são estudantes? Pergunto porque a população tem alto nível de estudos e certamente não iria querer trabalhar nessas áreas..

    • Pedro says:

      Liliane, o mercado de trabalho canadense é muito diferente do Brasil. MUITO. Sobre empresas privadas, tem de tudo, mas em geral você é de certa forma estável no emprego. Eles não vão te mandar embora a não ser que você faça uma merda muito grande. Embora, há exceções. Por exemplo, a empresa que eu trabalho atualmente, é cotada em bolsa e, todo ano tem que dar lucro aos acionistas. Quando não consegue atingir as metas do ano fiscal a saída é acabar demitindo um percentual de funcionários. Então, não tem jeito, é partir pra outra. A sorte é que aqui tem muita demanda e você consegue outro emprego rapidinho. Sem contar que quando isso acontece, de ser demitido, você acaba recebendo uma boa indenização o que dá pra segurar a onda por alguns meses. Aqui no Canadá, em geral, as empresas privadas pagam muito melhor do que o serviço público. O governo federal até tem um salário bonzinho, mas o governo provincial (Québec) é ridículo o salário. Eu por exemplo não tenho a mínima vontade de ir pro serviço público, embora conheça algumas pessoas que estão procurando entrar pro governo. Existe uma certa estabilidade, mas isso não é garantido. Não é como no Brasil, mesmo sendo funcionário público você pode ser demitido. Sob sub-empregos, tem gente de todo tipo fazendo, não só estudantes. E, pra finalizar, quem disse que a população daqui tem alto nível de estudos??? É verdade, não tem não… a grande maioria para no colegial. Abraços…

  53. Liliane says:

    Você tinha um plano B caso não desse nada certo no Canadá? Você pediu exoneração no serviço público ou primeiro foi com a licença de interesses particulares?

    • Pedro says:

      Tinha não, era na base do “vai ou racha”. Saí de férias (tinha 2 meses) mas já deixei procuração para ser exonerado. Passado os dois meses tive minha exoneração e “moved on”. Se não for assim, se não tiver determinação, não vai pra frente. Se você tiver sempre aquela coisa de “se não der certo eu volto pro Brasil” nunca vai dar certo, você sempre vai ter um certo receio de arriscar. Tem sido a regra, pelo menos até agora, com praticamente todo mundo que eu conheço.

  54. Clayton Kuhn says:

    Pedro, vc acha ser uma boa estratégia obter o visto e começar a procurar emprego daqui do Brasil, fazendo entrevistas via skype etc ou não existe esse tipo de coisa? Sei do meu potencial e conhecimentos em programação mas tenho receio de deixar meu cargo público e acabar não conseguindo me estabelecer em Quebec.

    Minha noiva é formada em TI mas possui pouca experiência(6 meses). Você sabe quais as formas mais fáceis de ela entrar no mercado de trabalho em Montreal para quem tem pouca experiência? Seria fazendo esses cursos de Continuing Education? Com um salário de uns $ 3200 líquido dá para 2 pessoas viverem sem apuros financeiros?

    Você sabe em que momento do processo do visto é solicitado a certidão de casamento para ela poder me acompanhar? Pois ainda não estamos casados.

    • Pedro says:

      Clayton,
      Da pra tentar fazer entrevistas por skype, algumas empresas fazem sem problemas. Eu até conheço pessoas que vieram pra cá desta maneira. Tudo é válido, tudo é possível, pode não ser fácil, mas…

      Sua esposa pode tentar uma vaga de Jr, que é pra quem acabou de sair da faculdade e tem pouca experiência. Fazer curso não adianta muito, o pessoal aqui não tá interessado em quantos diplomas você tem, tá interessado na sua hands on experience.

      Com um salario de $3200k liquido da pra viver tranquilo aqui, sem stress. A certidão de casamento é no começo do processo, se não me engano. Se você já vive junto com ela pode mandar uma declaração de união estável.

      Abraços.

      • Wanderson Siqueira says:

        Pedro parabéns pelo post excelente.

        Agora me diga sou Deejay e sempre trabalhei em indústria, quais as minhas chances de ser alguém no Canadá há e detalhe só falo português.

  55. Luisandro says:

    Olá Pedro! Sou programador Delphi em um de pesquisa da UFSC que desenvolve Sistema de informação geográfica para o governo brasileiro, tenho 10 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas, possuo curso técnico em programação e superior como Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistema e ainda estou estudando para desenvolver em c# e .net.
    Depois desse resumo, gostaria da sua opinião se com isso eu consigo um emprego em pouco tempo no canada?

    Parabéns pelo post.

  56. Juliano says:

    Bom dia,

    olá sou técnico de manutenção de aeronaves, quero sair do Brasil por causa da corrupção, nosso país infelizmente está uma bagunça, estou pensando em ir prai trabalhar na minha área, mas não sou mais um adolescente, sou casado e tenho que alimentar minha família, ou seja preciso ir e arrumar um emprego rápido, assim que chegar, no máximo 2 meses, não me importo em trabalhar em subempregos até arrumar na minha área. Minha dúvida é, conseguiria um subemprego rápido aí??? Um subemprego daria pra eu manter um carro, aluguel, alimentação para dois, e comprar roupas e utensilhos de casa ( até porque estarei saindo do meu pais tropical para um pais gelado sem nada de casa e de roupas quentes) e de vez enquando uma passeada no shopping assistir um filme e comer besteiras???porque se não der não der pra fazer isso não sei se compensaria sair daqui, mesmo com essa bagunça toda do país.

    Obrigado pela força e sucesso pra você irmão!

    • Pedro says:

      Juliano, subemprego vai dar pra você se virar no limite. Não sei se seria uma boa ideia ter carro por exemplo. Mas tudo depende de você, como você vive, como você gasta dinheiro.

  57. Roberta says:

    Pedro,

    Gostaria de ir, trabalhar em um sub emprego, cursar enfermagem e aplicar para trabalhar na minha área. Sou fluente em inglês. Você acha que isso é possível?

    No caso eu iria com visto de turista, após os 6 meses aplicaria para o visto de estudante e trabalharia ilegal num sub-emprego para bancar esse estudo/aluguel/alimentação/outros. Você acha isso possível ou muito ilusório?

    Obrigada,
    Roberta

    • Pedro says:

      Roberta, para cursar enfermagem você precisa ser residente permanente então parte do seu plano não vai dar certo. Sobre vir pra cá como turista e trabalhar ilegal, bem o próprio nome já diz… Se você for pega você vai jogar esta oportunidade na lata do lixo. Tem gente que faz isso mas eu não recomendo.

  58. Karine Ramos says:

    Olá Pedro,

    Adorei seu post !! Parabéns .

    Tenho 21 anos e irei me forma este ano em Administração, ano que vem estou pensando eu ir fazer intercambio por uma escola, de duração de 30 dias e gostaria de ficar alugar uma casa e começar a trabalhar em lanchonetes, ganhando experiencia e melhorando o inglês.

    Acha uma boa idéia ?

  59. luiz says:

    Ola, sou do Paraná e gostaria de saber como posso entrar no canadá. Preciso de um trabalho que possa garantir meu sustento ai e aqui no brasil de minha familia. Ja morei nos estados unidos e sei como funciona. Trabalhar duro e ter mais que um emprego. O unico problema é como entrar ai no Canada, nao tenho documentos. Como posso fazer para facilitar um entrada neste pais. Talvez voce me indique para alguma emprega me enviar uma carta de recomendação se for possivel. Ja trabalhei em Angola com agricultura e tempo experiencia em cozinha, lavar pratos e cozinhar. Meu ingles é medio.

    Pode me ajudar, agradeço desde ja.

    Att:

    Luiz Silvestre

    • Pedro says:

      Luiz, infelizmente não existe jeito fácil de entrar no Canadá a não pelos métodos oficiais descritos no site do ministério de imigração.

  60. Haroldo da Costa Belo Junior says:

    Oi Pedro, pesquisando achei seu blog
    tenho interesse na imigração e tal
    gostaria de tirar dúvidas, vc tem um email de contato?

  61. Elizeufrr says:

    Olá Pedro, tudo bem?
    Primeiramente meus parabéns por seu blog, estou pensando em sair do Brasil, assim como muitos milhões o querem rsrs, e suas informações me animaram bastante.
    Sou casado, tenho 42 anos e tenho um filho de 10 anos, trabalho em uma industria de alimentos multinacional, sou formado em Gestão Industrial e estou cursando Engenharia de Produção, meu nível de Inglês é péssimo mas tenho facilidade pra aprender, é que nunca me dediquei o suficiente, língua francesa estou na estaca zero, sabe me dizer se há possibilidade de conseguir um emprego em industrias de produção, manufatura e transformação? Desconhecendo a língua francesa fica difícil? Existem escolas gratuitas para imigrantes aprenderem o francês?
    Agradeço pela ajuda. Abraços

    • Pedro says:

      Elizeu, infelizmente eu não sei nada sobre a sua área, não vou poder te ajudar. Sobre os idiomas, se você quer vir para o Québec então francês vai ser obrigatório, mesmo que você não use no dia-a-dia, mesmo que você consiga um emprego onde não é necessário falar francês (meu caso), você precisa saber francês para o processo de imigração. Se você pretende ir para qualquer outra província, então você só precisa saber inglês. Sobre cursos de francês gratuitos, aqui no Québec o governo oferece cursos para os imigrantes que decidirem vir morar aqui.

  62. Eduardo says:

    Boa tarde, mas o senhor chegou lá como turista? sem permissão de emprego correto? apenas recebeu a oferta de emprego e ai sim fez o visto de trabalho?

  63. Elias Wanderley says:

    Boa noite Pedro , sou formado em ,eletrotécnica ,tenho 26 anos , gostaria de saber se tem alguma oportunidade nessa área .

  64. mariana mnasci says:

    Olá pedro

    minha ideia é ir estudar ingles no canada, mais não quero ficar pagando por cursos, acho que se arruma um “sub-emprego” consiga melhor meu ingles e ainda ganhar um graninha.
    tem visto para trabalhar nesses chamados “sub-empregos” ? voce sabe o que eu preciso para conseguir. Queria trabalhar, mas não ser ilegal.

    • Pedro says:

      Mariana, infelizmente não dá para fazer curso de idioma e trabalhar. Até existia uma modalidade de visto de estudo com possibilidade de trabalho mas foi extinta há alguns anos.

  65. bruno says:

    Olá,parabens pelo post.
    Estou fazendo engenharia mecatrônica aqui em curitiba,e me interesso muito ou ir para o canada ou japão(pelo fato do japão investir muito em tecnologia e na área que quero trabalhar que é desenvolvimento de robôs não para industrias mas como androides ou robôs não industriais,embora tenham algumas coisas que me incomodam).Queria saber se poderia me informar como está o mercado de trabalho nessa área em montreal(que é para onde pretendo me mudar),e embora sei que possivelmente tenha que fazer a faculdade ai de novo ou pelo menos metade dela,já queria tirar essa minha dúvida que é:para quem quer trabalhar nessa área,como está o mercado de trabalho?

    • Pedro says:

      Bruno, infelizmente não faço a mínima idéia, mas com certeza posso te dizer uma coisa: se o seu projeto é trabalhar com androids talvez o Japão seja a sua melhor opção. Nunca ouvi falar nada de robótica aqui em Montreal…

  66. Dario says:

    Pedro, bom dia, li vários e vários blogs sobre “viver no Canadá”, e definitivaente o seu foi o que me passou mais transparência sobre como são “as regras do jogo”, se possível gostaria de trocar uns emails com você, para me esclarecer algumas outras duvidas, obvio se isso não for tomar muito seu tempo, fico no aguardo e sucesso !!!

  67. David Melo says:

    Olá Pedro, gostaria de tirar algumas dúvidas com vc, pois estou pensando em ir para o Canadá esse ano com a minha família…poderíamos nos comunicar via email?

  68. Rita dos Santos says:

    Boa noite Marcio,
    Primeiramente parabéns pelo seu blog é muito bom.

    Gostaria de saber se no Canadar tem muita serviço na área de TI,

    Obrigada

    Rita

  69. Tatiane says:

    Olá Pedro. Tenho pesquisado sobre empregos no canadá e cada vez mais me parece que não tenho chance alguma. Sou graduada em direito, advogada. Parei de advogar há um tempo só pra prestar concursos. Não fui chamada em nenhum dentro das vagas. Estou cansada. Foram 2 anos e meio estudando e fazendo concursos com apoio da família. Tenho boa leitura de inglês, porém falo o básico. Não sei nada de francês. Tenho lido que a quantidade de vagas pro canadá é relativamente grande comparada a outros países de 1o mundo, mas são basicamente para T.I, Saúde, administração e Engenharias. Passei a procurar algo nas áreas “hotelaria e serviços” …Imaginei algo assim como temporário. Mas trabalhos como faxineira, assistente de cozinha, governanta, atendente de loja… nada disso tenho experiencia, ainda que não devam ser muito difícies de executar. Bom, não sei o que fazer. Um conhecido de uma ex colega de trabalho, ele técnico eletricista, conseguiu trabalho. Soube que ele não sabia nem falar o básico do básico. (tb não tenho contato nem com ele nem com a ex colega pra tirar dúvidas). E eu não faço ideia como conseguir com minha graduação e currículo. Por favor, vc poderia me orientar?

    • Pedro says:

      Tatiane, bom, nem tudo está perdido né? Eu conheci uma brasileira aqui em Montreal que era advogada aí no Brasil e que está advogando aqui no Canada. Segundo ela me contou, não foi fácil, ela teve que voltar pra faculdade, fez umas matérias complementares, fez um mestrado, estagiou em escritórios e hoje está advogando. Isso tudo durou uns 6 anos, se não me engano. Agora tanto para isso, quanto para trabalhar com qualquer outra coisa que não exija qualificação é preciso primeiro ter imigrado, e estar aqui no Canada. A primeira barreira é o processo de imigração em si, que você tem que avaliar para saber se o seu perfil está de acordo com o que o Governo espera. Primeiro passo pra você então é conhecer as regras do jogo, conhecer os processo de imigração tanto federal quanto provinciais, ver quais são os requisitos e, a depender, aplicar. Tanto o processo federal quanto o da província do Quebec possuem ferramentas de avaliação online, que já te dão uma resposta positiva (ou não) de imediato. Comece por aí.

  70. Tatiane says:

    ah, eu tenho 31 anos.

  71. Guilherme says:

    Boa tarde Pedro, sabe me dizer como está o mercado para Engenheiro Civil no Quebec?

    • Pedro says:

      Guilherme, o máximo que eu sei é que tem obra pra caramba aqui no Quebec, mercado de construção civil tá bombando.

  72. Fábio says:

    Olá Pedro,

    Obrigado pelo Post!
    Também sou Servidor Público aqui no Brasil. A 15 anos trabalhando no Sistema Elétrico brasileiro e mais de 1000 horas de formação em cursos de empresas dos EUA, DEU, FRA.
    Engenheiro Eletricista(e eletrônico) à 18 anos.
    Com quase 30 anos de INSS(sabe lá se um dia vou receber algo devolta).
    Com quase 13 anos de Fundação de Aposentadoria( Economia forçada).
    No fim de tudo isso se chega a 46 anos de dedicação a profissão e ao Brasil.
    Gostaria de me repatriar e começar uma nova vida fora do deste país.
    Mas, sinceramente, não sei se o Canadá aceitaria um imigrante como eu.
    Meu Inglês é intermediário, mas não tenho fluência.
    Meu Francês é básico.
    A favor do Brasil eu tenho a formação e o conforto de um Apartamento meu.
    Contra o Brasil eu tenho a nova crise político-econômica com o governo que se instala. Prometendo mexer em toda a economia, arroxar a classe média e vender(financiado) as concessões do Sistema Elétrico.
    Posso trabalhar com eletrônica, software básico, Projeto e especificação de Equipamento para Subestações de AT, Instalações Elétricas Prediais. Mas, sem mercado e com mais de 45 no Brasil?
    Oque o você acha?
    Obrigado!

    • Pedro says:

      Fabio, o mercado de trabalho aqui é bem mais inclusivo do que no Brasil, não acho que você teria problema em encontrar emprego visto a sua experiência, inclusive o Quebec é uma das maiores produtoras de energia elétrica da America do Norte. O problema, no seu caso, seria o processo de imigração. Você teria que ver se o seu perfil é aceito.

  73. Daniel says:

    Parabéns pela iniciativa, estava pesquisando sobre o Canadá pois sempre ouço as pessoas falando das vantagens de morar ai; Sou Tecnólogo em Mecatrônica, você tem ideia de como é o mercado de trabalho para estas áreas??

    Abraço

  74. Olá Pedro boa noite.

    Sei que você valoriza apenas a ida de pessoas que vão trabalhar na área que já está no mercado e você realmente está certíssimo. Porém eu preciso sair do país o quanto antes e vou ter que abrir não dessa questão pois meu pouco tempo não me resta correr atrás de cursos e melhores situações.
    Estou com visto de Turismo para o Canadá e viajo ainda esse ano, a minha dúvida é o seguinte…consigo arrumar algum emprego mesmo com esse visto ? mesmo que um emprego inferior a minha qualificação ???
    Por favor peço sua ajuda de todo meu coração! ESTOU A PROCURAR ESSA INFORMACAO POIS AQUO ESTOU CORRENDO RISCO DE VIDA.
    Desculpe meus erros de português. Obrigada.

    • Pedro says:

      Samantha, na teoria não existe a possibilidade de conseguir emprego com visto de turista. Isto é ilegal. Só é possível trabalhar no Canadá com um Work Permit ou sendo Residente Permanente. No entanto, existe a possibilidade de trabalhar “por de baixo do pano”, mas como você mesmo disse, não é algo que eu recomende ou incentive.

  75. Walace says:

    Olá Pedro tudo bem.
    Se eu for para o Canadá com visto de turista eu tenho chance de conseguir uma oferta de emprego e mudar meu visto para o de trabalho estando aí no Canadá

  76. Ruben says:

    Oi Pedro
    Sou Ruben, vivo em Cabo verde, gostei imenso de ler a sua historia de vida ai, pretendo viajar e residir no Canada e a sua historia me ajudou bastante, vou pesquisar os sites que forneceu, tenho experiencia na area de turismo acredito que e uma area que oferece muito emprego ai.
    A minha questao e: Caso eu consiga um emprego e eu sei que vou conseguir, poderei facilmente mandar vir a minha familia para o Canada, tenho esposa e duas filhas.
    Desejo-te sucessos

    Um abraco

    Ruben Cardoso

    • Pedro says:

      Ruben, o ideal é que você faça o processo de imigração com toda a sua família para que vocês venham juntos para cá. Muito mais fácil assim!!

  77. Marcio says:

    Olá Pedro, me diga uma coisa, tem uma pessoa no canada que me convidou para trabalhar aí na empresa dele, mas ainda não tenho o visto. Como faço para conseguir o visto de trabalho? Pedi para ele me mandar um convite e ele me mandou por email, mas acho que isso não é o suficiente para tirar o visto. O que tenho que ter para o visto de trabalho?

  78. Eli James says:

    Olá Pedro, belo post! Gostei da sua determinação para conseguir o emprego!
    Me formei em Ciência da Computação, e tenho foco em Java Web. Você sabe me dizer se no Canadá existe vagas que requerem Java Web usando Spring MVC framework? Eu busquei nos sites de emprego por curiosidade, mas parece que não tem muitas vagas de Spring MVC.

  79. diogo siqueira says:

    olá pedro,realmente o seu blog é muito interessante,direto e simples!!
    gostaria de trocar algumas informações com você através de e-mails se possível,eu e minha esposa estamos pesquisando na melhor forma de morar em Vancouver ou Victoria,ela é Fisioterapeuta,estamos pensando em ela conseguir fazer algum curso lá afim dela conseguir validação de diploma.

  80. Luís Paulo says:

    Olá Pedro, tudo certo? Estive analisando suas respostas e, ao meu ver, são as mais consistentes e realísticas que encontrei até o momento sobre o assunto de migração para o Canadá e, por isso, resolvi te escrever.

    Tenho 50a, sou engenheiro formado, porém minha experiência de trabalho (18 anos) foi desenvolvida como analista de sistemas (requisitos) e gerente de projetos em bancos de investimentos internacionais. Sou fluente em Inglês e Espanhol, além do Português. Entretanto, com essa bagagem, estou desempregado e, pior, as ofertas que vejo nessa área exigem a minha experiência, porém remuneram por um salário muito mais baixo… Achataram os salários.
    Vejo que Toronto tem oferta de empregos nessa área e isso me motiva a querer migrar para o Canadá (Toronto, onde as oportunidades de emprego são maiores) juntamente com minha esposa (48a, não fala Inglês e não tem experiência de mercado) e minha filha (16a, totalmente fluente em Inglês e no 2o. colegial). Diante deste contexto, a questão de migrar não é uma decisão meramente pessoal, mas familiar o que, da minha perspectiva daqui do Brasil, dificulta muito esse processo, digo, precisamos chegar aí, morar em algum lugar e arrumar trabalho para nos sustentar e começar a vida aí.
    Algumas de minhas perguntas são:
    1. Os blogs que andei vendo afirmam que no começo deverei adquirir alguma experiência em trabalho no Canadá o que significa trabalhar em algum subemprego ou ONG, é isso mesmo?
    2. Vi também que algumas atividades (ongs, voluntariado) poderão aumentar as chances de chegar ao objetivo final: trabalhar na minha área. Isso é verdade?
    3. O CV canadense tem algum ‘macete’ pra ficar mais atrativo?
    4. Qual seria uma faixa salarial que deverei procurar para poder nos manter ai? Minha filha deverá concluir seus estudos aí, então terei que arcar com a despesa da escola dela também….
    5. Você saberia dizer qual área de Toronto teria a melhor infraestrutura a um custo acessível?
    6. Todos mencionam que a questão do clima é algo bastante preocupante. O que você teria a me dizer sobre isso?
    7. Estava pensando em passar 1 mês em Toronto, agora em Dezembro ou Janeiro, para poder tirar minhas próprias conclusões sobre o local (conheço vários países, mas não o Canadá) e fazer alguns contatos com pessoas / job boards para ‘sentir’ o ambiente. Você acha isso válido? Essa época do ano é conveniente para fazer isso?

    Não sei se você concordaria em me passar seu e-mail para podermos trocar mais informações.

    De qualquer forma quero agradecer antecipadamente suas respostas.

    Um grande abraço,

    Luís Paulo

    • Pedro says:

      Olá Luís,

      Vou tentar responder suas perguntas de forma bem honesta e direta ao ponto.
      1 e 2. A famosa experiencia canadense quer dizer o seguinte: sendo você um imigrante, será que você é um cara que se daria bem no ambiente de trabalho canadense? No dia a dia da empresa, na relação com os colegas, seria você uma pessoa de bom caráter? Trabalhar em subemprego deve ser sempre a última alternativa. Trabalhar em ONGs, fazer serviço voluntário pode sim ajudar, além de poder possibilitar um certo networking.
      3. CV norte americano é bem legal porque deixa o foco na sua experiência ao invés de focar em seus dados pessoais. Coisas como idade, estado civil, foto são banidas do CV norte americano. Claro que tem uns macetes, mas é fácil achar estas informações em sites especializados como o monster.ca. Dá uma olhada lá nos modelos, nas explicações.
      4. De acodo com sua experiência você teria no mínimo um nível de Senior. Em Toronto eu não sei como anda a faixa salarial de um analista de sistemas, mas com certeza mais do que $100k por ano.
      5. Infelizmente não, talvez seria melhor procurar algum brasileiro que more lá pra te dar uma informação mais precisa. Também sobre a questão do item 4.
      6. Eu não acho problemático, pra ser bem honesto. A gente curte pra caramba o inverno, aproveita pra fazer esportes de inverno, esquiar, snowboarding, etc. É frio pra caramba, tem neve pra caramba, é uma trabalheira da zorra, mas a vida continua e isso é bom pra fazer com que você curta mais os dias de sol do verão! O que eu acho pior no inverno é a falta de luz, os dias são muito curtos, as vezes são muito cinzas, isso dá uma quebrada no ânimo, mas o frio da pra tirar de letra.
      7. Eu não recomendaria vir agora não, talvez em abril, maio ou junho que já está bem mais quente. Agora você vai ter que comprar roupas de inverno, é um gasto a mais, se locomover fica mais difícil… Eu viria em maio se fosse você.

      Acabei de te enviar um email de contato.

      Abraços!

  81. teresa faleiro says:

    Olá Pedro. Eu sou Portuguesa. Ir com filhos é um processo simples? Tens conhecimento de alguns casos? Obrigada
    Teca

  82. Ola Pedro, tudo bem?

    Achei teu blog super hiper importante e bem realista!

    Cheguei em Montreal fazem 15 dias e estou a procura de emprego na area de TI, tenho um nivel de ingles razoavel e zero de frances. Qual o curso de frances intensivo que voce indica aqui em Montreal e se conhece alguma vaga voluntaria na area de TI para iniciar o network. Voce consegue me fornecer teu contato? http://www.albertolacerda.com

    • Pedro says:

      Olá Alberto, bem-vindo à Montréal! Não sei se tem muita opção de voluntariado na área de TI, mas em geral não costuma demorar muito para conseguir uma vaga. O importante é ter um linkedin bem feito, de preferencia em ingles e um CV no padrão norte americano também em CV. Não se preocupe com Francês neste primeiro momento, as melhores vagas e empresas vão exigir CV em inglês.

      Se você precisar de alguma ajuda, entre em contato comigo pelo linkedin.

      Abraços

  83. Beatriz Soares says:

    OI Pedro, eu e meu marido gostaríamos de ir para o Canada . Porem temos duas filhas pequenas e meu marido esta com receio de conseguir um emprego na área de TI por que ele tem Mestrado. Ele também tem 10 anos de experiencia no mercado de trabalho. O que você poderia me informar sobre isso.

    Fico no aguardo, Obrigado.

    • Pedro says:

      Beatriz, não vejo porque seu marido tenha problema em conseguir emprego pelo fato de ter Mestrado. Com essa experiencia e com o mestrado, ela tá com a faca e o queijo na mão.

  84. Pedro Coelho says:

    Pedro, não sei se ainda está ativo aqui no seu blog mas tenho uma dúvida. Eu não tenho graduação completa aqui no Brasil, mas tenho certificações Cisco e Microsoft. Conseguiria encontrar vagas somente com as certificações? Ou a graduação é impressindivel para candidatar-se a vagas na área?

Leave a Reply