Imigrar para o Québec

Se você pretende imigrar para o Québec prepare-se para entrar numa longa caminhada. O processo em si é muito tranquilo, mas é só o começo da grande jornada da vida de um imigrante.

1º PASSO: Conhecer o Processo.

A primeira coisa que você precisa fazer é se inscrever numa palestra informativa do Governo do Québec. As palestras são gratuitas e ministradas nas principais capitais do país, geralmente duas vezes por ano. Vá ao site do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo, e se inscreva.

O processo de seleção irá avaliar o candidato em 6 quesitos:

  • Conhecimento do Francês;
  • Formação Acadêmica;
  • Experiência Profissional;
  • Idade;
  • Capacidade Financeira;
  • Adaptabilidade.

Cada um destes items recebe uma pontuação e é feita uma média no final. Quem obtiver o mínimo é selecionado. Destes itens, o que tem o maior peso é o conhecimento do Francês, então trate de estudar.

2º PASSO: Estudar Francês. 

Para participar do processo seletivo do Québec, você precisa comprovar que tem conhecimentos básicos de Francês. Eles exigem um mínimo de 150h estudadas, o que equivale ao nível básico. Então sua primeira providência é matricular-se num curso de Francês, de preferência na Aliança Francesa – que é um órgão reconhecido.

Atualizado em 1 de Fevereiro de 2012: O Québec agora está exigindo que os candidatos comprovem através de testes/certificados oficiais os conhecimentos de francês e/ou inglês. Para maiores informações sobre os testes exigidos, visite o seguinte site: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/conditions-requises/competences-linguistiques.html.

3º PASSO: Submeter-se ao processo seletivo do Québec.

Você deve preparar o seu Dossiê e encaminhar ao Escritório de Imigração do Québec em São Paulo na cidade do México. Será necessário preencher os seguintes documentos:

  • Demand de Certificat de Séletion du Québec (Demanda de Certificado de Seleção do Québec);
  • Contrat rélatif à la capacité financière (Contrato relativo à capacidade financeira);
  • Déclaration d’un candidat exerçant un métier réglementé (Declaração de um candidato que exerce uma atividade regulamentada);
  • Déclaration d’un candidat exerçant un métier régie par un ordre professionnel (Declaração de um candidato que exerce uma profissão regida por uma ordem profissional).
  • Outros documentos são exigidos, tais como: Cópia da Certidão de Nascimento, Certificados Escolares, Cópia do Passaporte. Consulte a lista no site.

Caso a sua profissão não seja regulamentada (Ciência da Computação, por exemplo, não é regulamentada no Québec) não é necessário preencher as declarações relativas à profissão.

Após a entrega, o Escritório de Imigração irá entrar em contato via email informando que recebeu seus documentos e que eles serão analisados. Posteriormente você será informado da data da Entrevista.

4º PASSO: Participar da Entrevista.

Nesta etapa você irá comprovar todos as informações contidas no dossiê. A entrevista é em Francês (uma ou duas perguntas em inglês) e aborda vários aspectos. Seguem algumas dicas:

  • Leve todos os certificados de cursos, mini-cursos, tudo que possa comprovar sua experiência profissional;
  • Estude história do Canadá e do Québec, conheça um pouco de geografia do Canadá o nome das províncias e territórios;
  • Prepare-se para uma entrevista de emprego.

Logo após a entrevista, se você for aprovado, você receberá o Certificat de Séletion du Québec, que tem validade de um ano, ou seja, você tem um ano para solicitar o visto de residente permanente.

5º PASSO: Solicitar o visto de residente permanente.

Este é o último passo e também o mais demorado, já que pode demorar até 14 meses até a obtenção do visto.

Entre no site de Cidadania e Imigração do Canadá, baixe os formulários e preencha-os. O Consulado do Canadá em São Paulo tem algumas dicas de como preencher estes documentos, bem como uma lista de outros documentos necessários. (Consulte o link do consulado nesta mesma página).

Vai ser necessário obter certificados de antecedentes criminais, nos seguintes órgãos:

  1. Polícia Federal;
  2. Justiça Federal;
  3. Secretaria de Segurança Pública (Polícia Civil) do seu estado. Importante: Será necessário apresentar os Antecedentes Criminais do órgão de Polícia Civil de cado estado que você morou, depois de ter completado 18 anos.

Atualizado em 1 de Fevereiro de 2012: Agora é necessário traduzir os documentos. A lista com os documentos pode ser encontrada no guia para o preenchimento do formulário de demanda de residência no Canadá.
Não é necessário traduzir nenhum documento para Francês ou Inglês. O consulado aceita documentos em Português. A tradução só é exigida quando o documento não estiver nos idiomas aceitos pelo consulado – Se eu soubesse disso quando fiz o processo teria economizado R$ 370,00 :/

Todos estes documentos devem ser encaminhados ao Consulado do Canadá em São Paulo Centralized Intake Office em Sydney, Nova Scotia (Canada) juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de requerimento do visto.

Se tudo correr bem, você deve ser instruído a fazer exames médicos e no final do processo, quando da obtenção do visto será preciso pagar a taxa de Direito de Residência no Canadá.

Com o visto carimbado, é preparar a bagagem e viajar. Boa Sorte a todos. Dúvidas? Poste um comentário.

Update: Não deixe de ler os outros posts deste blog, a sua dúvida pode estar respondida em outro lugar. Clique aqui (vai abrir em uma nova janela):  http://www.pedrosilva.com.br/blog/tag/canada/

273 responses to “Imigrar para o Québec”

  1. jean vinicius says:

    Pedro tudo bem?
    Bom eu tenho 20 anos. ainda não tenho nenhum curso proficionalizante. Mas estou disposto a fazer de tudo pra conseguir ir. Estou intusiasmado e gostaria de saber o que você me aconselha a fazer.
    Entrei no site da Aliança Francesa aqui de campinas. Vou correr atras para estudar o mais rápido possível francês.
    mas as suas dicas me ajudam a fazer o resto. queria saber se você pode me aconselhar, e ajudar no que eu precisar? posso contar com você?

    Agradeço pela ajuda desde já. Estou cada vez mais disposto a conseguir uma nova rotina para a minha vida.

    Atenciosamente
    Jean Vinicius

    • Leandro says:

      Olá Pedro,

      Bem…já que você trabalha na area de TI, gostaria de tirar uma duvida ctg.

      Sou Administrador de Redes Cisco, tenho certificaçao da mesma CCNA e CCNP. Tenho também outras certificações como ITIL e COBIT. Gostaria de saber, se tens idéia de quanto ganha um profissional na area de redes, tenho bastante interesse de ir para Quebec, mas encontro poucos comentarios na net de como anda o mercado nessa area.

      Abraços

      • Pedro says:

        Leandro, na área de redes eu não tenho a mínima idéia de quanto tá o salário, mas eu vou arriscar um chute: algo em torno de 27 a 30 dolares por hora. Salário é muito relativo, vai depender de quantos anos de experiência você tem, das certificações, da empresa que você for trabalhar.

        Já deu uma olhada no emploiquebec.net? Lá eles devem ter algum valor mais preciso.

      • Sandro Calderon says:

        olá Leandro, tb sou da area de redes e já enviei o processo recebi 2 cartas e vou fazer a entrevista em alguns meses, essa area é requisitada sim, e como tem certificação melhor ainda, mas precisa de curso superior, pode ser um tecnologo como eu fiz. ai é so estudar frances, fazer o teste frances e mandar a docmentação.

        Qualquer dúvida me avise.

        Abraços

  2. Pedro says:

    Olá Jean,

    Bom, acho que você está no caminho certo. Estudar Francês é o primeiro passo e é fundamental para todo o processo. Quando eu decidi que iria imigrar para o Québec eu não conhecia nada de Francês, tive que correr atrás do prejuízo e por isso me atrasei em um ano. Se eu já soubesse francês, talvez agora eu já estivesse no Canadá.

    Enquanto você estuda Francês, procure fazer uma faculdade – nível superior conta mais ponto. Se não quiser fazer um curso tradicional, que dura de 4 a 5 anos, faça um curso de tecnólogo, que é mais rápido.

    Procure se inscrever numa palestra informativa do governo do Québec. Aí em Campinas sempre tem palestras.

    No mais, qualquer dúvida pode contar comigo.

  3. Matheus Queiroz says:

    Olá Pedro, como vai? Gostaria que se possível me tirasse umas dúvidas. Já faz bastante tempo (uns cinco anos) que procuro informações sobre emigração e neste tempo já li bastante coisa. Tenho 24 anos, sou formado em licenciatura em Física e atualmente estou fazendo mestrado em Engenharia Mecânica. Durante a graduação fiz 3 iniciações científicas, cada uma com duração de um ano e fiz um estágio semestral no orgão de pesquisa e pós-graduação da universidade. Além disso fiz estágio curricular de um semestre em uma escola e já como professor, dei aula de Química substituindo uma professora por um mês. Estive também duas vezes nos Estados Unidos como monitor de acampamento. Sempre que entrava no site via que a questão da experiência profissional é muito importante. Na palestra que assiti em BH no último dia 07/10/08 o palestrante disse que pesquisas e estágios realizados durante a graduação seriam levadas em conta como experiência profissional. Queria ter uma confirmação disto, já que quanto a isto eu já estaria mais tranquilo, teria mesmo de correr atrás do francês, que na verdade devo começar o quanto antes na Aliança Francesa. Outra coisa, como eu tenho obrigação de terminar meu mestrado até fevereiro de 2010, mas devo terminar em outubro de 2009, fiquei pensando se poderia já colocar o mestrado ou se no mínimo poderia mencionar que esta em curso. Nossa, escrevi muito. Agradeço. Atenciosamente.

    Matheus Queiroz.

  4. Pedro says:

    Olá Matheus, tudo tranquilo! Bom, vamos lá, acho que consigo responder todas as suas dúvidas.

    Ontem teve uma palestra aqui em Brasília com o Benoît St. Jean, particularmente não gostei muito, achei meio monótona e bem diferente das demais que eu já assisti – venho acompanhado estas palestras desde o final de 2005, mas pelo menos ele mostrou de forma clara a questão da pontuação no processo do Québec, que até então não tinha sido divulgada.

    Com relação a experiência profissional o que realmente vai contar é a experiência profissional na área que você vai atuar. No seu caso, se você for atuar como físico, basta comprovar experiência (estágios, iniciação científica, etc) nesta área. Fique tranquilo que isso vale sim.

    Importante dizer que você vai ser avaliado em seis itens: Idade, Experiência Profissional, Nível do Francês, Formação (Nível dos Estudos), Capacidade Financeira e Adaptabilidade. No caso da Idade, você vai ganhar pontuação máxima; Experiência profissional você vai ter alguma pontuação; Nível do Francês: quanto mais você estudar mais pontos você vai ganhar; Formação: Você vai ter uma pontuação boa por já ter nível superior e vai ganhar pontos extras caso a sua profissão esteja em demanda; Capacidade Financeira não pontua e Adaptabilidade pontua – esses são os pontos que você vai ganhar na entrevista.

    Falando sobre o processo do Québec, você precisa ter 150 horas de francês pra iniciar, então comece logo a estudar. Na Aliança Francesa você vai conseguir essa carga horária em 3 semestres então se você puder fazer um curso intensivo, faça! Sobre o fato do mestrado, quando você enviar o seu dossiê informe que você está cursando ainda. Caso você tenha concluído o seu mestrado na época que você for fazer a entrevista, leve o seu histórico / diploma e informe que você o concluiu. Com certeza isso irá contar mais pontos.

    Como tem sido dito nas palestras, neste processo você não concorre com ninguém, basta conseguir o mínimo exigido que você tá dentro.

    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, não exite, deixe um comentário aqui. Abraço

  5. Gisleide says:

    Olá Pedro,
    Vou enviar meu dossiê esta semana. Gostaria de saber quanto tempo levou desde a entrega do dossiê até sua mudança.

  6. Pedro says:

    Oi Gisleide, ainda não me mudei. Estou no processo federal, que é a solicitação do visto junto ao consulado. Mandei meu dossiê em agosto/2007. Fiz a entrevista em abril/2008 e em junho/2008 eu mandei os documentos pro consulado do Canadá em São Paulo. Me informaram que esta etapa dura em média 10 meses, então acredito que no começo do ano que vem eu tenha alguma resposta do consulado.

    Aqui no meu blog existe um link, no menu do lado direito da página, chamado Ver Timelines. Neste site é possível acompanhar e ter uma idéia do tempo gasto por várias pessoas no processo todo. Meu timeline tá cadastrado lá e você pode cadastrar o seu também.

  7. Rafael says:

    Olá Pedro,

    Sou formado Técnico em Edificações e graduado em Administração pela universidade, porém minha atuação ainda é a área técnica.
    O certicicado de técnico vale alguma coisa no processo ou somente o curso de nível superior?
    Na hora de aplicar tenho que escolher a área que tenho maior experiência, certo?
    E como posso saber quais são as profissões em demanda no Quebec?
    Muito obrigado!!

  8. Pedro says:

    Olá Rafael,

    O certificado de técnico vale para o processo do Québec, mas vale menos do que um diploma universitário. Quando for fazer o seu dossiê você tem que avaliar qual perfil vai te dar mais chances em ser aprovado no processo de seleção, se o de Técnico em Edificações ou Administrador. É importante dizer que você tem que comprovar a experiência na área que você deseja atuar lá no Québec.

    Faça a avaliação online disponível no site do escritório de imigração e veja quais as suas chances como técnico ou como bacharel.

    Um abraço.

  9. Fernando says:

    Olá Pedro,

    Suas explicações estão muito boas, parabéns!
    A princípio ainda me restaram alguma dúvidas:
    Passo 3)
    1 – Você comenta sobre o preenchimento do dossiê e o encaminhamento ao Escritório de Imigração do Québec em São Paulo. Gostaria de saber como proceder para conseguir essa documentação para preenchimento. Já liguei algumas vezes para o escritório e não consigo falar com ninguém.
    2 – O que é o contrato relativo a parte financeira, quanto tenho que provar?
    3 – Essa parte do processo também deve ser preenchida por um tradutor regulamentado?
    4 – Algumas pessoas comentam que a documentação deve ser enviada para Buenos Aires, agora é possível fazer o processo sem enviar a documentação para Buenos Aires?

    Acho que quando passar do passo 3 terei outras dúvidas, mas a princípio é isso.

    Muito obrigado

    • Pedro says:

      Olá Fernando,

      Respondendo às suas perguntas:
      1) Toda a documentação está disponível para download no site do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo, o link para o site está aqui no post. Na página inicial, abaixo do texto principal, clique no link chamado: Imigrar para Québec para trabalhar. Na próxima página, no menu situado à esquerda, clique no link: Informações sobre “Demande de certificat de sélection – Travailleurs permanents. Este link vai te levar para uma página com todos os formulários exigidos pelo Escritório de São Paulo.
      2) A província do Québec exige que ao chegar lá você tenha uma quantidade mínima de dinheiro para se manter até encontrar emprego. Estes valores mínimos você encontra no próprio formulário “Contrato relativo à autonomia financeira”. Você não precisa comprovar renda durante o processo, mas preenchendo este formulário você está dizendo que ao chegar no Canadá você vai ter pelo menos a quantia que você indicou. E quando você chegar lá isto será checado.
      3) Todos os documentos podem ser preenchidos em Português. Não há necessidade de traduzir nada.
      4) Antigamente o escritório de Imigração que atendia a América do Sul era situado em Buenos Aires. Você tinha que enviar os documentos pra lá, mas as entrevistas eram feitas em São Paulo. Quando eu iniciei o processo, em 2007, tive que enviar os documentos para Buenos Aires. Em Janeiro de 2008 este escritório foi transferido para São Paulo e desde então você resolve tudo por aqui. Detalhe: para quem é do Norte / Nordeste as entrevistas costumam ser feitas em Recife e para quem mora nas outras regiões do país as entrevistas são feitas no próprio escritório em São Paulo.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, é só perguntar.

  10. Beatriz says:

    oi Pedro!

    Gostaria de saber se vc conhece, em Salvador, alguem que nos auxilie na organizacao do dossie. Eu e meu esposo estamos quase terminando o curso intensivo de frances e gostariamos de enviar nossa documentaçao final de abril.
    Uma outra duvida: meu esposo è formado em administracao em agronegocio, teve apenas 1 ano e meio de experiencia na area, mas fez alguns estagios em areas de informatica. No momento ele administra seus imoveis de onde tiramos nossa renda. Vc saberia nos dizer se è importante ele enviar no dossie as copias dos contratos de alugueis das casas (p comprovar renda)? Como poderiamos descobrir se esta em demana a area de administracao em agronegocios? Ele pode atuar em outro ramo da administracao que esta em alta no quebec?

  11. Pedro says:

    Oi Beatriz,

    Olha, não tem segredo nenhum preencher o dossiê do Québec, fiz todo o meu processo sozinho, sem grilos. Aí em Salvador não conheço ninguém que faça este serviço, mas de repente você pode perguntar na lista de Imigração pro Canadá, do Yahoo: http://ca.groups.yahoo.com/group/CanadaetQuebecImmigration/

    Sobre a sua segunda dúvida, não é necessário comprovar nenhuma renda. Isso você faz no Contrat rélatif à la capacité financière (Contrato relativo à capacidade financeira), que é um documento onde você informa quanto de dinheiro se compromete a levar para o canadá. Em tempo, quando fiz o processo do Québec informei o mínimo de dinheiro necessário, neste formulário, e na entrevista não me foi cobrado nenhum tipo de comprovante de renda.

    Para conhecer as profissões e informações sobre o mercado de trabalho no Québec, entre no site oficial: http://www.emploiquebec.net/ Eu acho que Administração não é uma profissão regulamentada, como aqui no Brasil, então, não teria nenhuma restrição para seu esposo exercer a profissão lá, seja em que área for.

    Espero ter ajudado.

  12. Beatriz says:

    obrigada, Pedro, por me ajudar!
    Agora maos a obra!
    Sucesso p vc!

  13. Paulo santiago says:

    Olá Pedro!

    Inicialmente, muito obrigado pelas informações organizadas e precisas que constam em seu blog; para além disso, você sabe se existe alguma janela para envio do dossiê ou eles aceitam a documentação durante todo o ano?

    Abraço,
    Paulo Santiago.

  14. Márcia says:

    Olá Pedro!
    Gostaria muito de me inscrever tbm, mas eu faço curso técnico de moda(confecção industrial), será que eu conseguiria algo nessa área>
    Não sei onde obter informações detalhadas à respeito disso, de como é esse setor lá…
    Obrigada!!

  15. Márcia says:

    Olá Pedro!Tbm tenho outra dúvida,
    A pessoa depois de aceita tem como levar a família> pois o cônjuge não corresponde à alguns pré-requisitos,sendo assim não seria aceito para ir por esse programa.Obrigada!

  16. Pedro says:

    Paulo, Você pode enviar o dossier a qualquer momento. Agora, se não me engano, as entrevistas que tem datas específicas para ocorrer.

  17. Pedro says:

    Márcia, sobre a sua especialização não posso muito te responder. Informações sobre o mercado de trabalho, de um modo em geral, podem ser obtidas no site http://www.emploiquebec.net. Sobre a sua segunda dúvida: Não é necessário que ambos os cônjuges sejam aptos, só o requerente principal. Agora, é claro, que se ambos tem boas qualificações as chances aumentam. Em uma das palestras de imigração foi questionado se era possível levar a família e resposta foi sim, isso se chama reagrupamento familiar, e você pode requerer para seus pais e cônjuge, caso você venha a casar depois de já ter o visto de residente permanente – pelo menos foi o que eu entendi. Como você já é casada, acho que não poderia, teria que ter os dois no mesmo processo. Mas veja, melhor você se inscrever numa palestra de imigração e perguntar diretamente ao palestrante porque ele sim terá uma resposta mais conclusiva.

  18. Márcia says:

    Oi Pedro!Muito Obrigada!!

  19. Marla Rocha says:

    Pedro,
    gostaria de saber sobre os documentos profissionais. Os certificados de estagio so valem se for na area q quero trabalhar la??Se tiver ooutros de outras areas nao vale a pena colocar??

    Obrigada

  20. Marla Rocha says:

    Outra duvida…Os documentos para enviar logo no inicio do processo, como historico, precisam ser autenticados??

    Brigada!!

  21. Pedro says:

    Oi Marla,

    É interessante focar na área que você vai trabalhar. Eu, por exemplo, tinha vários cursos e participações em eventos que não tinham nada a ver com a minha área de atuação profissional e isso ai eu nem me preocupei em mandar.

    Sobre os documentos, para tirar o CSQ, podem ser cópias simples, sem autenticação. Durante a entrevista você deverá levar todos os originais e ai eles mesmos conferem a autenticidade do que você enviou.

  22. Rodrigo says:

    Olá queria saber como é a questão de empregos no Canadá para area de logistica? Sou formado em adm de empresas, tenho MBA em logistica e comecei a fazer frances. Tambem tenho experiencia em multinacional e empresas de transportes. Tenho 25 anos.

  23. Pedro says:

    Rodrigo,

    Não sei te informar como é o mercado de Logística no Canadá. Sobre o MBA, até onde eu sei, nem todos os certificados estão sendo aceitos devido à grande quantidade de MBA com carga horária bem inferior ao que normalmente caracteriza um MBA.

  24. Beatriz says:

    olà a todos!
    pedro, vc sabe de alguma pessoa que nao foi aprovada na entrevista e qual o motivo nao ter recebido o CSQ? Quanto tempo em media è a entrevista depois que eles confirmam o recebimento do dossie? Obrigada, Beatriz.

    • Pedro says:

      Olá Beatriz,

      Olha, não conheço ninguém que não tenha sido aprovado na entrevista. Na lista de imigração que faço parte, no yahoo, até teve uma galera com dificuldades com um dos conselheiros de imigração, mas acabaram recebendo em casa o CSQ. Agora, tem uns perfis que são complicados, por exemplo, ouvi uma história de uma mulher que era formada em letras e aqui no Brasil ela dava aulas de inglês e francês e tava tentando ir pro canadá fazer isso lá… ela tava com dificuldades.

      Sobre o prazo, acredito que seja uns 4 meses, em média.

  25. Beatriz says:

    obrigada por tirar minhas duvidas. Eu mandei meu dossie dia 02 de maio de 2009 e dia 28 de maio recebi ja a confirmaçao para a entrevista dia 21 de agosto em Salvador. Nunca vi um caso assim igual ao meu. Eles nem ao menos avisaram do debito no cartao. Ainda nem sei se foi debitado. Estou ansiosa. Muito obrigada, Beatriz.

  26. Cleberson says:

    Olá Pedro, parabéns pelo trabalho que está realizando, já me ajudou bastante.
    Acho que essa pergunta será um pouco dificil de responder mas…
    Pretendo dar entrada para visto residente permanente, Irei me formar em 2 anos em Tecnologia em Informatica, porém não terei experiência nenhuma e estarei com 32 anos, minha esposa irá comigo será que somente com o Francês avançado é possivel oter o visto?
    Oobrigado.

  27. Eduardo says:

    Pedro,

    Vc poderia me informar como e onde eu pago a tx ??

    Eu devo apenas preencher a folha com as informacoes de meu cartao de credito e enviar junto com todo o dossie…..ou eu devo ir ateh algum lugar e pagar essa tx ??

    Obrigado.

    • Pedro says:

      Eduardo,

      É só preencher o formulário com os dados do cartão de crédito e enviar junto com o dossié, para que o pagamento seja efetivado. Detalhe: o pagamento vai ser feito em dólar canadense, então, é prudente que você avise à sua administradora de cartão de crédito que está esperando um débito nesta moeda, para não ter maiores problemas.

      Abraços.

  28. Eduardo says:

    Pedro,

    Muito obrigado!!!!

    Abracos

  29. Karla Brasil says:

    Olá Pedro, já fui a três palestras e na íltima tive a informação que o critério IDADE para pontuação havia mudado. Chegando em casa eu e meu amrido fomos respoder o questionário que passávamos no passado não nos aprovou mais. O que passa é que tenho 42 anos e meu marido 44 anos, três filhos, nível superior, um pouco de inglês e bom Francês e por causa da idade já não conseguimos mais passar no questin´rio. Existe alguma forma de nós ainda imigrarmos para QUEBEC. o Nossos anos de preparo para realização deste sonho foram ralo abaixo depois deste questionário, pois já o preenchemos de todas as formas e ele só nos aceita quando colocamos 35 anos. Você sabe algo a esse assunto? Grata.

    • Pedro says:

      Karla, infelizmente não tenho maiores informações sobre o quesito Idade. Até onde eu sei, até 35 anos você ganha pontuação máxima para este quesito e ai a pontuação vai decrescendo à medida que a idade aumenta. Tente refazer o teste com você como requerente principal, já que sua idade é menor do que a do seu marido; faça simulações alterando o nível de conhecimento em francês e veja se o teste indica que é possível que vocês sejam aceitos. Caso a resposta seja positiva, providencie e encaminhe logo o dossiê.

      Boa Sorte!

  30. tony says:

    Olá Pedro ,obrigado pela sua ajuda a posta tudo isso valeu mesmo cara.
    ja sei por onde começar ^^

    Mesmo assim tenho uma dúvida ?
    Tenho 20 anos,trabalho na área da construção civel dez dos 16 na função de carpinteiro mas so agora que adquiri 2 anos e meio de experiência na carteira,terminei meu curso de frances tem três meses

    Queria saber se vc sabe ,se eles dão mais preferências as pessoas
    com curso superior.Ou não tem problema em mandar meu dossier ?

    merci!!

    • Pedro says:

      Tony, eles não dão preferência a quem tem curso superior, mas é claro que se você tem curso superior você tem mais chances de ser aceito. O ideal é fazer o teste online no site do Escritório de Imigração do Québec para ver se você será aceito. Se o resultado do teste online indicar que você tem chances de ser aceito então envie o seu dossier. Bonne chance!

  31. tony says:

    O resultado do meu teste deu que meu perfil e interessante, mas não tenho Conhecimento suficiente em francês.Pediram que volta se a fazer o teste
    Depois de adquirir mais conhecimento no idioma.
    Tenho o francês intermediário.

    Vi uma reportagem que a secretaria de imigração dizia que o francês
    Exigido no processo, E exatamente o intermediário.
    Vou tentar a sorte e enviar assim mesmo. quem sabe ne ^^

    Brigado pela ajuda Pedro o site ajudou pakas,tirei muitas duvidas aqui
    Qualquer coisa posto aqui de novo.

    valeu!!

  32. Toninho says:

    Olá Pedro,
    Tenho uma dúvida que esta me deixando com os cabelos brancos..rsrs
    Sou técnico em eletrônica e queria saber se minha profissão exige algum tipo de registro em alguma ordem do canadá.
    Já pesquisei de todas as formas no site do Quebec, mas não consegui achar resposta. Ao fazer o teste on-line coloco TECHNOLOGIE DE L’ÉLECTRONIQUE.
    Agradeço muito se puder ajudar nesta dúvida.

    Abraço

  33. samuel says:

    Bom dia pedro, no Demande de certificat de sélection , não vi o espaço de colocar os dados do meu cartão de crédito, poderia dizer em que formulário é?

  34. samuel says:

    bom dia pedro, gostaria de saber se mesmo imigrando por quebec, por lei, eu posso me estabelecer em outra provincia.

    • Pedro says:

      Olá Samuel,

      Sim cara, chegando aqui no Canadá você não é obrigado a fixar residência em Québec. Pode ir pra qualquer lugar.

  35. Flavio Viana says:

    Boa noite Pedro!

    Atualmente moro em Recife, tenho alguns colegas que já estao no Canada, em Quebec, ainda estou no começo de tudo, leio alguma coisa em francês com certa facilidade, mas gostaria de saber se existe prazos determinados pra dar entrada nos procedemintos primarios (documentos) ou se pode ser a qualquer epóca do ano.

    • Pedro says:

      Não existem prazos, você pode dar entrada no processo em qualquer época do ano, desde que já tenha o mínimo de 150 horas de francês comprovados.

  36. Flavio Viana says:

    Pedro,

    outra duvida que me surgiu foi que, muitas pessoas me dizem que o governo candadense da preferencia para aqueles que pretender imigrar como casados, isso é verdade?

    • Pedro says:

      Flávio,

      Bom, o governo quer um imigrante que venha pra cá e que crie raízes aqui. Se você vem casado, significa que você pode vir a ter filhos e isso é bom porque prova que você vai criar raízes e ainda vai ajudar no crescimento da população. Quem é casado ganha alguns pontos extras no processo, se não estou enganado.

  37. Fábio says:

    Pedro, parabéns pelo blog e pela atenção dada a todos q te perguntam a respeito da imigração.
    Estou estudando francês, porém minha esposa não está com tempo p/ tal. Ela está no mestrado e ainda tem q dar conta do nosso filhinho de 9 meses. Se eu colocar no teste on-line meu francês básico completo e o dela nível mínimo, ainda assim agente passa. Será q é isso mesmo cara? Fiquei sabendo q ela teria q ter o mínimo de francês tb (150h), mesmo não sendo a requerente principal. Tu sabes algo a respeito?
    Desde já agradeço,
    Fábio

  38. JACOB MELO says:

    SR. PEDRO TENHO ALGUMAS DÚVIDAS: EU SOU CASADO TENHO DOIS FILHOS, MINHA ESPOSA TEM 32 ANOS E EU 37 ANOS. MEUS FILHOS TEM UM DE 04 ANOS E O OUTRO NASCERÁ EM JULHO/2010. SOU BOMBEIRO MILITAR A MAIS DE 10 ANOS. FIZ AUXLIAR DE ENFERMAGEM E SOU GRADUADO TAMBÉM EM PEDAGOGIA. MINHA ESPOSA SE FORMA ANO QUE VEM EM HISTÓRIA PELA USP. NÃO SEI NADA DE FRANCÊS. QUAIS AS POSSIBILIDADES SE EU DECIDIR ENVEREDAR NESSE PROCESSO DE IMIGRAÇÃO.? NO QUE EU POSSO TRABALHAR LÁ? POSSO TER MAIS FILHOS QUANDO LÁ CHEGAR? E MINHA ESPOSA TAMBÉM QUE PASSAR PELO MESMO PROCESSO QUE EU? BEM, ESSAS SÃO AS MINHAS DÚVIDAS, OBRIGADO…

    • Pedro says:

      Olá Jacob,

      Olha, no quesito idade você já está no limite. Se vocês pretendem fazer o processo a sua esposa deverá ser a requerente principal e você entraria no processo com ela. Ambos tem que começar a estudar francês, principalmente ela já que será a requerente principal. O filho de um vizinho aqui está estudando para ser bombeiro, não sei exatamente qual a natureza do curso, mas é preciso ser formado neste curso e depois ser aceito pelo corpo de bombeiros de cada cidade. Tanto polícia, quanto corpo de bombeiros aqui pertencem aos municípios. Como auxiliar de enfermagem você pode conseguir alguma coisa como técnico em enfermagem. Aliás, enfermeiro é um profissional em demanda aqui, mas para ser enfermeiro é preciso fazer parte da Ordem de Enfermeiros do Québec. Como pedagogo não tenha a mínima idéia.

      Você pode ter tantos filhos quanto quiser aqui.

      Espero ter ajudado.

  39. Paula says:

    Olá Pedro, obrigada pelas informações desse site.
    E parabéns pelo seu emprego!!
    Também sou da área de TI e gostaria de saber se vc conhece alguma lista/blog de pessoas que trabalham nessa área para trocar informações.
    Vc trabalha com que exatamente? Eu trabalho com plataforma alta, e pelo que procuro nos sites não tem muita demanda. Até mudaria de plataforma (trabalhar com Java ou .NEt, por ex), mas não é fácil pois sempre exigem experiencia. Preciso de conselhos.
    Obrigada!

    • Pedro says:

      Oi Paula, infelizmente não conheço muitos blogs ou listas de imigrantes na área de TI. Faço parte de uma lista de imigração do yahoo mas lá tem de tudo… Bom, eu trabalho como Desenvolvedor Java e posso te dar algumas dicas na área de TI. Vou fazer um post sobre isso, mas enquanto não escrevo vou deixar aqui alguns sites que você pode procurar emprego: http://www.monster.ca, http://www.jobboom.ca, http://www.workopolis.com, http://www.emploiquebec.net. Se você tem twitter siga esta lista que eu fiz com algumas vagas de emprego em Montréal: http://twitter.com/pedro_cardoso/jobs

      Olha, você pode ter certeza que aqui você vai encontrar alguma coisa na sua área. Eu sempre via ofertas de emprego para desenvolvedor com experiência em natural + adabas, cobol, estas coisas de mainframe. Todos os bancos daqui usam esta plataforma e duvido muito que vão abandoná-las. Agora, na minha opinião, acho que nos Estados Unidos você consegue emprego fácil nesta área. Muita gente do Serpro, onde eu trabalhava, recebeu proposta pra ir trabalhar nos EUA e não pensaram duas vezes.

      Bom, se tiver alguma coisa que eu possa te ajudar, é só escrever. A propósito, você tá vindo quando??

  40. CINTIA says:

    É DIFÍCIL CONSEGUIR PASSAR NA ENTREVISTA PESSOAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO?Sou formada em Letras e História.Obrigada.

    • Pedro says:

      Oi Cintia, difícil não é passar na entrevista. Difícil vai ser conseguir emprego depois. O mais importante antes de começar um processo de imigração é avaliar as suas chances de sucesso aqui. Faça pra si as seguintes perguntas: Porque eu deveria ser contratada? Qual experiência eu tenho na minha área de domínio? Esta experiência é pertinente no Canadá? Acho difícil (não improvável) que alguém formado em letras, no Brasil por exemplo, seja aceito para ensinar inglês ou francês pra uma criança ou adulta canadense. É a mesma coisa de pegar um americano e colocar pra ensinar Português… não vai ser a mesma coisa. Bom, não quero te desencorajar, mas as coisas aqui não são tão belas quanto pintam. Graças a Deus, deu tudo certo aqui pra mim, mas nem todo mundo tem a mesma “sorte”.

  41. Meiry Penha says:

    Olá Pedro,

    tenho duvida com relação a formação universitaria, vou me formar em obstetricia (midwife – sage femme) na usp, não é especialização de enfermagem e nem de medicina, eu gostaria de saber se posse fazer minha aplicação para o processo formada nesse curso ou vc acha que seria melhor o meu marido aplicar, ele vai se formar como tecnologo em logistica.

    Agradeço a atenção

    • Pedro says:

      Olá Meiry,
      Olha, até onde eu pesquisei não existe nenhum empecilho em você aplicar. Agora você tem que ver como anda a sua profissão, quais são as perspectivas de emprego e o que você vai ter que fazer pra poder trabalhar, já que a sua profissão é regulamentada. Dê uma olhada no site da ordem: http://www.osfq.org/diplome_horsQ.php (link para os diplomados fora do Québec). É o máximo que posso te ajudar, já que não tenho conhecimento da sua área e da do seu esposo.

      Boa sorte.

  42. thayse says:

    Bom! pedro, eu soube sobre as vantagens de imigração para Quebec..por um primo meu de recife!…e fiquei bastante interessada, pois sou formada em enfermagem a um ano, tenho alguns cursos como socorrista, artigos publicados o basico de ingles e como soube por ele mesmo que o importante é o frances por ser uma lingua predominante na provincia…procurei pelo melhor curso aqui onde eu moro em Campina na Paraíba e seria o aliança francesa! bom sei que não é algo rapido. tenho me informado sobre muitos aspectos!…..
    bom ….minha duvia é a seguinte!… tenho 24 anos irei m casar ano que vem com meu noivo que tem 29 anos é enfermeiro tb e se formou junto comigo tb tem o tecnico de enfermagem..e mais experiencia que eu bem!…
    Sei que preciso ter um bom frances né? Mais minha pergunta ou duvida no caso seria a seguinte: se quando nos formos validar nossos diplomas!, seré que precisamos de estudar mais alguns anos para complementar os diplomas? até pq as cadeiras que pagamos aqui no brasil não são as mesmas nem terão os mesmos proveitos na provincia!…e se o governo da alguns insentivo ou bolsa para da uma ajudinha! e se tem como a genti trabalhar em outra coisa até podermos trabalhar na nossa área..e se somos bons candidatos para sermos bom imigrantes hehe!…
    abraçoss e vc ja esta em québec?

    • Pedro says:

      Oi Thayse,

      Bom, primeiro gostaria de dizer que fico contente de receber comentários de alguém de Campina. Tenho grandes amigos aí, inclusive acabei conhecendo um campinense no curso de francês, aqui em Montréal.

      Olha, vou tentar responder as suas perguntas de maneira bem objetiva:

      1) Pra começar o processo vocês precisam ter 150h de curso de francês, o que equivale ao nível básico da AF (3 semestres). Pra trabalhar como enfermeiros o francês tem que tá na ponta da língua.
      2) Enfermagem é uma das profissões de maior demanda no momento, por isso, e bem provável que o processo de vocês tenha tratamento diferenciado. Ou seja, ande mais rápido. Dá uma olhada em: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/novidade2.html. Isso responde uma de suas perguntas: vocês são bons imigrantes :D
      3) Este link da Ordem dos Enfermeiros do Québec tem todas as informações que vocês precisam saber para poderem exercer a profissão de vocês aqui: http://www.oiiq.org/infirmieres/diplomes/index.asp.
      4) O governo dá algumas ajudas, mas nem todas são bem vistas. Por exemplo, o governo dá uma ajuda social para quem está aqui há mais de 3 meses, mas ainda não conseguiu emprego, só que você pode não ser bem visto quando for pedir a cidadania canadense. (Isto eu escutei do palestrante, numa seção de primeiros passos, no bureau de imigração aqui em Montréal). Agora, para vocês que estão estudando ai no Brasil, o governo reembolsa até 1500 dólares canadenses com despesas de curso de francês: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/pays-depart/index.html. Chegando aqui vocês tem direito a até 1000 horas de curso de francês gratuito, vocês vão ter auxílio de ONGs para ajudar a procurar emprego, a fazer entrevistas de emprego, a procurar apartamento pra alugar, etc, etc.
      5) E finalizando, vocês podem sim trabalhar em outras atividades enquanto aguardam o processo da Ordem dos Enfermeiros.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, entre em contato.

  43. Maria Lima says:

    Pedro, fico feliz em ter encontrado o seu blog.
    Estou com a documentação pronta para enviar para o consulado, porém estou com dificuldades para preencher os formulários.
    Vc poderia me ajudar?
    Tem algum email para que eu possa entrar em contato?
    Obrigada , fico no aguardo da resposta.

  44. Jose Ferreira says:

    Prezado Pedro,

    Parabéns pelo site. Por favor gostaria de esclarecer algumas perguntas:

    1) Li na revista Veja que a partir de abril haverá um processo de imigração a Quebec específico para o Brasil e França. Segundo a reportagem, o processo específico para o Brasil se dá pelo fato de o Brasil ser um país muito bem visto pelos canadenses em termos de adaptação a outras culturas. Você está sabendo maiores detalhes sobre isso ?

    2) Atualmente não sei nada de Frances. Porém, tenho mestrado, vários anos de profissão, idade adequada e falo muito bem inglês e alemão, além do português é claro.

    Posso, por exemplo, aplicar JÁ (AGORA) e estudar frances enquanto minha documentação é avaliada ? Ou preciso primeiro estudar frances e só depois submeter o processo ?

    3) É realmente obrigatório as 150 horas de frances. Já vi em alguns foruns gente falando que estudou só 60 horas e com frances muito básico foi aprovado. Isso é possível ?

    Obrigado.

    • Pedro says:

      Olá José,

      Respondendo às suas perguntas:
      1) Não li nada a respeito aqui no Canadá, mas vou procurar saber e assim que tiver novidades eu posto aqui no blog.
      2 e 3) Não, pra enviar o processo você tem que ter as 150h que eles exigem. Antes eram 300h, quando eu fiz o processo já tinha caído pra 150h, o que corresponde ao nível básico. Não sei se eles tão relaxando com relação à isso, mas como no processo você recebe pontos por vários quesitos é possível que se você aplicar com menos que as 150h você seja aprovado mesmo assim. Mas eu não correria o risco. Se você tá bem financeiramente, eu te recomendaria fazer um curso intensivo na Aliança Francesa, onde você pode fazer 3 semestres em 1. E aí, ao fim do semestre você já tem as 150h, não corre nenhum risco e depois continua estudando francês porque na data da entrevista, se você tiver mais horas você ganha mais ponto.

      Ah, agora o mais importante é o seguinte. Mesmo que você passe no processo, quando você chega aqui é que você vê que não sabe porra nenhuma. Não tô brincando, o francês daqui é muito diferente. Eu demorei 15 dias pra me acostumar com o sotaque e só fui começar a entender bem uns 4 meses depois. E sem domínio do francês, a depender da área, tá ferrado. Sorte minha que trabalho com TI.

      Abraços.

  45. Julia says:

    Olá Pedro.

    Trabalho com TI também (desenvolvedora .net) e gostaria de saber qual o valor/hora médio aí em Quebec.
    Eu ganho bem aqui no Brasil e queria saber se vale a pena mudar de ares. Obrigada!!

    • Pedro says:

      Olha, isso depende muito! Uma boa empresa vai pagar em torno de C$35.00 por hora pra um desenvolvedor senior, isso seria digamos, um salário inicial nesta categoria. Se você trabalha por contrato, o famoso PJ ai do Brasil, você vai receber entre C$45 a 50 por hora. Estes valores em Montréal. Mas é óbvio que tem empresas que pagam bem menos do que isso e também tem empresas que pagam mais.

      Neste link: http://www.technocompetences.qc.ca/apropostic/statisTIC/p2 você encontra os dados oficiais sobre o salário médio, por semana, de várias profissões de TI.

      • Julia says:

        Pedro, muito obrigada pela resposta.

        Eu ouvi dizer que o imposto é pesado no Canadá. Desses C$35.00, quanto realmente é o líquido? Metade?

        • Pedro says:

          Olha, nesta faixa salárial você deve ter descontado do seu salário algo em torno de 30%, o que vai incluir aí imposto federal e provincial, contribuição pra previdência, pro seguro desemprego e outras despesas. No entanto, você vai ver que o seu dinheiro rende bem mais aqui do que no Brasil. Essa é a impressão que tenho. Nada de imposto sobre imposto sobre imposto igual temos aí.

  46. Julia says:

    Hum… entendi. Muito obrigada pelas informações.
    Adorei o seu blog! Com certeza irei utilizá-la se decidir participar do programa de imigração para Quebec.

  47. Thiago says:

    Boa tarde Pedro!

    Só uma pergunta, em relação a licenciatura em Pedagogia é aceita em Québec??

    Aguardo o retorno,

    Obrigado

    • Pedro says:

      Thiago, desculpa, não faço a mínima idéia. Procurei rapidamente na internet e não achei nada conclusivo.

  48. André says:

    Olá Pedro! Sou de Brasília fiquei muito animado com esse processo de imigração para Quebec único problema que não sei nada de francês mas já vou estudar. Bom… primeiramente estou com algumas dúvidas quanto área profissional em Quebec. Sou formado em Química e especialista produção de biocombustiveis, tenho uma larga experiência em laboratório tanto na parte industrial como educacional. Tenho Experiência em estação de tratamento de água e saneamento, controle de qualidade em industrias de alimentos e bebidas e outros… Bom e atualmente estou lecionado para alunos do ensino médio. Você saberia me enformar como esta área profissional para os Químicos em quebec? e também se existe um orgão de regularização para está área.

    No Aguardo,
    Obrigado!
    Parabéns pelo blog!

  49. Kirk Jones says:

    http://artlitteratureimmigration.blogspot.com/
    Montréal
    Questoes sobre imigracao para o Québec.

    1- Se o Québec precisa tanto de mao de obra de imigrante porque nao ha emprego?
    2- Sera que saturar o mercado de trabalho de gente procurando emprego abaixa o valor da mercadoria?
    3- Para ca que eu saiba nao vem nenhum brasileiro pobre, so vem classe média, com alguma formacao, com algum conhecim,ento de lingua, ou entao por que casou mas ai ja é outra historia… Conclusao: gente com algum dinheiro para gastar. Sera que é isso? Movimentar a economia?
    4- Gente com mestrado lavando louca??? Tem alguma coisa errada Québec….
    Publié par Le forum à l’adresse 15:18 0 commentaires

  50. Adriana Rodrigues says:

    Olá Pedro, Eu moro em Toronto a 1 ano . Tenho uma irma que esta com solidas inteções de imigrar para Quebec com o marido e o filho. Eles moram em São Paulo e ainda estão na fase de pesquisa sobre o processo, e fazendo o curso de francês. Gostariamos de saber se Quebec oferece algum tipo de ajuda financeira para o newcomers. Se esse beneficio existe, qual seria o valor oferecido e por quanto tempo.
    Grata.

    Adriana

    • Pedro says:

      Oi Adriana, desculpa a demora em responder… tempo tá curto aqui pra mim. Québec oferece ajuda aos newcomers mas eles só vão ter direito a qualquer tipo de ajuda a partir do terceiro mês residindo aqui. Para conhecer a lista de ajuda que o governo oferece dê uma olhada neste site: http://www.mess.gouv.qc.ca/thematiques/aide-financiere/. Agora, no lugar deles eu nem contaria com esta possibilidade. Melhor é vir preparado financeiramente e ter ciência que conseguir emprego pode demorar uns 4 meses.

      Abraços.

  51. Cleonardo says:

    Olá Pedro,

    Trabalho com informática (Administrador de Banco de Dados – DBA Oracle) acabei de tirar minha certificação e estou terminando meu curso superior, valorizam muito essa área? Por ser certificado terei alguma vantagem em relação a imigração e ao mercado de trabalho.

    • Pedro says:

      Cara,

      A área de TI, de um modo em geral, está bem valorizada aqui. Para ter uma idéia de como tá o mercado de trabalho, sugiro que você consulte os sites http://www.monster.ca e http://www.jobboom.ca. Em Ottawa, ouvi falar muito bem desta empresa que se chama Pythian (http://www.pythian.com) e o foco deles é DBA, você pode dar uma olhada. Com relação a ter certificação, isso ajuda sim na hora de pleitear por uma vaga de emprego.

  52. Tiago says:

    Prezado, sou arquiteto e paisagista.
    Tenho fluencia em inglês, mas nada em francês.
    Contratam com facilidade os arquitetos?
    Preciso do básico do francês, pelo menos?

    Obrigado

    • Pedro says:

      Tiago,

      Para trabalhar como arquiteto aqui no Québec você precisa primeiro fazer parte da Ordem dos Arquitetos do Québec. Se você não fizer parte da ordem o máximo que vai conseguir é trabalhar como assistente ou técnico. Não sei como é o processo para fazer parte da Ordem, mas em se tratando de Québec é possível que um teste de proficiência na língua francesa seja cobrado. Espero ter ajudado.

  53. Fernando says:

    Olá Pedro, parabéns pelo blog que é um dos mais completos sobre o assunto que eu já vi. Minha dúvida é com relação aos documentos da primeira etapa, ainda não encontrei no site a lista de tudo o que é necessário enviar fora os formulários (estes eu já encontrei), você poderia se não for pedir muito, enviar esta lista ou mesmo o link do site para que tomar conhecimento? abraço e obrigado.

  54. Iris Luzio says:

    Pedro parabens pelo blog. Nem eu nem meu marido temos formação universitária, nem tão pouco falamos frances. Ainda assim, temos alguma chance de conseguirmos a imigração? Qual é o custo total desse processo e qual o tempo total? Aguardo resposta.
    Iris

    • Pedro says:

      Olá,

      Para efeitos de processo de imigração não ter formação universitária não impede já que é um processo onde você vai receber pontos em vários quesitos e, alcançando o mínimo necessário, tem-se a aprovação. Agora, dependendo da sua área de atuação, sem formação universitária pode ser difícil conseguir um bom emprego aqui ou, até mesmo se conseguir, pode ser um emprego que não pague bem. Aí vale a pena se perguntar se vale a pena imigrar. Falar francês é essencial se você pretende vir morar em Québec, e para poder iniciar o processo é preciso comprovar que você tem pelo menos o nível básico, que corresponde à 150h de curso de francês.

      Para ter uma idéia de quanto é o processo, dá uma olhada neste outro post do meu blog onde eu detalhei o que gastei com o meu processo: http://www.pedrosilva.com.br/blog/?p=184

  55. Leonardo says:

    Pedro,
    Para quem está procurando oportunidades no Canada, principalmente no Quebec, sugiro o site Emploisalacarte.com.

  56. Junior says:

    Oi Pedro, blz?
    pode me tirar uma dúvida.. se eu quiser trabalhar aí no Canadá, área de TI, mainframe, cobol, eh bem valorizada? conhece algo? ouvi dizer que tem mtas vagas..
    Para trabalhar e morar aí? preciso do francês? só o inglês, não basta?em Quebec eu sei q precisa do francês, mas em outros lugares, precisa também?
    no aguardoo..
    valeuu

    • Pedro says:

      Junior, infelizmente não sei como está a faixa salarial de desenvolvedor para mainframe aqui mas enquanto estava procurando empregos eu sempre via vagas para desenvolvedor mainframe. Eu acredito que o mercado de mainframe é mais aquecido nos estados unidos e sei de casos de pessoas que conseguiram work permit bem rápido para ir trabalhar lá. Para trabalhar com TI no Québec é preciso saber tanto inglês quanto francês, em boa parte dos casos se você só fala inglês você vai conseguir uma vaga mas se pretende fazer imigração para Québec eles vão exigir conhecimentos básicos de francês. Para trabalhar em todo o resto do Canadá só o inglês é suficiente.

      Abraços.

  57. Michel says:

    Tudo bem Pedro?
    Nos últimos dias andei pesquisando muito sobre “Imigrar para o Canadá”, mais precisamente para a província de Quebec. O que você tem escutado/lido sobre a área química aí na província? (final do ano termino Eng. Química).
    Obrigado

    • Pedro says:

      Michel, me parece que esta é uma área bem promissora, principalmente na indústria farmacêutica. Como aqui em Montréal tem muitas indústrias farmacêuticas, acredito que o mercado seja bom. Esta é uma profissão regulamentada mas a Ordem não costuma dificultar muito o processo não.

      Boa sorte!

  58. Ahdail Netto says:

    Olá Pedro,

    Seria possível passar o teu email pessoal(gtalk ou msn) pra gente troca uma ídeia sobre migração para Québec? Trabalho com Analista e Desenvolvedor de Sistemas e gostaria de trocar umas idéias sobre o mercado de TI em Québec.

    • Pedro says:

      As informações referentes a meu contato foram enviadas ao email que você usou para postar o comentário.

  59. Núbia says:

    Bom dia, Pedro.
    Gostaria de parabenisá-lo pelo blog – muito informativo.
    Sou Estatística e estou fazendo o segundo període de Francês básico para dar entrada no processo de imigração para o Québec.
    Poderia me informar como é o mercado para Estatísticos?
    Se possível, poderia passar um contato seu?
    Desde já agradeço.

  60. Vanessa says:

    Boa Noite, Pedro.
    Gostaria de saber primeiramente se tenho chanches de conseguir o visto. Eu e o meu noivo moramos na suiça e os 2 falamos frances fluentemente. E o meu noivo fala ingles e outras linguas.
    Eu sou esteticista, tenho meu diploma. Fiz o curso na suiça. Meu noivo tem bastante esperiencia como garçom, espelidades em buffets, toda essa area de restauranates. Temos tbm um filho de 3 anos. Sera que conseguiriamos o visto para trabalhar ai, e morar? No momento estamos aqui no Brasil, e queremos morar fora de novo.. Por favor preciso de algumas dicas antes de tentar o visto… sera que vc poderia me ajudar? Obrigado Vanessa

    • Pedro says:

      Vanessa, não tenho conhecimento para responder a sua pergunta mas vou te orientar a procurar mais informação. Procure no site de imigração do Canadá, do Québec e de outras províncias quais são as profissões em demanda de profissionais. Veja se tem alguma coisa na sua área. Pro seu noivo, algumas províncias possuem um programa de imigração para “Semi-Skilled” workers, o que incluiria ele já que é garçom. Dá uma olhada neste site (Não é um site oficial do governo do Canadá): http://www.canadavisa.com/provincial-nomination-program.html

  61. André Glienke says:

    Olá… parabés pelo blog, tem realmente muita informação interessante.
    Sou Advogado e tenho pretensão de imigrar para Quebec. Tenho inglês muito bom e francês moderado. Você tem alguma idéia acerca da aceitabilidade da minha profissão para o processo do Quebec? Existe algum entrave, ou alcançando os pontos mínimos eu seria aceito? Outra pergunta é: existe a possibilidade de trabalhar como Paralegalou coisa gênero até conseguir regularizar miha profissão na “OAB” quebequense? (sei que preciso refazer alguns anos de universidade)
    Ficaria muito grato se pudesse me iluminar de alguma forma.
    Abraços.
    André Glienke

    • Pedro says:

      André,

      Acho que não teria nenhum entrave, e sim, alcançando os pontos mínimos você será aceito, já que o processo não é como concurso público. Agora, trabalhar aqui como advogado é outra história. Se não me engano você teria que estudar por pelo menos mais 3 anos e fazer o exame da ordem aqui antes de poder exercer como advogado, mas no meio tempo acredito ser possível exercer alguma profissão de nível mais técnico. Sugiro que consulte o site da Ordem dos Advogados do Québec para mais informações.

  62. Nilso says:

    Olá, Pedro!
    Parabéns pelo Blog. Muito legal o seu compartilhamento de informações. Estou iniciando o processo de migração para o Québec e todas as informações recebidas são úteis.
    Um Abraço!

  63. Adriano says:

    Olá Pedro, Primeiramente quero lhe parabenizar pela suas informações que é de suma importância.
    Bom, Estou finalizando minha graduação em Sistemas de Informação em Dezembro, Estou indo para o nível avançado de inglês, e fiz 1 ano de francês na aliança francesa do recife. Por conta da área de TI, inglês pesa mais, então parei o français e fiquei apena com o inglês, fiz o teste online e passei.
    Porém. Como você é da área de TI também, gostaria de saber se há outras áreas que eu possa atuar sem ser na parte de programação, visto que não gosto muito de programar. Tenho também curso técnico em manutenção de computadores.
    Minhas experiência é mais em inclusão digital e em aulas de informática básica, é útil ai?
    Um outra pergunta que gostaria de ser informado é de quando em média irei gastar até o processo de embarque.

    Aguardo ansiosamente suas respostas, caso precise este é meu e-mail
    adrianohat@gmail.com

    • Pedro says:

      Olá Adriano,

      Na área de TI existem várias possibilidades: você pode trabalhar com suporte, administração de sistemas, redes, processo, desenvolvimento (programação), pré-vendas, etc. Agora, com relação a inclusão digital, não tenho certeza se seria o foco aqui, já que a realidade é bem diferente.

      Para ter uma idéia de quanto pode gastar até o embarque, dá uma olhada neste outro post do meu blog:

  64. Adriano says:

    Só mais uma pergunta, existem entrevistas em Recife também?

    Desde já agradeço

    Abraços

    • Pedro says:

      Acredito que sim, tenho lido alguns comentários em listas de discussão, de pessoas que relataram terem feito a entrevista em Recife.

  65. MIRNA says:

    Bom dia,
    Primeiramente, parabéns pelo blog, muito esclarecedor.Tenho uma duvida pertinente,meu marido concluiu o ensino médio através de um supletivo, isso é levado em consideração para imigração?
    Existe a possibilidade de o conjuge ser aceito sem possuir faculdade, ou curso tecnico,(apenas falar o frances e ingles)E apenas o principal membro possuir graduação?
    Voce sabe quando ocorrerão palestras em Roraima?
    GRATA
    MIRNA

  66. MIRNA says:

    Olá Pedro,

    Obrigada pela resposta, me anima, pois fiz o teste online, só fiquei em duvida neste quisito, pois imaginei que no Quebec talvez o supletivo não tivesse validade.Tenho outra duvida, estou concluindo meu curso superior d Tecnologo em Gestao Comercial, até li várias matérias na internet que é uma profissão procurada no Quebec, porém não sei como enquadrá-la corretamente no teste online, pois aqui no Brasil, este curso dura 2 anos,e o mais próximo que encontrei no site dura 3 anos. Na sua opinião, seria melhor , por garantia, eu cursar uma pós(estou pensando em MBA d Gestão empresarial) ou eu poderia mandar a documentação assim que eu concluisse, para não perder tempo?Meu marido atualmente tem 33 anos, e tenho medo de me estender muito, pois se passar dos 35 as chances diminuem.
    Mais uma vez muito obrigada pela atenção.
    Mirna

    • Pedro says:

      Olá Mirna, o grande lance com cursos de tecnólogo é que não está claro, pelo menos não pra mim, como o pessoal do Québec analisa os currículos para conseguir uma equivalência e ai atribuir os pontos, no processo. Recentemente, tive conhecimento de alguém que postulou com nível de tecnólogo (2 anos) na área de TI e, simplesmente, teve o seu processo negado pois não conseguiu os pontos mínimos para ser aceito.

      Se você tem tempo e condições para fazer uma pós, eu recomendaria. Agora, cuidado com estes cursos de MBA porque nem todos que se dizem MBA tem carga-horária e conteúdo para serem considerados “Master of Business Administration” e, a imigração do Québec está atenta a isso.

      Pelo perfil que você me relatou aqui, acredito que você tenha mais chances de ser a requerente principal, no processo de imigração, e não o seu marido. Neste caso, a idade que vai importar é a sua e não a dele.

      Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas, entre em contato.

      • Gustavo says:

        Olá Pedro,

        Gostaria de saber se compensa fazer faculdade aqui, ou ai no canadá, tenho 20 anos, falo relativamente bem ingles, e tenho frances básico, a área que eu quero mexe é com informatica, queria fazer ciencias da computação, compensa fazer aqui, ou ai?

        • Pedro says:

          Gustavo, faculdade aqui custa caro para quem não é cidadão. Se você pode pagar, então venha fazer aqui, com certeza depois de terminar a faculdade você terá bem mais facilidades para entrar no mercado de trabalho. Mas se você resolver fazer aí, não vejo nenhum problema também. Eu estudei no Brasil e hoje estou aqui, trabalhando, tranquilo.

          Abraços.

  67. Oliveira says:

    Olá!

    Gostei muito do seu blog, e gostaria de informar que a palavra profição* está errada! Profissão!

    =D
    Um abraço!

  68. Adriano says:

    Caro Pedro, Estou muito interessado em me candidatar, mas ainda não consegui descobri quanto em reais eu irei gastar aproximadamente. Ficarei muito grato se poder me informar.

    Desde já obrigado.

  69. Cristiane says:

    Ola, gostei do seu blog, tenho pesquisado sobre o Quebec, ja fiz o teste online e deu que eu atendo os pontos.
    Eu falo ingles fluentemente pois ja morei fora do Brasil anteriormesnte. Vou comecar o frances agora para poder me candidatar ao processo.
    Minha pergunta eh? Apesar da lingua francesa ser exigida, achei em algumas poesquisas que a quantidade minima de h/aula e de 150. O frances e realmente a lingua oficial falada no Quebec? ou as pessoas falam ingles e frances? e uma pergunta simples, mas que me deixa com duvida! Merci

  70. Ricardo Lima says:

    Pedro, leio sempre seu blog e ele é realmente esclarecedor, no entanto, tenho um grande problema, já tenho o CSQ, minha esposa é a requerente principal e tenho uma filha fora do casamento, fiz a declaração excluindo minha filha do processo, mesmo assim preciso enviar fotos dela para o processo federal, a mimha ex se recusa a me entregar qualquer fotografia da criança, se for preciso o que devo fazer?
    Abraço

    • Pedro says:

      Olá Ricardo, primeiramente gostaria de agradecê-lo por ser leitor do blog. No seu caso, o formulário é claro e exige que você liste a sua filha, mesmo que ela não venha com você pra cá. Se você já tentou amigavelmente e não conseguiu tirar a foto da sua filha, então não demore muito a procurar as vias legais para tal.

      Abraços e boa sorte.

  71. Ricardo Lima says:

    Agradeço a resposta mais ainda tenho dúvidas, ela está incluída nos formulários, tenho a declaração da mãe reconhecida em cartório quanto as pensões, tenho a pensão deduzida no meu imposto de renda que também enviarei,e fiz a declaração de exclusão do processo, neste caso ela não faz parte da solcitação de imigração.
    Ela não fica dispensada das fotos assim como ficou do exame médico?
    Desculpe a insistência, mas, se eu realmente precisar das fotos terei um grande problema.
    Abraços

  72. Ricardo Lima says:

    Pedro me perdoe, verifiquei meu endereço eletronico e vi que faltava uma letra no email, por favor envie novamente, agora está escrito corretamente.
    Muito obrigado por tudo.

  73. Olá Pedro.

    Tenho uma dúvida tenho 38 anos e com essa idade é mais difícil sou formada em gestão ambiental tenho inglês intermediário só.

    será que tenho condições de ir morar em Quebec.

    Obrigada.

    • Pedro says:

      Olá Carol,

      A melhor forma para você ter uma idéia se tem chances ou não é fazer o teste online. Sendo sincero com você, duas coisas pesam contra: uma é o fato de você não falar francês e a outra é a idade. Com 38 anos, você receberia somente 10 pontos — 6 a menos do que a pontuação máxima para este quesito, e cada ano que passar serão dois pontos a menos.

      Então, faça o teste online, veja o que o teste te diz e aí avalie se tem chances ou não.

  74. Gustavo says:

    Olá, Pedro!

    Estudo há um bom tempo frances, só que sou autodidata. Sei que há a obrigatoriedade das 150h em escola reconhecida. Se eu fizer esse minimo, serei avaliado, quanto a pontuacao, pelas horas (em escola) ou por meu conhecimento geral do idioma?

    valeu!

    • Pedro says:

      Gustavo, oficialmente vale o que tá no papel. Agora, na minha opinião (veja bem, isto é o que eu acho) eu acredito que durante a entrevista, você pode enfatizar e demonstrar, que tem mais proficiência em francês do que o que está no papel e assim você pode tentar convencer o entrevistador a te dar mais pontos no quesito idioma.

      Agora, caso você vá a alguma palestra de informação, faça esta pergunta ao palestrante que ele vai saber te informar corretamente. Ou ligue / mande email pro escritório de imigração do Québec aí em São Paulo.

      Se conseguir a resposta exata, deixa um recado aqui no blog, ok?

      Abraços

  75. thayse says:

    Olha gostaria de saber se tenho boas chances de ir pra quebec, como tenho curso superior em enfermagem, mais tenho apenas 300 horas de experiencia na área atuamente trabalho em um banco e curso direito.
    E meu noivo que no caso será esposo hehehehe, trabalha faz tempo em varias áreas administrativas de empresas de prestação de serviço, mais nao é formado , nem tem curso tecnico ..apenas cursou 6 meses de engenharia civil, será que vale a pena da entrada nos fomulários nessas condições?? eu será que possa ser recusado e quando a genti tentar por um 2º vez seja mais dificil o processo?
    obrigadaaaa

    • Pedro says:

      Ola Thayse,

      Você mesmo pode tirar esta dúvida. Para isto, basta fazer um teste online no site do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo. Ao final o teste vai indicar se você e seu noivo atendem ou não as exigências. De cara já vou adiantar que você tem chances por ter um curso superior em Enfermagem, que é uma profissão bastante demandada. Já seu noivo, sem nem um curso técnico… difícil. Se vocês tiverem um bom nível de Francês eu diria que as chances aumentam.

      Bom, de toda sorte, só o teste online pode te dar uma resposta mais precisa. Boa Sorte.

  76. Ricardo says:

    Olá Pedro,
    Estou preparando o dossiê com a minha esposa como principal requerente. Ela já tem mais do que as 150 horas mínimas, mas eu ainda estou apenas com 40h comprovadas. Vc acha que é melhor eu tb terminar as 150h ou envio o certificados das horas que tenho e também o comprovante que continuo estudando frances…?
    Valeu!

    • Pedro says:

      Olá Ricardo,
      Se a sua esposa for a requerente principal, então daria pra arriscar mandando o processo com a quantidade de horas que vocês tem. Caso contrário, eu acho que o mais prudente seria esperar até que você também tenha as 150h.

      Eu entendo a ansiedade, já passei por isso, mas acredite em mim você não vai estar perdendo tempo e sim investindo em si mesmo. Não adianta correr, ter tudo pronto, vir pra cá e ai não conseguir “se desenrolar” porque você não consegue se comunicar. Chegando aqui você vai ter que parar pra estudar francês e quanto mais tempo você demora pra conseguir um emprego mais difícil vai ficando.

      Abraços

  77. Washington says:

    Boa tarde Pedro, acompanho seu Blog a muito tempo e tirei várias dúvidas nele pela dúvida dos colegas e futuros imigrantes, vejo acima dúvidas com relação a horas estudadas para enviar o dossiê para Quebec,também tive tais dúvidas, a avaliação on line é realmente o melhor parâmetro para a avaliação geral do dossiê, por exemplo meu caso, eu e minha esposa somos enfermeiros (profissão em demanda), temos menos de 35 anos (idade com maior pontuação), temos experiência de mais de 5 anos na área de formação (pontuação máxima), comprovamos apenas 60 horas de françes com uma declaração de matrícula, resultado: recebemos o CSQ pelo correio em 50 dias, ou seja, a avaliação é do dossiê como um todo e não somente o françes estudado, pela característica do meu dossiê não pontuei no idioma e mesmo assim meu dossiê é prioritário, tanto no provincial, quanto no federal, hoje estou aguardando os exames, mas, me informei no consulado que meu dossiê será finalizado ainda em Janeiro (2 meses de envio), avaliem tudo e boa sorte a todos.
    Espero ter ajudado

    • Pedro says:

      Olá Washington,

      Obrigado pelo depoimento. Realmente, no seu caso como ambos são enfermeiros e com experiência além de ter recebido pontuação máxima no quesito profissão você ainda ganharam pontuação extra devido à alta demanda. Além disso, seu caso foi tratado como sendo de alta prioridade por isso andou tão rápido.

      É isso aí, parabéns! Mas continue estudando francês porque sem dominar a língua é difícil conseguir emprego.

  78. Fernando Pessoa says:

    Olá Pedro td bem? Bom, estou me formando no finald e novembro deste ano, gostaria de saber se posso dar entrada no processo para agilizar, pois o mesmo demora entre 1 a 2 anos. Já fiz o teste online e fui apto, só que coloquei como formado.

    Atenciosamente,

    Fernando Pessoa

    • Pedro says:

      Fernando, refaça o teste on line colocando como se você não fosse formado ainda. Se o teste indicar que você pode aplicar então o faça. Caso contrário, espere até estar formado e continue estudando francês.

      Abraços.

  79. Nivea Assencio says:

    Olá Pedro,
    Tudo bem?
    Muito legal o seu site. Está de parabéns!
    Meu marido e eu estamos no início do processo e estamos com uma dúvida: eu consegui o certificado de conclusão do módulo 6 do curso de francês da “École du Français Québécois” é um curso on line voltado exclusivamente para os imigrantes. O módulo 6 corresponde ao nível intermediário. A minha dúvida é se só este certificado é suficiente para comprovar o meu conhecimento de francês ou se eu tenho de fazer o TCFQ, por exemplo, como fala o site de imigração do Quebeque?
    Agradeço antecipadamente.
    Nívea

    • Pedro says:

      Nívea, quando fiz o processo eu só apresentei certificado da aliança francesa. Nunca fiz nenhum teste de francês. Acredito que continue valendo esta regra. Vou procurar saber e te confirmo aqui, ok?

  80. Leandro says:

    Olá Pedro,

    Bem…já que você trabalha na area de TI, gostaria de tirar uma duvida ctg.

    Sou Administrador de Redes Cisco, tenho certificaçao da mesma CCNA e CCNP. Tenho também outras certificações como ITIL e COBIT. Gostaria de saber, se tens idéia de quanto ganha um profissional na area de redes, tenho bastante interesse de ir para Quebec, mas encontro poucos comentarios na net de como anda o mercado nessa area.

    Abraços

  81. Néury Moura says:

    Olá Pedro!!!
    Sou enfermeira,casada, com filhos,moro no tocantins,especializada em enfermagem do trabalho e gostaria muito de imigrar para quebec,vc poderia me ajudar?como devo proceder para conseguir?espero que vc me ajude.

    • Pedro says:

      Você tem um bom perfil para imigrar. Você fala francês? Se não, você deve começar a estudar o quanto antes possível, por dois motivos: 1) para poder começar o processo e 2) para poder trabalhar aqui. Neste post eu descrevi o que precisa para iniciar o processo, você tem alguma dúvida mais específica? Se tiver é só mandar uma pergunta que eu respondo assim que possível. Abraços e boa sorte.

  82. Iana Ramos says:

    Pedro
    Sou enfermeira, me formei a 6 meses, atuo em saúde pública, como vc já percebeu pelo tempo de formada, não tenho muita experiência, mais me interessei muito pelas notícias de vagas que vi hoje pela tv, sobre as vagas para enfermeiro. Gostaria de tentar, li tudo que vc escreveu no site, mais moro no estado do Tocantins e nem sei se aqui tem algum curso de frances, eu tenho 29 anos e duas filhas, será que mesmo com tudo isso tenho chance de conseguir, e como?

    • Pedro says:

      Iana, você tem chances sim, mas você vai precisar aprender francês se quiser vir pra cá. Não tem jeito, saber francês é um dos pré-requisitos do processo de imigração e para conseguir emprego aqui, principalmente na sua área, é preciso ter o idioma na ponta da língua. Não se assuste com isso não, não faz tanto tempo assim eu não sabia uma palavra de francês e hoje cá estou. Se você conseguir estudar francês aí, é importante também continuar trabalhando para ir acumulando experiência, que é outro pré-requisito. Espero ter ajudado, boa sorte!

  83. LARISSA MATOS says:

    Olá Pedro!
    Sou enfermeira, me formei há 10 meses, e logo após passei na residencia de enfermagem em nefrologia. Gostaria de saber se tem alguma informação se a parte pratica da residência serve como experiência?

    Desde já agradeço!

    • Pedro says:

      Larissa, infelizmente não saberia te responder esta questão. Se você tiver oportunidade de ir a alguma palestra do Governo do Québec pergunte diretamente a eles, que eles saberão te responder, ou então envie um email para o Escritório de Imigração do Québec em São Paulo que eles respondem a sua dúvida. Pode demorar um pouquinho, mas eles respondem. Boa sorte.

  84. Vinicius Teixeira says:

    Bom dia Pedro,
    Sempre tive vontade de morar em quebec, mas só agora criei coragem e queria tirar algumas duvidas.
    Tenho 26 pra 27 anos, sou casado com uma mulher de 31, não tenho filhos, sou formado em ciência da computação (dez/2005) e pós graduado em engenharia de software (dez/2007). Tenho experiência profissional na área de desenvolvimento de software, tenho certificações, mas não tenho conhecimento nenhum de frânces. Moro atualmente no interior de MG e a única escola de frânces é o number one.
    Minha duvida é se tenho chances de aprovação pelo fato de ser casado, estar na area de TI e iniciar frânces no number one.
    Pelo que vc ajuda o pessoal e ate mesmo, pela sua vivencia, tenho chances?
    Pretendo fazer um intensivo de frânces pra ate o final do ano estar com as 150hrs. Meu ingles é intermediario, não sei se ajuda.

    Muito Obrigado.

    Vinicius Teixeira

    • Pedro says:

      Fala Vinicius, tranquilo?

      Sim, você tem chances sim. Só falta mesmo começar a estudar Francês e dar entrada no processo. Duas coisas: não importa a escola que você estuda, o importante é saber falar o idioma e tanto você quanto sua esposa devem estudar.

      Ah, na nossa área aqui em Montreal, falar inglês é fundamental também.

      Abraços e boa sorte!

      • Vinicius Teixeira says:

        Muito Obrigado Pedro.
        Vou dedicar aos estudos de Francês e melhorar o Inglês. Bom saber q vc é de TI. Quem sabe futuramente não encontramos por ai? :D
        Vlw demais.
        Abraço.

  85. Daniel says:

    Olá pedro !
    Sou formado em Admistração de empresas,com experiência de 5 anos na área de logística. Tenho 30 anos e falo inglês.
    Nesse caso tenho que comprovar francês ? tem informações sobre o mercado de logística ?

    Alias, é muito frio ?

    abraços Vlws

    • Pedro says:

      Daniel, se você optar pelo processo do Québec você vai ter que comprovar que fala francês. Se você não quiser estudar francês então você tem que optar pelo processo federal. Eu não conheço muito sobre o mercado de logística, mas eu conheci um brasileiro na academia onde malho que está aqui há 5 anos e trabalha nesta área. Então, eu acho que se ele conseguiu você também consegue.

      Sobre o frio, analise bem: O congelador daqui de casa fica com a temperatura a -18ºC e tem vezes que está mais quente dentro do congelador do que na rua. Este ano os termômetros marcaram -29ºC aqui na região de Montréal, no dia mais frio. Se quiser ter uma idéia de como é o frio aqui, entra numa câmara gelada de algum frigorífico.

      Abraços.

      • Daniel says:

        Valeu pela informação.

        Acabe de fechar com uma agência 6 meses de curso de inglês em toronto e visto de 1 ano com permissão de trabalho.

        vou aproveitar esses 6 meses restantes e fazer um curso de francês em Montreal. Sabe me dizer se isso ajuda mais ou se posso dar entrada por ai nos processos ?

        Mais um informação sobre o frio..(rss) até entendo que seja mais gelado que o congelador, mas vc passa frio ? tipo. as casas tem aquecedores, as roupas são melhores.. ( é que acabei de ler um post de um rapaz que disse que guarda as bananas na geladeira para nao congelar)

        Valeu, e se der pra perguntar pra teu amigo sobre o mercado de logística ficarei grato..

        Abraços

        Daniel

        • Pedro says:

          Olá Daniel,

          Sim, com certeza o fato de você passar um ano aqui no Canadá vai ajudar no seu processo de Imigração. Eu acredito que seja possível fazer a demanda já estando aqui, não vou dizer com certeza porquê não consultei os sites do governo, mas você pode se informar no site: http://www.cic.gc.ca/.

          Sobre o frio, a resposta é: não, eu não passo frio, pelo menos nunca passei. A vida não para no inverno, você continua fazendo tudo o que você fazia normalmente: trabalhar, fazer compras, malhar, etc. só que você sai com roupas adequadas e você se planeja para não ficar muito tempo fora de casa. Dentro de casa, ou de qualquer outro ambiente, não faz frio. Toda casa tem calefação e você coloca a temperatura que você quer. Na minha casa por exemplo, durante o inverno, a temperatura fica em torno de 20ºC.

          Outra coisa, colocar as bananas na geladeira é exagero. Não vai congelar, pelo simples fato de que dentro de casa temperatura é como eu te falei.

          Abraços.

  86. Vinicius Teixeira says:

    Bom dia Pedro,
    Desculpe te amolar denovo.
    Estava olhando o curso de Frances na Wizard, e segundo eles, os niveis basico e intermediario, se faz com 70hrs, 35 pra cada. É realmente necessário comprovar as 150 hrs? Ou é necessario comprovar o curso basico, ou seja, q se sabe comunicar em frances?
    Outra duvida. Quero ir pra Quebec. Entao vou entrar no processo de Quebec e tb o Federal, ou apenas o de Quebec?

    Mais uma vez, desculpe te amolar.

    Muito Obrigado.

    Vinicius Teixeira

    • Pedro says:

      Vinicius, a restrição do conhecimento de francês é por hora estudada. Na tabela do MICC (Ministerio de Imigração e Comunidades Culturais do Quebec) a pessoa está no nível básico após 150h estudadas de francês. Na Aliança Francesa, o básico se faz com mais de 150h pra se ter uma idéia.

      Indo para o Québec, o processo é dividido em duas partes. A primeira parte (processo do Québec) você vai ser selecionado segundo os critérios do governo. Se passar, você vai ter que pedir um visto. Esta seria então a segunda parte (processo Federal) pois só o governo federal pode emitir um visto. Então resumindo é assim: Québec diz: Fulano, você foi aceito. Vá agora ao Federal e peça o seu visto. Aí você chega pro Federal e fala: Olha, o Québec me aceitou, emita o meu visto.

      Tá explicado ai no começo do post. Dá uma olhada.

  87. Leonardo Zegur says:

    O que esatamente é feito neste exames médicos?

  88. Leonardo Zegur says:

    Eu tenho 29 anos e estou concluindo o tecnico em enfermagem, sou casado com uma mulher de 22 anos que também está concluindo o curso tecnico em enfermagem, não temos filhos. Temos boas chances de conseguir?

    • Pedro says:

      Sim, você tem boas chances, mas devo te alertar que como técnico você não terá um bom salário. Se quiser ganhar mais vai ter que entrar na faculdade quando chegar aqui. Abraços.

  89. Leonardo Zegur says:

    Como fico sabendo de palestras a acontecerem aqui na capital do Rio de Janeiro?

  90. kaio marques says:

    Pedro!1
    desculpa ai cara,mais como assim (Caso a sua profissão não seja regulamentada (Ciência da Computação, por exemplo, não é regulamentada no Québec) não é necessário preencher as declarações relativas à profissão.
    num entendi isso cara!!:)

    • Pedro says:

      Quando uma profissão é regulamentada significa que para você poder exercer a profissão você tem que fazer parte da ordem. Por exemplo, se você é formado em direito mas não faz parte da OAB você não pode usar o título de advogado e nem advogar, você é um mero bacharel em direito. Aqui no Québec, por exemplo, se você é formado em engenharia mas não faz parte da ordem não pode usar o título de engenheiro e nem trabalhar como um.

      Como eu falei no post, Ciência da Computação não é uma profissão regulamentada. Isso quer dizer que eu posso exercer minha profissão sem fazer parte da ordem, até porque não existe uma ordem. O que isso implica para um imigrante? Se você se formou no Brasil você pode exercer sua profissão imediatamente aqui no Canadá.

      A parte do “não é necessário preencher as declarações relativas à profissão” significa que se a sua profissão não é regulamentada no Québec, você não precisa preencher o formulário: Déclaration d’un candidat exerçant un métier régie par un ordre professionnel (Declaração de um candidato que exerce uma profissão regida por uma ordem profissional).

  91. kaio marques says:

    vlw brother!1
    tirou a duvida memso!!
    adorei seu blog!!
    Nota 10000000000!!
    vou enviar pra galera que eu conheço!

  92. Priscilla Arantes says:

    Ola Pedro, bom dia!
    Me ajude por favor…tenho pesquisado muito desde abril sobre o processo de imigraçao, e decidi começar a me preparar..faço faculdade de enfermagem, estou no último ano, e vou tentar conciliar esse 1 ano que falta com os estudos de francês, e dar entrada na documentação assim que acabar. Porém meu marido, não faz faculdade, e estávamos pensando se valeria a pena ele começar um técnologo na área de TI agora, já que são dois anos, e seria mais ou menos o tempo que vai demorar para a entrevista, os cursos de tecnolgo, são bem aceitos ai, para empregos? já li que não ha necessidade de reconhecimento por algum órgão, e que é necessário o inglês pelo menos básico, são verdadeiras essas informações?
    Me ajude se puder
    e alias, seu blog é ótimo…acompanho sempre…espero que nos encontremos lá….
    beijos e obrigada

    • Pedro says:

      Oi Priscilla,

      Com relação ao seu marido, acho que valeria a pena sim. Cursos de tecnólogo em geral são reconhecidos aqui. Os da área de TI tenho quase certeza que são mas note que talvez por não ter faculdade é possível que ele não consiga uma boa colocação. Na verdade, cada caso é um caso, mas costuma-se dar mais valor, na área de TI, à quem tem know-how, experiência, prática do que a um “simples” diploma. Mais uma vez, cada caso é um caso.

      Com relação ao inglês, se o destino de vocês for Montréal, eu vou dizer que a grande maioria das vagas de TI exige bilinguismo (francês e inglês) então ele vai ter que ter os dois idiomas na ponta da língua. É possível trabalhar só em francês ou só em inglês? É, mas aí é limitar demais as possibilidades.

      Abraços e boa sorte.

  93. Ana says:

    Pedro, se nao sabemos nada de inglês, não poderíamos explorar apenas o francês? Que local de quebec então se destinar se os dois só terão o francês? Olha se tivermos somente 150h/aula até o momento de enviar o dossiê, podemos enviar sem medo? Pois fiquei sabendo de um diretor de uma escola de minha cidade que eles aumentaram a carga horária mínima para 250h/aula, é verdade? abraços Ana

    • Pedro says:

      Ana, veja bem, em teoria vive-se no Québec sem precisar falar inglês. Eu digo em teoria, porque na prática não é bem assim. Vai depender da sua profissão, onde você vai morar, etc. Em Montréal costuma-se usar muito os dois idiomas, mas quem só fala francês faz tudo no dia-a-dia. Em algumas áreas, exige-se que a pessoa seja bilíngue e este é o caso da minha área: TI. Eu por exemplo me comunico no trabalho em inglês, porque eu trabalho numa empresa americana, com reuniões diárias com a matriz; aqui na empresa também tem pessoas do mundo inteiro e que muitas vezes não falam francês com fluência, então não tem jeito, tem que desenrolar o inglês.

      Sobre as horas de francês a resposta é: envie o dossiê assim que completar as 150h. Esse lance de 250h que o diretor da sua escola falou é conversa pra boi dormir.

      Abraços.

  94. Ana says:

    Olá Pedro, vc acha que uma das mudanças que vai haver no processo de imigração 2012-2015, seria o aumento da carga horária do francês para 300h no minimo, isso é o que se fala muito por aqui, inclusive por professores…. E o fato de ser Enfermeira poderia permanecer nas 150h/aula? grata ana

    • Pedro says:

      Oi Ana, na verdade eu não tenho visto nada sobre mudanças no processo de imigração do Québec. O que eu vi, de fato acontecer, foi o processo federal ter mudado e o governo federal, a partir daí, tem pressionado o Québec para que ele mude as regras também. Mas, basicamente, esta pressão é para limitar a quantidade de imigrantes que são aceitos por ano.

      Não tenho ouvido falar nada sobre mudanças na carga horária exigida, infelizmente não posso te responder esta pergunta. Agora, não sei se você sabe, mas antigamente a carga horária mínima era de 300h…

      Tenho notado que só você tem levantado estas questões de mudança de regras aqui no blog, veja se as suas fontes de informação são realmente confiáveis porque, com tanta gente que eu tenho contato, não só no blog quanto em outros meios, eu já teria ouvido este “boato” de outras pessoas também, mas até agora não foi o caso.

      Você já se inscreveu em alguma palestra do governo do Québec?

  95. Ana says:

    Olá, esqueci de te perguntar. Encontramos um professor especialista no processo de imigração quebec, poderia confiar em professores particulares ou somente nas escolas, como eles emitem certificado reconhecido por eles. Esse professor disse que aluno nenhum deles foi reprovado na entrevista e garantiu que ensinaria o francês quebequense… grata ana

  96. Priscila Vianna says:

    Olá Pedro,
    Prazer!

    Estou começando meu processo para a imigração no Quebec, entretanto gostaria de uma ajuda, se possivel.
    Vi que precisa preencher :
    ■Demand de Certificat de Séletion du Québec (Demanda de Certificado de Seleção do Québec);
    ■Contrat rélatif à la capacité financière (Contrato relativo à capacidade financeira);
    ( Pode ser um comprovante de dinheiro que tenho em poupança. por explo?)
    ■Déclaration d’un candidat exerçant un métier réglementé (Declaração de um candidato que exerce uma atividade regulamentada); ( Estou lendo e relendo nos sites, mas não consegui entender… exerco atividade de analista de suprimentos e logistica, isso significa que devo ter essa profissão equivalente la´? E se não tiver equivalencia? Não preencho nada?)
    ■Déclaration d’un candidat exerçant un métier régie par un ordre professionnel (Declaração de um candidato que exerce uma profissão regida por uma ordem profissional). ( Eles dizem “regida por uma ordem profissional” – Seria se eu tivesse sido convidada a trabalhar? Por explo, um empregador tivesse me oferecido emprego?)
    ■Outros documentos são exigidos, tais como: Cópia da Certidão de Nascimento, Certificados Escolares, Cópia do Passaporte. Consulte a lista no site.

    E para mandar todos esses formulários preenchidos, devo já enviar o comprovante de pagto de Cnd 395 ? Ou seja, pago para a doc ser avaliada, e depois ao passar pela entrevista, corro atras dos outros doc, e pago a outra tx do visto permanente?

    Obrigada,

    Priscila.

    • Pedro says:

      Oi Priscila, vamos às suas respostas?
      – Contrat rélatif à la capacité financière (Contrato relativo à capacidade financeira): Não, isto aqui é um formulário onde você informa ao governo que se compromete em ter em mãos a quantia mínima exigida, quando entrar no Canadá.
      – Déclaration d’un candidat exerçant un métier réglementé (Declaração de um candidato que exerce uma atividade regulamentada): Com certeza não é o seu caso. Você não precisa se preocupar com isso. Se quiser ver a lista de atividades regulamentadas, acesse o link a seguir: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/professions-regies/Qualifications-professionnelles-reglementees.pdf
      – Déclaration d’un candidat exerçant un métier régie par un ordre professionnel (Declaração de um candidato que exerce uma profissão regida por uma ordem profissional): Não, não seria para o caso de você ter sido convidada para trabalhar ou recebido uma oferta de emprego. Você vai ter que preencher este formulário se a profissão que você se formou no Brasil é regida por uma Ordem Profissional no Québec. No Brasil, Ordem Profissional é também chamada de Conselho. Exemplo: No Brasil, para ser advogado, alguém que se formou em direito tem que fazer o famoso exame da ordem dos advogados do brasil (OAB). Uma vez aprovado pela OAB, o candidato se torna um Advogado, ou seja, pode usar o título de Advogado. Aqui no Québec é a mesma coisa. Em tempo, se você se formou em Administração, para poder trabalhar aqui e poder usar o título de Administrador, você vai ter que fazer parte da Ordem dos Administradores do Québec.
      – Você não vai enviar comprovante de pagamento nenhum. Junto com o seu dossiê (todos estes formulários, mais as cópias dos documentos que eles exigem, você vai enviar um outro formulário preenchido com os dados do seu Cartão de Crédito, que tem que ser internacional. Quando eles começarem a processar o seu dossiê eles vão descontar o valor de $395 do seu cartão de crédito. Sim, você vai pagar para a sua documentação ser analisada, é o preço da burocracia e esta é a taxa mais barata que você vai pagar. Depois de passar para a entrevista você vai ter que fazer a Demanda do Visto de Imigrante e aí é mais papelada e mais pagamento.

      Espero ter ajudado… Abraços e boa sorte!

  97. Ana says:

    Pedro, olha só o que encontrei a respeito das possíveis mudanças no processo de imigração do quebec. Olha o que vc acha, esta carga horária aumentaria!

    Conforme este artigo da Radio-Canada, haverão mudanças no processo de imigração por Québec, previstas para o ano de 2012-2015. Se a expectativa para este ano de 2011 era de aumentar a entrada de imigrantes na província, a tendência para os próximos anos é de diminui-la. A principal causa, conforme o artigo, é o aumento da taxa de natalidade no Québec.
    Se por um lado o número de imigrantes diminui, por outro lado os critérios de seleção aumentam, ou tornam-se mais exigentes. Eu acredito que isso tornará o processo por Québec mais parecido com o processo Federal, com algumas exigências como o teste de proficiência e profissões conforme uma relação determinada.
    Seguem as orientações para o Plano de Imigração do Québec 2012-2015, conforme o artigo.

    1- Aumento gradual no numero de trabalhadores qualificados dentro da area de competencia adequados a necessidade do mercado de trabalho da provincia.
    2- Manter uma maior proporção de candidatos que tenham melhor conhecimento da lingua francesa.
    3- Aumentar o nivel exigido de conhecimento e proficiencia da lingua francesa para os trabalhadores qualificados.
    4- Manter entre 65-75% o numero de imigrantes com menos de 35 anos.
    5- Reequilibrar a proporção geografica que imigra para a provincia de maneira que os maiores centro emissores de imigrantes para o Quebec nao ultrapassem 30% das admissões em 2015.
    6- Manter anualmente no minimo 65% das aplicações de investidor nas admissões.
    7- Estabilizar o numero de admissões na provincia com o objetivo de ter em media 50 mil novos imigrantes por ano no fim do periodo em 2015.

    • Pedro says:

      Oi Ana, acho que a notícia a qual você se refere é a seguinte: http://www.radio-canada.ca/nouvelles/National/2011/04/14/003-immigration-quebec-orientations.shtml não é?

      O que ocorre é que isto está ainda em análise, nada de concreto por enquanto. Bom, é possível que exijam do candidato a imigrante um maior conhecimento de francês, o que por um lado é bom, pois a pessoa vai chegar aqui mais preparada. Mas, como eu disse, nada de concreto ainda.

      Agora, veja bem, enquanto no processo federal eles limitam em 30 mil imigrantes / ano (isso válido para todo o país) pelo processo do Québec eles estão propondo 50 mil / ano, o que é quase o dobro. Isso é um bom sinal, não?

      De toda sorte, se não quiser correr riscos, dê entrada no processo o mais rápido possível.

      Abraços e boa sorte.

  98. Eduardo says:

    Ola Pedro

    Estou pesquisando sobre quebec,me interessou muito,porem percebi que o processo até chegar la não é tão rapido assim.
    Gostaria de saber quanto tempo leva normalmente.
    E sobre a profissão a minha é professor de história e geografia com mestrado em história,e minha esposa é anlista de sistema com experiencia em banco mais de 10 anos,porem éla tem 40 anos,vc acha que dificulta?

    Neste perfil vc acha que conseguirei
    Valeu Eduardo

    • Pedro says:

      Eduardo, faça o teste online e veja se o resultado é positivo. Se for, aplique senão não tem muito o que fazer. Faça simulações como você sendo o requerente principal e depois a sua esposa como requerente principal. Em tempo, não sei como é o mercado para professores, infelizmente vou ficar te devendo essa. Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato.
      Update: Quanto ao tempo do processo, demora entra um ano e um ano e meio. Ultimamente tem demorado mais, tenho ouvido relatos de só a parte federal demorar em média 14 meses.

  99. Ana says:

    Pedro, olha como escolhemos a cidade, uma vez que temos que mandar logo no dossiê a cidade e local onde pretendemos morar? Como ver isso? Temos que explorar somente as cidades francófonas? uma vez que só estamos no frances? como se processa isso, grata ana

    • Pedro says:

      Ana, se você está fazendo o processo por Québec, obrigatoriamente você tem que escolher uma cidade do Québec, ou seja, francófona. Agora, isto é só como referência, vamos supor que você coloque Montréal, ou Ville de Québec, nada impede que você depois mude de cidade, ou até mesmo de província, quando já estiver aqui no Canadá.

  100. Eduardo says:

    Ola Pedro

    Valeu de coração pela resposata,fiz como minha esposa como requerente e deu certo.

    Agora só mais tres questões:

    1) do inicio do processo a entrevista leva geralmente quanto tempo(estou perguntando pois coloquei que eu e minha esposa tinha frances basico e na verdade não temos,imagina que eles marquem a entrevista e seremos reprovados por de fato não termos o frances basico)

    2) quanto tempo leva do inicio do processo até de fato o visto para ir realmente a quebec

    3) quanto em reais se deve levar para passar no minimo 3 meses,pois não tenho noção de quanto custa o aluguel,supermercado e vestuario la no canada.
    Obrigado
    Abraço forte irmão
    Eduardo

    • Pedro says:

      Eduardo,

      As duas primeiras perguntas respondi no outro comentário. Com relação à terceira pergunta, em dólares, para um casal viver tranquilo e sem surpresas eu diria que $1500 por mês deve ser suficiente o bastante.

      Abraços.

  101. Alexandra says:

    Olá Pedro, li praticamente tudo de seu blog mas ainda tenho uma dúvida, o requerente principal será meu esposo, os dois precisam ter mínimo de 150 horas? Ou apenas o requerente principal ? No meu se tiver menos de 150 horas posso ser reprovada?

    Agradeço muito sua ajuda !!
    Abraço!
    Alexandra

    • Pedro says:

      Alexandra, quem na verdade precisa ter o melhor perfil é o requerente principal. Mas idealmente, os dois deveriam ter o mesmo nível de francês. Para saber se você será reprovada, só fazendo a avaliação online. Faça o teste e diga o resultado.
      Abraços.

  102. Kelly Cristiane says:

    Pedro,
    Eu estou com uma dúvida, o nosso segundo grau tecnico é valido em Quebec?
    Pois me formo no final do ano que vem,sou tecnico em radiologia e em administração de empresas, já fiz 5 anos de frances.Quero dar entrada antes de setembro.
    Sei que não poderei infromar o curso superior por está em curso, o tecnico em radiologia sei que não é reconhecimento somente o tecnologo então neste caso ao infromar as profissões eu deveria informar qual?
    Ao fazer o teste on-line, o tempo de estudo eu fiquei meio perdida.

  103. Kelly Cristiane says:

    Pedro,
    Obrigada pelas informações, vou dar uma lida nos links que vc me passou.
    Referente a palestra de Brasília eles não tem nem previsão.
    Nossa eu estava lendo om pest referente ao seu casamento que perrengue, mais fiquei feliz com o final.

  104. flavia says:

    Ola Pedro,

    primeiramente parabens pelo seu blog, vejo que há tempo vc vem ajudando varias pessoas nesse processo de imigraçao, muito legal!!!
    Eu tenho 31 anos, casada e com 2 filhos pequenos (2 e 6 anos de idade), sou formada em Turismo e tive experiencia apenas quando fiz estagios a muitos anos atras, ou seja, cerca de 1 ano de experiencia na area. Depois comecei a fazer administraçao e tranquei na metade do curso, mas ja trabalho na area (sou gerente de banco) ha cinco anos. meu marido nao é formado, ele tem uma padaria. Nao sei NADA de frances, meu ingles é fluente, mas o fances é zero..

    perguntas:
    1- adianta ter formacao numa area, mas experiencia em outra? ou eles exigem q a experiencia de trabalho seja na sua area de formacao?

    2 – comecando um curso de frances agora, vc acha q com qnto tempo estarei mpronta para uma entrevista em frances?

    Aceito dicas tambem!!

    Grata,

    Flavia

    • Pedro says:

      Olá Flávia,

      A resposta para a sua primeira pergunta não é elementar, infelizmente. O que você quer fazer no Canadá? Trabalhar como profissional da área de Turismo ou como Bancária?

      No caso de trabalhar na área de turismo você tem duas opções: 1) Estudar francês e aplicar para o processo do Québec ou 2) Considerando que você não fala nada de francês, mas possui inglês fluente, você poderia olhar os programas de imigração de outras províncias, que não o Québec. Note que eu não estou me referindo ao processo federal, que você não seria elegível pelo fato do seu perfil não se encaixar nas exigências deste processo. Da última vez que andei pesquisando, British Columbia e Alberta tinham demanda para esta área.

      No caso de trabalhar como bancária, eu não saberia responder com certeza. Me recordo que em algumas palestras de imigração, que fui quando ainda estava no Brasil, algumas pessoas perguntaram algo semelhante ao palestrante. E, se não me falha a memória, a resposta foi que é possível aplicar para o processo tendo uma formação numa área mas experiência em outra área. Acredito que o procedimento seria, durante o preenchimento do dossiê, você colocaria a sua profissão como Bancária e a quantidade de anos de experiência e na parte acadêmica, colocaria que você tem formação em Turismo. De toda sorte, se você tiver oportunidade, vá a uma palestra de imigração e tire sua dúvida com o palestrante, ele é a pessoa mais qualificada para te responder.

      Sobre a sua segunda pergunta, calcule uma média entre 1 ano e 1 ano e meio para obter o nível básico de francês (150h de estudo).

      Espero ter ajudado, boa sorte!

  105. Lou says:

    Pedro, admiro sua disposição para ajudar as pessoas. Parabéns.
    Tenho pequenas dúvidas, gostaria de saber a sua opinião.
    Já comecei a estudar na aliança francesa e estou gostando muito.
    Também já assisti a palestra semana passada em minha cidade.
    Será que notas baixas no histórico da faculdade podem dificultar no processo?

    Só ter experiência profissional numa única empresa, e esta ser a empresa da família, implica? (neste caso, na área de administração)

    Você desenrolou o francês rapidamente, depois que chegou no québec?

    • Pedro says:

      Olá Lou,

      Nunca ouvi dizer que o histórico pudesse dificultar o processo, não saberia te dizer. Sobre ter experiência profissional em empresa familiar, isto não implica. Eu conheci alguém com perfil parecido com o seu, com experiência em empresa familiar e ele foi aceito.

      Eu vim pro Québec com uma boa base de francês, mesmo assim, chegando aqui não foi tão simples entender o que os outros falavam. Demorei 15 dias para começar a entender, mas até hoje eu ainda me vejo descobrindo expressões e gírias. Eu diria que com 6 meses eu estava confortável tanto para entender quanto para falar.

      Abraços.

      • Lou says:

        Obrigada pela resposta, Pedro.
        Na verdade a minha nota geral no hist. está na média. Tenho notas ruins e boas também. hahaha. Eu estou me preparando para imigrar, mas quando penso em arrumar emprego no quebéc, dá um frio na barriga pois sou jornalista e meu francês terá que ser muito bom. Medo! Sou recém formada, e agora que arrumei um emprego na área. No caso da empresa familiar, é do meu noivo, que será o requerente principal porque ele tem mais experiência profissional.

        • Pedro says:

          Lou, realmente, se quiser trabalhar como Jornalista aqui seu Francês vai ter que estar na ponta da língua, mas enquanto o francês não tá tão bom assim você pode ir se arriscando em outras áreas ou em atividades afins. Em tempo, já li no jornal aqui em Montréal, artigos escritos por jornalistas brasileiros, muito bem escritos por sinal. Espero que te sirva de inspiração. Abraços.

          • Lou says:

            Nossa, muito legal essa informação, Pedro. Conta como inspiração e motivação para estudar! Outro fato é o que o M. Gilles Mascle falou na palestra, que todos os brasileiros que ele conhece que residem no Québec, falam muito bem o francês. Obrigada, abraços.

  106. Maura says:

    Pedro, boa tarde!

    Estou me preparando para o processo de imigração para o Quebec. Minha maior preocupação é a respeito de empregos. Sou recem formada em Estatística pela Unicamp e dizem que é uma área com mercado de trabalho por la. É fácil chegar no quebec e arrumar um emprego da nossa formação? não gostaria de ir para trabalhar com qlq coisa!

    Aguardo sua opinião. Muito obrigada!

    • Pedro says:

      Maura, infelizmente não conheço o mercado na área de estatística, mas eu acho que em cerca de 4 meses você consiga um emprego na sua área, aqui no Canadá.

  107. joyce says:

    Eu gostaria de saber sobre a area de tecnico de segurança do trabalho!!se puder me ajudar vou ficar muito grata Pedro.desde já agradeco beijo.

  108. katiuscia says:

    Olá Pedro!
    Comecei a preparação para o processo de imigração. A primeira coisa que fiz foi me matricular em um curso de francês. Sou enfermeira e sei que estão precisando muito de profissionais da saúde.Minha preocupação é com a demora, quanto tempo mais ou menos tu acha que todo processo fica pronto?
    Valeu…abraço

    • Pedro says:

      Katiuscia, o processo para enfermeiros anda mais rápido, justamente por ser uma profissão com bastante demanda por profissionais. Acho que fica pronto (Québec + Federal) em menos de 1 ano.

  109. Rodrigo Bianchini says:

    Olá Pedro;

    Meus parabéns pelo site e parabéns duplo pela disposição em ajudar. Estive em Vancouver em Abril deste ano para intercambio por apenas 1 mês, quando voltei foi um choque cultural. Corpo Brasil Mente Canadá….

    Li em algum post acima sobre processo de imigração para a provincia de BC teria maiores informações?

    Normalmente se escuta falar muito de Quebec, mas não ouvi nada de BC.

    Obrigado

    Rodrigo

  110. Thiago says:

    Olá Pedro.
    Sou carioca e estou de fato muito tendente a imigrar. No entanto, tenho uma dúvida no que tange a carga horária do meu curso. Isto porque sou técnico em farmácia e meu curso tem a carga horária de 900 horas e ao fazer a avaliação preliminar on line selecionei a opção relacionada ao meu curso e ao lado desta dizia que no Quebec a carga horária do mesmo era de 1230 horas. Então, minha questão é a seguinte: pra eu exercer minha profissão lá eu preciso das 1230 horas de curso que eles se referem no site ou o meu curso de 900 horas é suficiente? Desde já agradeço, e parabéns pelo seu blog que é ótimo!

    • Pedro says:

      Thiago, só depois de validar seus estudos e procurar a Ordem de Farmácia para saber se você vai poder exercer ou não sua profissão. Isto, só aqui no Québec.

      Agora, para iniciar o processo, acho que a diferença de carga horária não irá fazer diferença. Existe uma tabela comparativa de estudos entre Brasil e Québec, que você encontra no site do escritório de imigração (não me lembro exatamente onde) que pode te ajudar a esclarecer qualquer outra dúvida.

      Abraços.

  111. Erismar Lima says:

    Olá Pedro, Olá! Sou professor de Biologia (ensino médio) há 13 anos e tenho interesse em imigrar para o Quebec…Sou casado, tenho 3 filhos e no site da imigração fiz o teste, estamos estudando Francês on line, e vamos fazer intensivão na Aliança (em Brasília). Agora q estamos separando os documentos…enfim, o que sabe sobre minha àrea por aí?

    • Pedro says:

      Intensivão é o caminho certo. Se você quiser imigrar, no presente momento, não dá pra perder tempo. Sobre sua área, infelizmente não conheço quase nada, mas posso te ajudar a procurar informação, caso queira. Abraços.

  112. ana says:

    Olá, olha eu posso enviar meu dossiê em português, preenchimento de fichas, documentos e inclusive meu curriculum?
    É obrigado enviar o dossiê em français? merci

  113. ana says:

    vc tem os links onde a gente consegue os formulários para a parte federal? merci

  114. ana says:

    Pedro, no preenchimento do formulario de debito do cartão de credito, feito pelo computador não tem como colocar os zeros no espaço destinado, só da para colocar C$ 699 e não C$ 699,00
    Este formulario pode ser preenchido a mão?
    Para colocar o valor correto C$ 699,00

    Merci

    • Pedro says:

      Ana, das duas uma: Coloque 699.00 com . (ponto) ao invés de , (vírgula) ou então imprima o formulário e faça a mão. Em tempo, o formulário que tenho aqui (acabei de baixar do site do MICC) não me dá a opção de editá-lo no computador…

      Abraços.

  115. ana says:

    Olá, obrigada por responder, olha vc poderia ver essas questões por favor, tenho umas dúvidas.
    1- No dossiê do cônjuge é para repetir as pessoas que também irão ao Québec?, pois essa informação já foi colocada no dossiê do requerente principal.

    2 – As fotos de todos serão colocadas(grampeadas) somente no requerente principal? Precisa colocar alguma foto do conjuge na folha individual dele?

    Merci

    • Pedro says:

      Ana,

      1- No item 4 do formulário está escrito, em negrito, que o requerente principal deve listar obrigatoriamente todo mundo que vai acompanhar ele(a). Não fala nada sobre o conjuge ter que fazer isto, donde pressupõe-se que só o requerente principal deve colocar estas informações.
      2- Na parte de instruções do formulário, tem uma seção chamada Photos e lá está a resposta para a sua pergunta.

  116. ana says:

    Olá, obrigada por responder, olha só, estou mandando algumas coisas em francês no dossiê, se caso estiver algo ou alguma palavra errada? No fundo eles sabem o que a gente tá querendo dizer não é? Por exemplo; as atribuiçoes(funções) do que a gente faz como profissional, se a gente erra algo, tem algum problema? Merci

    • Pedro says:

      Ana, o ideal era não errar nada, não é verdade? Agora, pra quer correr este risco se você pode mandar tudo em português? Deixa para quebrar a cabeça quando estiver fazendo o seu currículo (aí realmente você não vai poder errar). Abraços.

  117. Ronaldo Andrade da Silva says:

    Olá Pedro tudo bem? por gentileza qual a média de aluguel aí ? e o custo de vida é muito alto ? pode citar alguns exemplos ?

    • Pedro says:

      Ronaldo, com relação a aluguel, tem de todo preço. Depende do tamanho do imóvel, da localização… você consegue um bom apartamento por algo entre $700 e $800. Sobre custo de vida, também uma pergunta bem relativa. Isto depende dos seu estilo de vida. No geral, tem coisas que são mais baratas do que no Brasil, outras são bem mais caras, como frutas, serviços (dentista, médico, etc) por exemplo. Quando se chega aqui, com Dolar convertido do Real você vai achar tudo muito caro, mas quando você começar a ganhar em dolar vai ver que não é tão ruim assim. Na verdade, o poder de compra aqui é bem maior do que no Brasil, ou seja, considerando o valor facial da moeda, com $1000.00 aqui você compra mais coisas do que com R$1000,00 no Brasil.

      • Felipe says:

        Olá Pedro,

        Acompanho o seu blog, já li quase tudo nele, e estou com uma duvida, espero que você possa esclarecer essa duvida.

        Estou querendo migrar para o Canadá, eu e minha família, somos em 4, meu pai é eletricista, possui 25 anos de experiência na área, tem inglês fluente e frances básico e tem tecnólogo em elétrica, mais ele tem 50 anos, ele tem condições de ir pro Canadá com essa idade?, terá algum imprevisto mesmo tendo os requisitos? e essa profissão está em falta ai?

        Outra duvida que eu tenho é, eu tenho 25 anos, tenho técnico em redes de computadores, tenho 5 anos de experiência na área de redes, tenho tecnólogo em analise de sistema, Inglês Fluente e Frances Básico, pretendo seguir na área cisco, tirando os certificados quanto tiver ai, consigo arruma emprego nessa minha área? ai no Canadá e existe algum órgão para essa profissão?

        O curso de técnologo é reconhecido ai, consigo usa o diploma de tecnólogo como ensino superior, sem nenhuma problema?

        Se meu pai não poder por causa da idade, tem como eu entra como requerente principal? e ele poderá entra ou não? e como posso proceder diante desse problema? espero sua resposta.

        • Pedro says:

          Felipe, para trabalhar com TI aqui não precisa fazer validação nenhuma de diploma. Profissão que não é regulamentada, como é o caso da nossa, é só chegar, procurar emprego e trabalhar. Seu perfil é bom, você consegue vaga sim aqui. Agora, já o seu pai, pela questão da idade é inviável pra ele. O que você pode fazer é imigrar e depois fazer o processo de sponsor dos seus paais. Assim é possível, mas o processo demora anos.

          Abraços.

  118. ana says:

    Olá, Pedro, olha tenho outra dúvida a respeito do dossiê(DCS). No dossiê do esposo, pag 6 sur 7 (DÉCLARATION SUR LES VALEURS COMMUNES DE LA SOCIÉTÉ QUÉBÉCOISE), embaixo tem : Signature du requérant. Quem assina sou eu(requerente principal), ou ele?
    Merci.

  119. ana says:

    Ola Pedro, vc tem algum topico que possa ensinar o passo a passo para preencher os formularios da etapa Federal?

    Merci

    • Pedro says:

      Ana, faz tanto tempo que passei por esta etapa que não me lembro de todos os detalhes. Vou procurar em outros blogs de conhecidos para ver se eles tem alguma coisa e posto o link aqui. Abraços.

  120. Patricia says:

    Olá!
    Sou enfermeira, tenho 33 anos e meu marido é médico com 37 anos. No Canadá está difícil para médico?

    • Pedro says:

      Patrícia, vou ser bem sincero com você, médicos formados em outros países que não os Estados Unidos, tem chances praticamente nulas de poder exercer a profissão aqui.

      Não vou entrar no mérito da questão, até porque não sou especialista, mas pelo que estou vendo, isso porque minha esposa fazia veterinária aí no Brasil e tava querendo terminar os estudos aqui, é que os cursos na área de saúde aqui tem, em geral, o dobro da carga horária em comparado com o Brasil. Outra coisa, normalmente o programa destes cursos aqui é um tipo de doutorado, ou seja, o título de doutor aqui (medic doctor – MD) tem algum sentido.

      Isto só pra citar alguns fatos.

      Então, basicamente, se seu marido quiser ser médico aqui, vai ter que, praticamente, refazer os estudos.

  121. ANDERSON SALES says:

    Olá boa noite Pedro,

    Você já está ai há quanto tempo? Como foi sua adaptação?

    Sou tecnico de manutenção de aeronaves e atuo como Technical Customer Support aqui no Brasil. Estou indo para o segundo ano de Engenharia Elétrica e tenho 27 anos.
    Você acha que eu já deveria tentar a residencia permanente como tecnico ou devo me formar em engenharia primeiro?
    Tenho esposa e filhos, isso ajuda ou atrapalha?
    Minha esposa não tem nenhuma formação profissional e meus filhos tem 7 e 11 anos …

    o que vc me recomenda????

    Muito obrigado amigo…

    • Pedro says:

      Anderson, estou aqui há +/- 2 anos e meio. Em termos de adaptação, no meu caso foi super tranquilo, mas é claro, ao morar em outro país você descobre que a cada dia há algo novo para aprender.

      Bom, no seu caso talvez seja mais fácil iniciar o processo ainda como técnico. O interessante seria você pesquisar a sua área e ver se tem demanda. Se tiver, aplique. No caso de você ter esposa e filhos, isso na verdade ajuda, principalmente os seus filhos :) mas o fato de sua esposa não ter nenhuma formação pode ser que atrapalhe. Para ter certeza, faça o teste online no site do Escritório de Imigração do Québec e veja qual é o resultado.

      Abraços e boa sorte!

      • ANDERSON SALES says:

        Olá meu caro,

        obrigado por me responder…

        Fiz o teste online e fui aprovado. Vou dar início na papelada e ver o que acontece.

        Sou do ramo aeronáutico, você conhece companhias aéreas ou fábrica de aeronaves aí em Quebec?

        Abraço…

        • Pedro says:

          Aqui você vai encontrar um polo aeronáutico até, de certa forma, forte. Tem a Bombardier, famosa concorrente da Embraer e tem também fábrica de helicópteros. Infelizmente eu não conheço muito sobre esta área, mas acredito que você encontre boas oportunidades de emprego aqui.

          Boa sorte!

          • ANDERSON SALES says:

            BOA NOITE PEDRO,

            UMA DÚVIDA MAIS: OS CURSOS DE ENGENHARIA REALIZADOS NO BRASIL SÃO RECONHECIDOS AÍ NO CANADÁ? POSSO ME FORMAR AQUI E TRABALHAR AI COMO ENGENHEIRO? TEM ALGUM SITE OU COISA SIMILAR ONDE POSSO VER OS CURSOS REALIZADOS AQUI COM RECONHECIMENTO AI?
            UM GRANDE ABRAÇO.

          • Pedro says:

            Anderson, os cursos são reconhecidos mas para isso é preciso fazer equivalência dos estudos e o exame da Ordem dos Engenheiros para poder trabalhar. O site da Ordem é o seguinte: http://www.oiq.qc.ca/en/Pages/accueil.aspx.

  122. ana says:

    Olá Pedro, estou na etapa Federal pelo Québec e tenho uma duvida referente aos formulários.

    Vc sabe em que lingua teremos que preencher os fomulários?
    Pois temos a opção de imprimi-los tanto em ingles ou Francês.
    Poderemos preenche-los em Português?

    Merci

  123. Hannah Abram says:

    Olá Pedro,
    Primeiramente gostaria parabenizar a você pelo seu site que é muito esclarecedor, sem dúvidas uma excelente fonte. Acabei de finalizar o ensino médio, e estarei entrando na faculdade no ano que vem para cursar Direito, sei que não é a melhor opção pra mim que quer imigrar para o Canadá… Desde os 12 anos tenho esse sonho (hoje tenho 18), inclusive já passei 2 meses aí para conhecer e sentir um pouquinho o frio rs, nao preciso dizer que me apaixonei pelo Canadá, né? Então, minha dúvida é o que posso fazer para conseguir imigrar querendo fazer Direito, qual seria o melhor procedimento… De repente até cursar a Athabasca online e fazer meio curso pelo computador, não sei. O que sugere? É meu maior sonho, o de imigrar para o Canadá! Obrigada desde já!

    Hannah

    • Pedro says:

      Hannah, se você se formar em Direito você até consegue imigrar para o Canada mas não vai poder exercer sua profissão aqui, a menos que volte de novo pra faculdade. Se você tiver boas condições financeiras, uma opção seria vir estudar Direito aqui, desta forma, após os estudos você pode dar entrada no pedido de imigração e ainda, de cara, vai poder exercer a profissão. Se não, não vejo como você poderia exercer sua profissão, tendo estudado no Brasil. As leis, código civil, constituição, tudo aqui é completamente diferente do Brasil.

      Espero ter ajudado. Abraços.

  124. marina says:

    olá Pedro tudo bom? então, tenho uma perguntinha básica sobre o francês.. até julho de 2012 terei as 150 horas pela aliança francesa, mas eu tenho também algumas horas da wizard, gostaria de saber se essas horas são “acumulativas”, se eles consideram uma soma de horas, mesmo que seja de diferentes escolas.obrigada pela ajuda.

    • Pedro says:

      Olá Marina,

      Acredito que sejam acumulativas, principalmente se forem referentes à níveis diferentes, por exemplo, você cursou nível básico no wizard e nível intermediário na AF. De toda sorte, quando for mandar seu dossiê, anexe todos os comprovantes de horas estudadas. Com certeza eles vão levar em consideração.
      Abraços e Boa Sorte.

  125. Flavio says:

    Ola , Pedro !
    Me chamo Flavio e tenho uma duvida em questão à imigração , fiz a escrição à 2 anos e ainda não tive resposta , poderia me dizer o que devo fazer ?
    Um abraço , e que DEUS te abençõe !……..

    • Pedro says:

      Flavio, você fez a inscrição onde? Escritório de Imigração do Québec ou Consulado do Canadá? O que exatamente você fez? Poderia me descrever com mais detalhes? Você chegou a receber alguma correspondência ou nunca recebeu nada? Abraços

  126. Albuquerque says:

    Pedro o programa de imigração para Quebec irá durar pelo menos mais uns cinco anos? Acho que essa é uma pergunta um pouco complicada. A experiência profissional pode ser em qualquer área? Comecei a estudar francês esse ano e vou fazer um curso Superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, mas isso vai levar uns 4 anos. Quanto em dinheiro é necessário ter para imigrar? Existe alguma ajuda? O mercado para a área de informática é bom aí? Se puder me ajudar agradeço!!!

    • Pedro says:

      Albuquerque, o programa de imigração do Québec (e do Canadá também) está parado até o ano que vem. Depois disso reinicia normalmente, mas com limites reduzidos de quantidade de imigrantes aceitos por ano. A experiência profissional tem que ser na área que você vai aplicar no processo. Se for em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tem que ser nessa área. Para o processo (Québec) é exigido aproximadamente $2500 dólares canadenses, mas este dinheiro você tem que comprovar somente quando chega aqui. Fora isso, o resto são os custos da burocracia, que tem aumentado recentemente. Aqui no blog, se você procurar, vai ver quanto eu gastei e dá pra ter uma idéia. O mercado de TI tá bom aqui no Québec, é uma área relativamente bem remunerada aqui… Abraços

  127. Adriel says:

    Olá , Pedro.

    Gostaria de saber se a área de energia mais voltada para o ramo da eletrônica, telecomunicações, controle e automação e ou elétrica possuem chances de emprego para um imigrante, tenho 20 anos de idade, possuo ensino técnico finalizado nesta área, mas pretendo no mínimo ser graduado, pois é uma boa ou não seguir nesta área caso queria viver no canada

    • Pedro says:

      Adriel, vou ficar te devendo essa. Conheço um pouco da área de TI, mais especificamente sobre desenvolvimento java e só. Abraços.

  128. Alonso says:

    Olá Pedro, tudo bem?

    Estou com 23 anos, formado em Educação Física ja atuei na area , mas agora trabalho com Logística, além de cursos de música e DJ com certificado. Será que algumas destas áreas é relevante no Quebec? O que me diz da EF?
    Obrigado!

    • Pedro says:

      Acho que logística pode te dar melhores chances. Mas isso é só um achismo. EF parece ser muito boa, uma vez até cogitei fazer um curso por eles, mas desisti pelo alto valor.

  129. Bruno Moyses Batista says:

    Olá Pedro,

    Outra pergunta, se eu fizer algum curso em Quebec e aplicar enquanto estiver aí, facilita o processo?

    Obrigado!
    Bruno

    • Pedro says:

      Olá Bruno, só se for um curso universitário. Qualquer outro curso não vai ajudar ou não vai fazer a mínima diferença. Abraços.

  130. Bruno Moyses Batista says:

    Olá Pedro, muito bom seu blog! Minha esposa e eu estamos pensando em ir para quebec. Temos 32 e 31 anos respectivamente. MBA e experiência em comercio exterior/logística, inglês avançado e estamos começando francês. Temos 8 anos de experiencia. Temos gêmeos de 2 anos e meio, fizemos o teste e de acordo com o site temos perfil, mas gostaria de saber se com o nosso perfil temos mais ou menos chances…outra coisa, minha sogra de 64 anos tb quer ir. Ela e funcionaria publica aposentada. Renda não e um problema pra ela. Obrigado.

    • Pedro says:

      Bruno, eu não conheço a área de comércio exterior ou logística, mas se o site diz que vocês tem o perfil isso é um bom sinal. Uma vez no Canadá, como imigrante, dar certo ou dar errado só depende de você. Não tem segredo, se você correr atrás, conhecer o mercado, chegar aqui com um plano bem definido, sabendo onde quer trabalhar, onde quer chegar, você vai conseguir. Sobre sua sogra, o lance é o seguinte: primeiro vocês tem que imigrar, depois sua esposa tem que fazer o processo de sponsor da sua sogra. Isto é possível, o problema é que o processo para pais demora muitos anos… Abraços.

  131. Giovanni Cury says:

    Boa tarde Pedro,

    Primeiramente parabéns pelo seu blog, eu tenho algumas dúvidas quanto ao processo de imigração, tenho 22 anos e termino a faculdade no final deste ano, gostaria de saber se é possível começar a dar entrada no visto permanente considerando que no final deste ano já terei nível superior completo, estou me formando em Propaganda e Marketing e possuo experiência prévia de trabalho em estágios, será que isto conta ??
    Também gostaria de saber se você conhece alguma empresa de consultoria de para imigração para QC na região de São Paulo,

    Muito Obrigado,

    Giovanni

    • Pedro says:

      Olá Giovanni, tenho visto muita gente fazer isso e acho que dá certo. De toda sorte, o processo tá demorando tanto que dá tempo de sobra pra você terminar a facul tranquilo. Dois detalhes porém, para você se preocupar: 1) Me parece que os processo está suspenso até o ano que vem, ou seja, eles não estão aceitando nenhuma nova demanda. 2) Verifique se sua profissão está na lista de demanda, se não estiver, pois até onde eu sei só estão aceitando demandas para as profissões que estiverem na lista. Finalizando, a experiência de estágio conta sim. Abraço e boa sorte!

  132. Lívia says:

    Pedro, primeiramente parabéns pelo blog, ele me ajuda muito!
    tenho uma duvida e gostaria de saber se você poderia me ajudar: Sou formada em Administração e essa formação esta na listagem dos 6 pontos, e pelo que entendi esta liberada para solicitar o CSQ até 31 de março de 2013. O que eu entendi é que após essa data nem essas profissões poderiam aplicar mais (profissões com 16, 12 e 6 pontos). Sendo bem sincera estou um pouco confusa com essa suspensão do dia 29 de junho de 2012. O que eu entendi é que todos os pedidos foram suspensos, exceto alguns, e dentre eles está o de profissionais estrangeiros que tem a profissão citadas na listagem com 16, 12 e 6 pontos, estes poderão enviar a documentação ate 31 de março de 2013. Eu entendi corretamente? gostaria que você me ajudasse se pudesse! (eu tenho a pontuação necessária porém gostaria de aprimorar mais meu francês para garantir a pontuação minima!) obrigada!

    • Pedro says:

      Lívia, realmente, você está confusa :) O lance é o seguinte, resumindo para você entender, na categoria de trabalhadores qualificados o governo não está aceitando nenhuma nova aplicação (no período de 1 de Abril de 2012 a 31 de Março de 2013) EXCETO para as pessoas que se qualificam na regra das profissões que podem dar 6, 12, 16 pontos, que é o seu caso. Então, como você disse que sua profissão está na lista, você pode sim começar o processo, sem problemas. Outra coisa, o processo não vai acabar depois de 31 de Março de 2013, o que vai acontecer é que até lá eles vão re-avaliar esta regra e decidir se a mantem ou se liberam geral, como era antes. Espero ter ajudado. Abraços!!

  133. Tamara says:

    Eu tenho técnico em design de interiores, já morei três meses em Montreal meu frances é intermediário mais continuo estudando. Tenho medo de nao conseguir por nao ter ensino superior, apesar de já ter pesquisado e achado bastante vagas na minha área, estou com minha documentação pronta só falta enviar, você acha que seria um problema o fato de eu nao ter graduação? Pois na simulação no site de imigração eu passei pelos pré requisitos. fiz o teste do TCFQ e minha no foi boa. O que você acha.

    • Pedro says:

      Tamara, se o site falou que você foi aprovada, porque você não enviou ainda a documentação? Envie logo!!! Btw, existem profissões que não necessariamente são de nível superior e que pontuam tão quanto. Se a sua profissão te dá os pontos necessários, então tá tudo certo. Não perca tempo, este é o meu conselho pra você. Abraços.

  134. Henrique Dias says:

    OLA pedro eu sou estudante Angola aqui no brasil estou fazendo duas faculdade Logística e Sistema de Redes Falo Fluentemente o Frances Alemão e Lingala (linguá Africana)e Gostaria você conhece Alguém que não seja Brasileiro que Participou neste programa? ou e só exclusivo para Brasileiro?

    • Pedro says:

      Henrique, o processo é aberto a todo mundo. Aqui no Canadá tem gente do mundo inteiro, inclusive de Angola. Abraços.

  135. Gabriel Rezende says:

    Pedro você pode me passar algum contato pessoal (gtalk,skype,ymail) gostaria de tirar algumas duvidas a respeito das areas de enfermagem e creio que nao consiga colocar aqui. Obrigado

    • Pedro says:

      Gabriel, acho que não seria a pessoa mais indicada pra tirar duvidas sobre enfermagem. Eu te sugiro procurar o blog de algum enfermeiro que tenha imigrado, tem de rodo ai na internet, basta procurar.

      Se você quiser falar sobre imigração de um modo em geral, ai sim eu posso até ajudar, a depender das suas duvidas.

      Abraços

  136. alexsandro santos says:

    Boa noite , parabéns pelo blog e o apoio ! Tenho 39 anos sou pedadogo e trabalho na área de segurança publica há 11 anos como agente ressocializador ( Funcionário Público concursado) e minha esposa é formada em ciências contabeis e dentro de seis meses finalizar a pós-graduação, sua idade 36 anos , possui mais de 5 anos de experiência na sua área. Temos 3 filhos , 3 anos, 8 anos e 14 anos. Ela será o requerente principal , fizemos o pré-teste online fomos classificados.Estamos estudando no Aliança Francesa, minhas duvidas são :
    1-Se estiver com problemas no serasa , atrapalhará o processo ;
    2-Filhos contam pontos ;
    3-Ser funcionário do Governo aqui no Brasil pontua ;
    4-Possuimos algums trabalhos voluntários/sóciais, onde estamos a frente , ajuda no processo;
    Obrigado antecipadamente,
    Abraços
    fico no aguardo

    • Pedro says:

      Alexsandro, aí vai:
      1- Acredito que não, até onde eu sei o governo não investiga suas dívidas / finanças. Eles vão se basear nas informações que você fornecer, e só.
      2- Sim, contam.
      3- Não.
      4- Muito provavelmente não.

      Abraços.

  137. guilherme says:

    Ola pedro, hoje tenho 19 anos mais ja estou me programando para imigrar para o quebec, mais hoje pensando me veio uma duvida muito angustiante, qual a idade minima para carvalho entrada no processo de imigração ? Estava pensando em dar entrada no começo de 2015 quando vou estar completando 21 anos . Você acha que pode haver algum problema ?

    • Pedro says:

      Olá Guilherme,

      Com relação à idade não haverá problema algum. Se você quiser saber mais eu te convido a pesquisar sobre os critérios da admissão dos processos de imigração tanto a nível federal quando a nível provincial.

      Abraços.

  138. Gabriel Marinho says:

    Pedro,
    Tenho algumas dúvidas no preenchimento dos formulários, pois há algumas perguntas sobre filhos e esposa, mas no caso de imigrar solteiro, o que faço? Deixo esse tipo de pergunta em branco?

    • Pedro says:

      Nas questões relativas a filhos/esposas ou tudo o que não se aplicar você coloca: N/A (Not applicable) ou S/O (sans objet)

  139. Boa Tarde, Pedro!
    Sou Bacharel em Enfermagem e estou muito interessada em ir para o Quebec, tenho 38 anos, sou casada e tenho 4 filhos, porém estou pensando em ir sozinha e logo depois se der certo meu esposo ir ele é técnico em elétrica com mais de 230 anos de experiencia, a minha maior duvida é quanto a minha idade você acha que consigo?

    • Pedro says:

      Faça o teste online no site do ministério de imigração do Quebec e veja o que ele diz. É a melhor forma de saber se você está apta ou não.

  140. Ronaldo Cabral says:

    Primeiramente parabéns pelo seu blog!!!

    Me chamo Ronaldo Cabral, tenho 37 anos, sou Gestor Financeiro, minha noiva é Pedagoga e tem menos de 30 anos estando assim dentro dos requisitos de imigração para Quebec, poderia me informar se nossa formação é regulamentada no Quebec e você conhece algum caso de uma pessoa com idade acima de 35 anos que tenha conseguido a imigração?

    Grato.
    Ronaldo Cabral.

    • Pedro says:

      Ronaldo, acredito que Gestão Financeira não seja regulamentada. Qual é a sua formação? Pedagogia me parece que precisa fazer alguns estudos complementares para poder exercer aqui. Se quiser informação mais detalhada, tente encontrar pessoas cuja profissão seja a mesma da de vocês, eles podem ter tudo na ponta da língua pra explicar pra vocês.

      Sobre a idade, é possível conseguir imigrar com idade acima de 35 anos. Duas possibilidades: 1) Você tem que obter notas altas em todos os outros quesitos ou 2) Sua esposa entraria como requerente principal, já que ela tem menos de 35 anos.

      Abraços.

  141. Ronaldo Cabral says:

    Pedro, sou formado em Gestão Financeira pela Unip, mas quanto em média precisaria levar em dólares canadense para passar o mês no Quebec para mim e minha esposa, sem gastos exagerados, até arranjar uma emprego, falando nisto quanto que se paga em média para uma área comum, por mais que seja para tirar neve, consegue-se de fato emprego fácil no quebec?
    Grato
    Ronaldo Cabral

  142. Lucas says:

    Olá Pedro, sou formado em Ciência da Computação, tenho 1 ano de experiência em desenvolvimento java (área que eu quero especializar) e namoro ha 8 anos com uma enfermeira (formada). Ela está estudando francês e não tem conhecimento de inglês, e eu não tenho conhecimento de francês e nível básico-intemediário de inglês.

    1) Baseado na minha área de formação devo investir em francês?
    2) Podemos fazer o processo de imigração com união estável? E neste caso, é melhor minha namorada ser a requerente principal?
    3) Levando em consideração 6 meses para conseguirmos emprego, 20 mil seria o suficiente para nos mantermos nesse tempo?

    abraços

    • Pedro says:

      Lucas,

      1) Se você fizer o processo por Quebec, muito provavelmente você vai ter que ter algum conhecimento em francês. O processo tem mudado e eu não estou a par de todas as mudanças, então seria bom você dar uma olhada. Agora, você consegue viver e trabalhar somente falando inglês? A resposta é sim.
      2) Sim, se vocês conseguirem provar que mantém uma união estável. E sim, sua namorada deve ser a requerente principal.
      3) $20 k deve ser suficiente sim.

  143. Olá, Pedro!
    Aqui estou eu novamente rsrs
    Meu marido e eu estamos estudando todas as possibilidades de entrar no Canadá (alguma delas precisa dar certo rs).
    Tenho algumas dúvidas, se puder me ajudar fico muito grata.
    Quanto precisamos comprovar para entrar no Québec? Preciso saber disso para ter uma ideia de quanto precisarei economizar até ter a quantia necessária.
    Essa entrevista de emprego a qual somos submetidos garante algum emprego ou é apenas parte da burocracia de entrada e ao chegarmos lá teremos que procurar trabalho?
    Desde já obrigada!

  144. Desculpe, Pedro. A pergunta anterior sobre a comprovação de renda é minha rs ,mas acabei mandando pelo email da empresa onde trabalho…

Leave a Reply