Dois anos de Canadá: Emprego e Carreira

Uma das razões pelas quais optei por imigrar para o Canadá foi a possibilidade de ter um bom emprego e uma carreira interessante, com desafios que pudessem me fazer crescer como profissional.

No quesito emprego, meus objetivos eram bem claros:

  1. Exercer minha profissão;
  2. Fazer o que eu gosto;
  3. Trabalhar numa empresa que oferecesse boas opções de progressão de carreira;
  4. Ter uma remuneração justa, de acordo com o tipo trabalho que fosse exercer e com a minha experiência.

Durante o tempo em que eu ainda estava no Brasil fui me preparando, principalmente no quesito financeiro. Tentei juntar o máximo de dinheiro possível para chegar aqui no Canadá tranquilo e poder focar no que interessava.

Logo quando cheguei não me preocupei em procurar emprego nem em procurar apartamento.  Fui providenciar todos os documentos que precisava e me aperfeiçoar no francês.

Optei por ficar numa homestay por 4 motivos principais:

  1. Eu não conhecia ninguém em Montréal;
  2. Eu não conhecia Montréal;
  3. Eu queria praticidade;
  4. Eu queria conhecer a vivência de uma família québécoise e de quebra me forçar a falar francês o tempo todo.

Não poderia ter sido melhor. Nesta homestay eu tinha internet, tv a cabo, roupa lavada e comida. Ou seja, eu não gastava absolutamente nada além do valor que eu pagava por mês e ainda dei sorte de cair numa família muito legal, tão legal que ficamos amigos até hoje.

Além disso, a tranquilidade de não ter que procurar um lugar pra morar, de não me estressar com aluguel, com a possibilidade de alugar um apartamento que eu não gostasse e ficar preso por um ano. Ficar lá me deu a tranquilidade de conhecer a cidade e me decidir com calma onde eu queria morar.

Na verdade, como disse no início, eu não queria fugir do foco que era conseguir emprego na minha área. Então botei tudo que era secundário de lado e fui à luta.

Dar um passo atrás para poder dar dois adiante.

Como não tinha vivência de como era o mercado de trabalho aqui no Canadá, me baseei muito no depoimento de outros imigrantes.

Uma coisa que me chamou bastante a atenção foi o fato de muita gente ter tido que recuar um pouco na carreira para conseguir se posicionar no mercado, e após um período de 1 ou 2 anos voltar ao nível que estava no Brasil.

Então eu vim preparado para que isso pudesse acontecer. Tracei como meta conseguir emprego na minha área mas sem expectativa de já começar no mesmo patamar.  Os prazos que me dei foram: 4 meses para encontrar o primeiro emprego na área; 2 anos para estar no emprego melhor, conforme os quesitos que citei no começo deste post.

Um pouco desta minha trajetória eu narrei no post Procurando Emprego no Canadá. As coisas aconteceram mais ou menos como o planejado. Tive algumas propostas de emprego, mas no final assinei a que atendia aos meus critérios.

No final das contas, o esforço que coloquei em quatro meses de busca intensiva de emprego, de estudo do mercado de trabalho, de aperfeiçoamento de cv e cover letters valeu muito a pena pois eu consegui alcançar o que eu planejava para ter com 2 anos no Canadá.

Em resumo, não precisei dar um passo atrás e com certeza, hoje, tenho uma vivencia melhor e mais condições para, se um dia decidir mudar, dar dois, ou quem sabe mais, passos adiante.

Coisas que eu aprendi e conselhos que eu não dou a ninguém.

Uma das coisas que eu aprendi aqui no Canadá foi que se você não se valorizar, ninguém vai fazer isso por você. Tem muito imigrante que se minimiza, que se inferioriza quando vai se candidatar à uma vaga de emprego.

Gente, se vocês chegarem de cabeça baixa numa entrevista de emprego dificilmente vocês vão conseguir sair de lá satisfeitos. Pode até ser que vocês sejam contratado, mas nunca pra ganhar o que vocês realmente merecem.

Numa entrevista de emprego, a qual tinha me candidatado para uma vaga de desenvolvedor intermediário, o recrutador me perguntou: “Por que você esta se candidatando para uma vaga de intermediário sendo que seu CV mostra que você tem mais experiência do que isso?” Tinham 5 vagas de Sênior e uma poderia ter sido minha, mas eu acabei sendo contratado como intermediário.

No final das contas, o saldo foi bastante positivo pra mim, mas poderia ter sido bem melhor, não acham?

Com relação a emprego, volto a dizer:

  1. Aprenda que você tem que correr atrás: Nenhum emprego vai cair de pára-quedas no seu colo;
  2. Aprenda as regras do jogo: aprenda sobre o mercado; aprenda como se candidatar para uma vaga;
  3. Aprenda a vender seu peixe: você tem que saber o que falar e não falar numa entrevista;
  4. Aprenda a conviver num novo ambiente de trabalho: As coisas aqui são muito diferentes do Brasil. Você não pode ter o mesmo comportamento numa empresa aqui, como você tinha no Brasil. Seja reservado no começo, tenha cautela no que for falar, observe e vá se soltando aos poucos;

E por fim, fica a dica: independente de quão bom você for em sua profissão, você vai ser sempre um imigrante.

Após dois anos de Canadá.

Continuo trabalhando na mesma empresa. Este foi o meu primeiro emprego e, por enquanto, vai caminhando para ser o definitivo.

Trabalho fazendo o que eu gosto, na grande maioria do tempo, e tenho sido reconhecido pelo trabalho que venho exercendo. Isto se reflete em salários cada vez melhores e permite que eu faça planos para o futuro, além de ter permitido conquistar tudo o que conquistei até hoje.

Graças a Deus, cheguei num ponto em que vivo uma coisa de cada vez, sem pressa; uma conquista atrás da outra. Agora é ter paciência, pés no chão para planejar e alçar voos mais altos.

Isto é ter qualidade de vida, mas isto é assunto para outro post.

95 responses to “Dois anos de Canadá: Emprego e Carreira”

  1. Arthur Souza says:

    Ola Pedro tudo bem, descobri por acaso seu blog nas pesquisas que realizei sobre imigração para Quebec e trabalho com TI.

    Achei muito interessantes as dicas, fica os meus sinceros parabéns pelo Blog. Atualmente trabalho à cerca de 4 anos na área de TI como desenvolvedor Java. Pedro tem alguma idéia como anda àrea de Java por ai? Pois estou com a mesma ideia onde hoje sou senior na empresa que trabalho pensando em me candidatar quando estiver a um nivel pleno mais por dificuldade da lingua que pode atrapalhar um pouco no inicio.

    Resolvi focar nesse processo de imigração primeiramente me dedicando ao françês espero ano que vem já esteja afiado e preparado para entrevista..

    Abraços,

    • Pedro says:

      Arthur,

      Desenvolvimento Java é uma das áreas de bastante demanda aqui em Montréal. Você não terá problemas em encontrar emprego aqui. Uma coisa sobre a área de TI, principalmente em Montréal, é que embora francês seja a língua oficial, inglês costuma ser muito cobrado. Então, na verdade, o candidato ideal tem que ter um bom nível nos dois idiomas, se quiser conseguir uma boa colocação aqui.

      Abraços e boa sorte no processo.

  2. Roberto says:

    Pedro, muito legal seu post, estou a algum tempo pesquisando e agora eu e minha esposa nos decidimos por estudar e iniciar o processo..

    Meu medo era justamente esse tal “Passo” para traz, eu tenho uma posição muito boa aqui no brasil e fico com um pouco de receio, mas o seu post me deixou mais tranquilo, afinal seguir os passos de quem já passou por isso é muito melhor do que tentar sozinho.

    Abraços !

    • Pedro says:

      Então Roberto, dar um passo para trás é normal, é aceitável as vezes, como uma forma de entrar no mercado. Faz parte do processo, é como eu chamo aqui de “fora da zona de conforto” que é quando você troca a vida estável no Brasil por algo incerto aqui no Canadá. Volto a dizer, faz parte. Agora, é possível já chegar aqui e conseguir uma boa colocação… tudo depende só de você.

      Abraços e boa sorte!

  3. Oi Pedro,

    Gosto muito do seu blog, principalmente pela forma com que descreve certos aspectos da vida de imigrante, sempre leio seus posts e gosto, mas este ficou excelente !
    Sobre carreira… eu vi um documentário onde algumas pessoas diziam que aqueles muito apegados ao status da carreira aqui no Brasil, tem maior dificuldade de se inserir no mercado, justamente porque não querem dar este passo atrás.
    Que bom que você está tudo dando certo.
    Um abraço,
    Luciana

    • Pedro says:

      Olá Luciana,

      Que bom que está gostando do meu blog, mais um motivo para eu continuar escrevendo!!!!

      Tenha uma coisa em mente, seu sucesso aqui depende só de você. Se prepare, aproveite o tempo que está no Brasil para se preparar., isto vai fazer toda a diferença.

      Abraços

  4. Cristiano Altmann says:

    Iae Pedro!
    Cara muito legal seu blog, li seus posts e gostei da forma como coloca as questões do mercado de TI e cotidiano.

    Eu e minha namorada estamos planejando a ida para o Canadá e tenho uma idéia parecida com a tua em planejamento do tempo.

    Achei curiosa esta tua colocação aqui: “E por fim, fica a dica: independente de quão bom você for em sua profissão, você vai ser sempre um imigrante.”
    Te referes ao início, quando procuras emprego ou tu sente algum tipo de discriminação por ser imigrante?

    Vi que vários brasileiros utilizam a tática de imergir na cultura canadense para aprimorar de vez o frances, no teu caso, tu saiu do Brasil com um nível de conversação bom de francês? Acredito que esta seja a principal dificuldade que terei.

    Abraços.

    • Pedro says:

      Fala Cristiano, tudo bem?

      Então, sobre esta minha colocação, na verdade eu me refiro tanto durante a procura de emprego quanto durante o dia-a-dia na empresa. Eu por exemplo já vivenciei certa discriminação. Quando estava procurando emprego, um recrutador me falou: “você sabe que o seu CV não vai concorrer de igual pra igual com alguém daqui, né?” Eu também já escutei pessoas próximas a mim dizer que ao receber currículos de árabes eles jogam direto na lixeira, nem se dão ao trabalho de ler o currículo.

      Mas o que eu quis dizer com isso é que esta história de não ter discriminação é conversa fiada. Existe sim discriminação, mesmo que em níveis bem baixos, e quem está vindo deve vir preparado para enfrentar este tipo de coisa.

      A gente tem esta visão estereotipada (eu tinha esta visão, não tenho mais) de que aqui tudo é perfeito, mas no fundo no fundo não é bem assim. Mas eu prefiro deixar que cada um faça suas descobertas, faz parte do processo de aprendizado, nesta vida de imigrante.

  5. Paula says:

    Oi Pedro, eu vi que você é formado em computação, posso te perguntar se você fez a análise comparativa de estudo do MICC e, se fez, qual foi o título que você recebeu?
    Muito obrigada.

    • Pedro says:

      Paula, é verdade, eu sou formado em Ciência da Computação. E não, não fiz a análise comparativa até porque pra exercer a nossa profissão aqui não é preciso ter diploma validado. Na nossa profissão, título não vale nada, o que vale é know-how, é hands-on, em outras palavras: experiência.

      Abraços.

  6. Miqueias Henrique says:

    Olá, Pedro. Estou fazendo o curso de Bacharel em Turismo e minha esposa está fazendo Enfermagem nível superior. Gostaria de saber se existe mercado crescente para a minha área de atuação e as chances de aceitação como imigrantes.

    Att,

    • Pedro says:

      Miquéias, existem possibilidades tanto para você quanto para sua esposa. Um grande amigo meu aqui no Canadá é formado em Turismo e não demorou muito para conseguir logo um emprego na área. Outro conhecido também acabou de conseguir emprego. Agora, pra sua esposa a coisa tá melhor ainda :) Recomendo que quando vocês decidam fazer o processo, ela seja a requerente principal pois a profissão dela tem demanda maior do que a sua. Boa sorte.

  7. Ellen says:

    Boa Tarde! Pedro
    Bom, estou me formando em Enfermagem, e estou querendo ir para Quebec no final do ano, gostaria de saber a realidade de hoje sobre empregos nessa area.
    Obrigada.
    Ellen

    • Pedro says:

      Ellen, talvez seja melhor procurar algum brasileiro, também enfermeiro, que veio pra cá. O que eu sei, é o que o governo divulga (e que é, de certa forma vago) que enfermagem é uma profissão em demanda e que para trabalhar aqui você precisa ter uma boa fluência no idioma, seja inglês ou francês, além de fazer parte da ordem dos enfermeiros.

      Abraços.

  8. Kaio Marques says:

    Voce merece meus parabens pela luta que teve.
    Meu brother passe seu ensinamentos para mim!
    Sou formado em engenharia eletrica!
    Falo fluente frances.
    tenho chances de arranjar um bom emprego?
    ha! sou novo tenho 24 anos.

    • Pedro says:

      Kaio, a boa notícia é que sua profissão está incluída na lista de profissões em demanda, do governo do Québec. Sendo assim, uma vez que você é formado e fala francês fluente, você poderia aplicar e tentar a vida aqui. Conseguir emprego, quem é qualificado, sempre consegue. Pode não ser de imediato, mas vai conseguir. Depende só de você.

  9. kaio marques says:

    vlw parceiro!
    acho que vou tentar a sorte ai!

  10. Gabriel P. Alves says:

    Olá, Pedro!
    Primeiramente, excelente blog.
    Estou aqui para te fazer uma pergunta. Pode ficar tranquilo, não sou nenhum desses paraquedistas que saem perguntando sobre tudo sem nem mesmo ter passado pelo site do CIC na vida.
    A pergunta é para você que está no mercado, no exato país, e em uma área próxima: por acaso você tem alguma noção sobre o mercado de usabilidade aí? Aqui no Brasil, como deve saber, engenheiros de usabilidade ou de ux/ui são raríssimos e pouco valorizados. Poderia me relatar brevemente sobre como é a realidade aí?
    Eu pesquiso há meses sobre como andam as vagas, as médias salariais e etc., mas até agora foi impossível conseguir a opinião de alguém efetivamente inserida no mercado (mesmo que correlatamente).

    Ps. Estou escrevendo com pressa aqui… Desculpas por eventuais erros de digitação/gramática!

    Grato!

    • Pedro says:

      Olá Gabriel, desculpa mas não tenho informação nenhuma sobre usabilidade. Já vi muita oferta de emprego para especialistas em UI, talvez isso inclua usabilidade também, mas infelizmente, é tudo que sei.

      O fato é que não dá pra acompanhar tudo do mercado, na verdade, eu nem olho mais sites de emprego porque eu já estou empregado e também porque não dá tempo. O que eu sei é o que recebo por email, e mesmo assim, mais coisas voltadas à minha área, que é de desenvolvimento java.

      Acho que você vai ter que continuar fuçando a internet em busca de informações.

      Abraços.

  11. Aleksander Kostylew says:

    Ola Pedro!!
    Obrigado pelo Blog. Bem legal!!!
    Gostaria de aproveitar para te fazer uma pergunta.
    Sou desenvolvedor java Senior aqui no Brasil-RS.
    Não falo francês, mas tenho inglês bem avançado.
    Por isso estava interessado em ir para a parte americana
    do Canada (Ex: toronto).
    Andei pesquisando e verifiquei que não há mais uma facilidade
    na obtenção de visto para profissionais de TI.
    Você acha que tenho alguma chance de conseguir visto e emprego
    na parte americana? Qual seria o primeiro passo? Enviar curriculos?
    Tenho 39 anos e uma esposa.

    Abraço pela ajuda, e obrigado!

    • Pedro says:

      Aleksander, antes de tudo, o politicamente correto seria se referir à todas províncias, menos o Québec, como sendo “a parte inglesa do Canadá”. Bom, realmente a única possibilidade é enviar currículos e ser contratado por alguma empresa de lá. A empresa, por sua vez, iria dar entrada no seu work permit e, uma vez no Canadá, você poderia pedir a imigração. Ou tentar a imigração, estando ainda no Brasil, com a oferta da empresa. O lance é que eu acho muito difícil uma empresa contratar você e ficar te esperando até que você consiga a imigração, porque o processo demora. Com o work permit, esta demora cairia para 2 meses.

      Não custa nada tentar. Antes de começar a mandar currículo, primeiro traduza-o e formate-o no padrão norte americano.

      Abraços.

  12. gostei muito de tua éstoria,eu aceredito em tudo que vem no seu blog.resumendo eu sou de marrocos tenho nacionalidade portuguesa,(com passaporte europeo)qual sao os papeis necissarios para juntar,e ir ai precurando o trabalho,obrigado SR,silva vivo neste momento em guimaraes concelho de braga

    • Pedro says:

      Mohammed, se você tem nacionalidade portuguesa, recomendo que você dê entrada na imigração por Portugal. No site dos ministérios de imigração do Canadá e do Québec (caso você queira vir para o Québec) você encontra a lista dos documentos, que vai ser específico para cada país. Abraços.

  13. Luiz says:

    Oi Pedro, parabens pela atencao dispensada oas que dejam iniciar o sonho. No meu caso, meu marido e bombeiro militar aqui no Brasil e eu estou me formando contadora, ele tbm e formado contador. Vc acha que temos alguma chance de emprego em toronto ou outro lugar do canada? para ser policial ou bombeiro precisa ter nascido no canada?

    • Pedro says:

      Olá Luana, para ser policial ou bombeiro não precisa ter nascido aqui, mas é preciso ter uma formação específica e fazer uma espécie de concurso público. À nível federal (RCMP) acho que os requisitos são outros, mais restritos. Abraços.

      • Pedro Leitão says:

        era exatamente isto que eu queria saber… como posso concorrer? estou extremamente interessado em ser polícia no canadá, mas não encontro informações na net. sou militar de cavalaria da GNR em Portugal… terei alguma facilidade? É que nem sei por onde começar, nem conheço contactos… qlququer informação valeria ouro. Um abraço

  14. luana says:

    ah, meu nome Luana e do meu marido Luiz, desculpa a confusao no post acima. Mas e isso, meu marido por sempre ter sido militar, acha muito dificil a vida ai, mas eu sonho em morar no canada. temos 33 anos e penso que ja passamos da idade de boas oportunidades. Me fomarei 2013 e pretendo trab na area, vc acha que com 35 ou 36 que seria o tempo de conseguir imigrar, teriamos alguma chance? grata desde pela atencao.

    • Pedro says:

      Luana, aqui não existe discriminação com idade, como tem no Brasil. No caso de imigrar, 35 / 36 é a idade limite para o processo somente. Abraços.

  15. Camila says:

    Boa tarde Pedro tudo bem?

    Eu e meu marido estamos querendo muito ir p o Canadá.
    Mas nos nao conseguiremos fazer o mesmo que vc, chegar sem emprego.

    Queria algumas dicas..

    Vc acha que com aproximadamente $4.000,00 conseguimos viver bem em Montreal? (Temos um bebe de três meses tb e um cachorro da raça bernese)

    Como esta o mercado de trabalho na área de publicidade?
    Meu marido tem experiência em 4 anos mais ou menos.. Vc saberia dizer quando ele ganharia aproximadamente?

    Quais Barros são bons para se viver?

    Agradeço desde já a atenção

    Camila

    • Pedro says:

      Olá Camila, quando você diz $4000 você quer dizer $4000 por mês? Se sim, com certeza vocês conseguem viver bem aqui.

      Não sei como está a área de publicidade não, eu sei que tem algumas agências aqui, inclusive trabalhava perto de uma (http://sidlee.com).

      Eu também não costumo indicar um bairro, depende muito de estilo de vida, de quanto você quer/pode pagar e, principalmente, do seu gosto :) Mas se você quiser a gente pode conversar offline sobre isso.

      Abraços.

  16. Tomás Maiorino says:

    Pedro, parabéns pelo blog.
    Tenho algumas dúvidas, será que vc poderia me ajudar?
    Sou programador java a maios ou menos 5 anos e trabalho como programador sênior aqui no Brasil. Quero muito ter esta experiência de morar ai no Canadá, mas como tenho esposa e uma filha gostaria de saber se á muito demorado para conseguir um emprego ai. Eu vi que em uma pergunta anterior vc disse que há bastante vagas de java em Montreal, porém eu não falo Francês. Qual seria um bom lugar para trabalhar com java onde eu usaria o inglês ?
    Como vc fez para chegar ai ? Foi por meio do processo “oficial” do Canadá ?
    Desde já agradeço e novamente parabéns pelo blog.
    Abraço
    Tomás

    • Pedro says:

      Tomás, a resposta pra sua primeira pergunta é: depende. Existem vários fatores a serem considerados como por exemplo: sua real experiência, seu entendimento do processo de seleção norte americano, adequação do seu perfil para as vagas disponíveis, quantidade de vagas disponíveis, sua fluência nos idiomas, sua timidez, etc. Em média, dizem que em até 4 meses alguém consegue um emprego. Eu conheço gente que conseguiu emprego em menos de um mês, como também conheço gente que já está aqui há mais de um ano e ainda não está trabalhando.
      Em Montreal, consegue-se emprego em TI mesmo sem falar francês. Não é mandatório, mas falar francês sempre é bom, pode ser a diferença na hora da contratação. Fora Montréal eu consideraria as seguintes cidades: Toronto, Ottawa, Calgary, Vancouver.
      Sobre a sua última pergunta, eu te convido a ler o meu blog, desde o primeiro post. Assim você vai ter uma boa idéia de como eu fiz pra chegar até aqui, até os primeiros passos e perrengues que eu passei.
      Abraços.

  17. Igor says:

    Olá Pedro,
    quando eles te perguntaram isto (“Por que você esta se candidatando para uma vaga de intermediário sendo que seu CV mostra que você tem mais experiência do que isso?”) o que você respondeu?
    Eu já ouvi relatos de brasileiros que não foram contratados por serem “muitos bons” pra vaga.
    Porque a gente fica no dilema entre não abaixar a cabeça pra aceitar qualquer coisa e terminar perdendo a vaga pra um nativo que tem a mesma experiencia que a gente ou abaixar demais a cabeça e ser considerado “muito bom” pra vaga :/
    abraço

    • Pedro says:

      Quando me cadastrei pra vaga estavam contratando intermediate to seniors e, pela minha experiência, seria considerado como senior, mas estava sem desenvolver de fato já há uns 2 anos e meio… O que eu respondi foi que embora tivesse experiência, eu achava que ainda precisava melhorar em alguns aspectos pare ser considerado senior. No meu caso, analisando friamente depois, eu acho que até poderia ser contratado como senior mas “errei” ao me candidatar para a vaga como sendo intermediário. Digo “errei” (entre aspas) por que foi um erro acertado, já que estava há 4 meses procurando emprego sem muitas perspectivas e esta vaga era muito boa e era exatamente o que eu tinha traçado como meta para o primeiro ano. Além disso, abriu as portas para eu conseguir o emprego que tenho hoje.

  18. Allan Pecli says:

    Pedro, boa noite, tudo bem?

    Cara… meus parabéns pelo artigo… ficou massa demais…

    Você saberia me dizer como anda o mercado de Oracle aí em Quebec? Mais precisamente com Siebel?

    Estou querendo imigrar para o Quebec e quero fazer isso o mais rápido possível…

    • Pedro says:

      Allan, cara eu não tô muito por dentro do mercado de DBA aqui não. Só acompanho mesmo a minha área que é desenvolvimento Java.

  19. Lucas says:

    Quanto tempo passou pra você conseguir o primeiro emprego, desde que começou a procurá-lo no Canadá?

  20. Rômulo Jorge Leitão says:

    Olá Pedro, há algum tempo pesquiso sobre imigração para o Canada e ainda não tinha achado seu blog. Muito claro e explicativo! Sou formado em administração de empresas e devo aplicar para o processo de québec ainda neste ano de 2014, falta apenas a prova do tcf.
    Gostaria de saber se você sabe informações sobre o mercado de trabalho de administração aí no Quebec.
    Não falo inglês fluente, neste caso, Montreal não seria uma boa opção?
    Valeria a pena juntar dinheiro para ter condições de fazer um curso de pós-graduação no québec, eles valorizam muito isso (um curso feito no canada) ou é melhor economizar esse dinheiro e já chegar tentando trabalho para ganhar experiência?
    Existe locais de hospedagem como o que você ficou, familiar, que recebam casal com um filho? Seria interessante?
    Quando se vai como estudante para depois aplicar pelo CEC ou PEQ, enquanto é estudante, os filhos podem ficar na escola, mas não se tem direito a saúde? É preciso um seguro saúde?
    Desculpa a quantidade de perguntas e muito obrigado pela atenção!

    • Pedro says:

      Rômulo, desculpa não conheço muito sobre o mercado de trabalho em Administração. Sobre você não falar inglês fluente, pode ser que isto não seja um problema (até porque tem muito quebecois que também não fala inglês fluente) e eu não tenho porque achar que Montréal não seria uma boa opção. Montréal tem metade da população do Québec e é o motor da economia provincial e uma das principais cidades do Canadá. As oportunidades aqui tendem a ser melhores do que em outras cidades da província e, em termos de custo de vida, a diferença não é tão grande assim.
      Sobre juntar dinheiro, acho que você deve juntar o máximo possível e só aqui decidir o que fazer. Não dá pra você pensar em fazer curso ou aplicar o dinheiro de outra forma sem conhecer de fato o mercado de trabalho. Cursos de pós graduação não costumam ter muita validade para o mercado de trabalho, a não ser que seja um MBA, aí a história muda. Fazer um MBA aqui pode ser um ótimo negócio, mas, de novo, é preciso tomar esta decisão estando aqui, conhecendo as coisas aqui.
      Não conheço homestays que hospedem a família inteira, mas aí também já não vale a pena, vai sair mais barato alugar um apartamento :)
      Sobre CEC e PEQ, desculpa, eu não sei o que isto significa. Sobre o visto de estudante, sim é preciso ter seguro de saúde porque saúde aqui custa caro, só pra abrir uma ficha no hospital eles cobram mais de $500. Mesmo quem vem como imigrante tem que ter seguro de saúde por 3 meses até conseguir o seguro de saúde do governo. Sobre os filhos poderem ir pra escola com este tipo de visto eu também não sei responder.
      Abraços.

  21. Jar Parizi says:

    Ola,Pedro tudo bem!
    meu marido é Policial Militar do Corpo de Bombeiros,curso de mergulho, formado em Administração de Empresas,Professor de Taekwondo,e fala ingles.Minha pergunta é!quais são as chances de conseguirmos um visto de trabalho temporario no Canada?Ele tem perfil?Obrigada aguardo a resposta!Parabéns pelo Blog

    • Pedro says:

      Olá Jar, conseguir visto de trabalho temporário eu acho muito pouco provável. Talvez pelo fato de ele ser administrador vocês até consigam fazer o processo de imigração, mas vocês teriam que fazer uma avaliação online no site do ministério de imigração do Canadá para saber as reais chances de sucesso.

    • André says:

      Ola Pedro tudo bem?
      Sou bombeiro militar aqui no Brasil, pretendo faze curso de engles.
      Gostaria de saber se meu perfil ajuda para trabalhar no Canadá?
      Um abç e obrigado.0

  22. Rômulo Augusto says:

    Olá Pedro. Primeiramente, parabéns pelo blog e por seu sucesso profissional no Canadá.
    Sou da mesma sua área: Computação! E gostaria que me tirasse algumas dúvidas, se possível.
    1. Como esta o mercado de trabalho com a tecnologia Java?
    2. Quais ferramentas (jsf, struts, spring, hibernate, banco de dados, versionadores) e metodologias (xp, scrum, rup, itil, cobit) estão sendo utilizadas nas empresas?
    3. Especialização e certificações faz muita diferença no currículo?
    4. Como é o ambiente de trabalho, com relação a equipe? O pessoal é mais ‘amigo’ ou mais ‘reservado’?

    Sucesso!

    • Pedro says:

      Rômulo, o mercado para Java tá ótimo! Não tenho do que reclamar! Sobre tecnologia, depende muito de projeto a projeto, empresa a empresa. De um modo em geral, spring e hibernate são bem utilizados. JSF e Struts não tenho utilizado nos projetos em que trabalhei. Banco tem de tudo: Oracle, MS SQL Server, MySQL, PostgreSQL. SCM ainda reina svn, git tem começado a aparecer. Metodologia ágil: scrum. Certificação faz diferença, especialização não tanto. Sobre ambiente de trabalho, em geral o pessoal é mais reservado, mas esta é uma avaliação bem pessoal. Abraços.

  23. cg says:

    Ola :) sou uma recem licenciada em enfermagem (de portugal)…. acha que tem possibilidade? como fazer ou a quem me dirigir ? obrigada :)

    • Pedro says:

      Catia, você tem que conhecer os passos para poder imigrar para o Canadá, decidir qual província você irá morar, ver como é o processo para legalizar a sua profissão naquela província. Isto aí já é um começo para você conseguir se preparar.

  24. Everton Farias says:

    Olá Pedro, tenho feito algumas pesquisas nos ultimos dias relacionadas a mudar para o canada, tenho entre 6 e 7 anos de experiencia em desenvolvimento aqui no Brasil, já trabalhei dois anos para uma multinacional europeia e atualmente estou trabalhando em um projeto para uma gigante sul-coreana. Achei interessante quando voce falou que não podemos nos desvalorizar e fiquei na duvida, caso me mude pra i, qual seria a minha posição no mercado com a experiencia que tenho, de 6 a 7 anos daria pra ser um senior ou ainda estaria no nivel intermediario? Me passa o teu gtalk pra a gente trocar uma idéia

    • Pedro says:

      Fala Everton, com 6 a 7 anos da pra conseguir uma colocação como Senior aqui. Claro, depende de como você vai se sair em entrevistas e testes, mas a média é essa. Eu não uso gtalk já faz um bom tempo :(

  25. Olá, Pedro. Tudo bem?
    Meu marido e eu decidimos ir morar no Canadá. Mas quanto mais pesquisas faço, mais difícil eu vejo a realização do nosso sonho. Nós realmente queremos ir, mais que isso, nós iremos. O problema é que não fazemos ideia de como. Meu marido é ténico em TI, sua especialidade é hardware, redes e discadores e eu sou formada em Letras – Espanhol. Estamos aprendendo inglês e nos demos 1 ano para aprender e juntar dinheiro para a viagem.
    Mas a questão é: qual a melhor forma de se chegar ao Canadá?
    O que vc nos diria, tendo em vista que não temos muito dinheiro, nem muitas qualificações (neste 1 ano de preparação faremos mais cursos)?

    • Pedro says:

      Analy, vocês já se informaram sobre o processo de imigração no site do governo? Tem que ver se seu marido se qualifica como requerente principal, de acordo com a profissão dele (e também conhecimento de inglês). De quando eu fiz o processo pra cá muita coisa mudou. O governo agora exige uma prova de inglês tipo (IELTS), além do mais a profissão do requerente principal tem que estar na lista de profissões com demanda. Recentemente tenho lido nos jornais aqui que o governo está lançando um novo tipo de imigração chamado Express Entry mas eu não parei ainda pra ler como funciona. Vocês precisam ver isso, tem que fazer o teste online para ver as reais chances de serem aceitas pelo processo. Sobre a sua pergunta: a melhor forma de vir pro Canadá é com tudo legalizado, tendo feito o processo de imigração para chegar aqui e ser apto a trabalhar. Vir como ilegal é dar um tiro no pé.

  26. Pedro, obrigada pela resposta!
    Eu andei fazendo mais algumas pesquisas e vi que uma das formas de ir é através de um college, as são muito caros. Você saberia dizer como funcionam os colleges gratuitos?
    Outra pergunta: caso consigamos dinheiro pra pagar um college para o meu marido, eu como esposa posso entrar com um visto de trabalho ou algo assim?
    E sobre os processos de imigração, estou vendo as formas de se fazer isso :)

    • Pedro says:

      Analy até onde eu saiba não existe college gratuito. E, mesmo se existisse, acho muito difícil que fosse também gratuito para estudantes internacionais… Sobre a segunda pergunta, acho que existe esta possibilidade sim.

  27. Elton says:

    E ai pedro Blz?

    Uma coisa me chamou a atençao foi a sua assiduidade e vontade em responder as perguntas coisas que a maioria dos bloggers nao faz depois de um certo tempo! entao sigo…

    Eu venho pesquisando desde o meio deste ano sobre imigraçao no site e em outros foruns, tanto para o canada quanto para outros paises com irlanda e finlandia mas enfim, bom ir para o canada é o meu principal objetivo! eu sou formado em Técnico em logistica e experiencia de 6 anos na CLT em controle de estoque e correlatos da area, porem tambem sou formado em TécInico em informatica com experiencia de 6 anos porem sem carteira assinada! Atualmente estou na faculdade de Ciencia da computaçao no primeiro semestre ainda, engatinhando… Falo ingles fluente, tenho bom espanhol e Estudo Mandarim e italiano ,os idiomas sao meus hobbies! sei que depois de formado terei chance no mercado de trabalho! mas gostaria de saber mesmo sobre a quantia de $ a ser levado para me virar pelo menos por um ano procurando emprego.
    desde já agradeço!

    • Pedro says:

      Elton, idealmente $1500 por mês da pra viver tranquilo. Claro que cada caso é um caso, varia muito com o estilo de vida de cada um. Eu por exemplo gastava menos que isso enquanto eu ainda estava procurando emprego aqui, mas eu segurava a minha onda.

  28. adria kallynny de almeida maia says:

    Olá querido Pedro!!!
    Bom gostaria de saber sinceramente sua opinião sobre minhas condições para imigrar…
    Sou casada e tenho três filhos, meu marido é especializado na área de construção civil como operador de máquinas pesadas e eu estou me especializando em um curso técnico em petróleo e gás. Bom nossa maior vontade mesmo é estar podendo oferecer educação de qualidade a nossos filhos que aqui trabalhando nessas áreas dificilmente poderíamos oferecer… ah esqueci de comentar falamos o inglês.. Beijos e obrigada pela grande ajuda desde já!!!

  29. Sah Veiga says:

    Olá Pedro!

    Estou achando seu blog muito legal!
    Estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se pode me ajudar. Poderia me contatar por e-mail?

    Obrigada! :)

  30. Daniele says:

    Ola Pedro !
    Meu marido trabalha na IBM area de TI e estamos nos preparando para dar entrada no processo de imigração. Atualmente fazendo o frances e estamos tirando o certificado do IELTS. Vamos tentar a imigracao pelo processo novo de 2015 federal, mas eu tenho lido muito sobre montreal e parece ser uma cidade gostosa de viver.
    Sabe me dizer se todas as empresas da provincia do Quebec pedem o frances para trabalho?

    obrigada
    daniele

    • Pedro says:

      Daniele, não nem todas a empresas pedem francês para o trabalho, mas isto só em Montreal. Fora daqui a realidade é bem diferente. E mesmo se você conseguir emprego sem falar uma palavra de francês, mesmo assim é interessante falar o idioma. Sobre Montreal ser um lugar bastante gostoso de viver, sim é. Mas com tanta coisa negativa acontecendo por aqui eu não tenho aconselhado ninguém mais a vir pra cá.

  31. Ângelo Sette da Silva says:

    Oi Pedro, desde que descobri seu blog estou lendo todos os posts, muito bom e informativo.
    Eu tenho muito interesse em trocar o Brasil pelo Canadá também, tenho 19 anos, trabalho como programador desde os 17 e provavelmente irei me formar até os 22 anos em Sistemas de informação. Também tenho inglês fluente. Na província de Quebec é necessário ter o francês para ter mais chances de emprego? Li atualmente que a província de Quebec está precisando de pessoas em TI, tu acha que tem como adiantar os processo de emprego aqui do Brasil, mandando CV e tal?
    Desde já agradeço.
    Abraço.

    • Pedro says:

      Angelo, pra imigrar pro Quebec precisa falar francês nível avançado. Tem que fazer certificação pra atestar seus conhecimentos. Conseguir emprego daí do Brasil não é impossível mas também não é fácil.

  32. Klebdon says:

    Olá, sou klebson e me formo em odontologia em 2017. Minha esposa tem mestrado em enfermagem. Tenho 31 anos e ela 27. Quais as chances de nos inserirmos no mercado de trabalho no Canadá e sermos escolhidos como imigrantes?
    Abraço!

    • Pedro says:

      As chances de conseguir imigrar são altas, visto que sua esposa é formada em enfermagem. As chances dela são muito maiores que as suas, vou ser bem honesto. No caso dela, ela vai passar pela Ordem que deve mandar ela complementar os estudos antes de fazer o exame da ordem e depois tá apta a trabalhar. No seu caso, muito provavelmente terá que fazer faculdade de novo. Mas isso só a ordem pra dizer o que exatamente você tem que fazer.

  33. Oi Pedro tudo bem?
    Gostaria de saber quanto seria uma média salarial para um Tester Senior(8 anos de experiência)? Tem demanda?
    Obrigado.

  34. rodrigo luiz says:

    Ola, gostaria de saber sobre ser policial ae no Canada.
    Aqui no Brasil sou policial militar a quase 4 anos, porem meu sonho sempre foi ser um policial canadense, como poderia conseguir realizar este sonho.
    Aguardo retorno.
    Me informe, pois ja tentei falar com varios blogueiros e site ,mas ate hoje n consegui uma resposta de fato.
    Me ajude a realizar meu sonho.

    • Pedro says:

      Rodrigo, até onde eu sei tem um brasileiro que é policial em uma cidade de Ontario e ele fez um vídeo ou foi uma entrevista com alguém, não me lembro agora, explicando o que ele precisou fazer para ser policial aqui. Eu conheço uma policial aqui em Montreal e ela me explicou que no caso dela o processo foi o seguinte: ela precisou fazer um curso específico para ser policial, depois disso fez um concurso onde foi aprovada e depois começou a trabalhar. Eu não sei todos os detalhes, não sei se por exemplo ela passou por formação específica depois de ter sido aprovada no concurso… mas a grosso modo é isso aí. A titulo de informação, aqui no canadá o equivalente da policia civil é o serviço de polícia de cada cidade. Depois tem uma polícia a nível provincial e tem a RCMP (polícia montada) que é o equivalente da policia federal.

      • Mateus says:

        Olá Pedro. Estou no começo do planejamento para imigração e meu plano é fazer um college de Police Foundations ou Firefighter. Teria como tu conseguir o link desse vídeo que tu mencionou do brasileiro que é policial em Ontario para que eu possa entrar em contato com ele e me informar com mais detalhes?
        Desde já, muito obrigado.

  35. Pereira says:

    Conheci teu blog e curti bastante o modo diréto e simples como conta sobre sua jornada e as dicas.
    Gostaria de saber se as empresas no Canadâ possuem serviços de Bomeiros próprios ou esse cargo so existe nas empresas Brasileiras?

    • Pedro says:

      Pereira, não faço a mínima ideia. Pelas empresas que passei não vi nada parecido, até porque o serviço de bombeiros das cidades costuma ser rápido e eficiente.

  36. Vanessa says:

    Olá Pedro, tudo bem?
    Eu e meu marido estamos pensando em imigrar para o Canadá. Eu tenho inglês avançado e farei a prova do IELTS, meu marido está estudando o inglês e por causa disse ele irá para fazer o curso de línguas.
    A minha dúvida é, eu sou formada em matemática e tenho mestrado na área e leciono, já meu marido é formado em administração e trabalha na área de finanças e como ele ainda está aprendendo inglês resolvemos tentar o visto por mim, só que não sabemos nada sobre emprego para professores. Por causa disso, estou pensando em começar do zero e fazer um college em Bussines – Finance. No nosso caso, começar do zero seria um tiro no pé? Seria melhor procurar na área de professora?
    Obrigada

    • Pedro says:

      Vanessa, fazer college na minha opinião é o último recurso. Acho que você poderia passar pra um MBA ou algo parecido. Trabalhar como professor, pelo menos aqui no Quebec, é bem complicado: primeiro você tem que ter francês fluente, validar seu diploma, fazer um teste de francês, depois fazer um outro teste para obter a licença de professor – isto que te falo é baseado em experiência de um amigo professor. Área de finanças, no caso do seu marido, ele vai precisar fazer cursos e obter certificações para poder trabalhar. Mas antes de tudo isso, vocês precisam imigrar. Sinceramente eu não sei como anda o processo, vocês primeiro tem que ver se conseguem imigrar, com a profissão / experiência de vocês.

  37. emerson novaes says:

    Olá Bom dia, sou policial Militar em São Pauloe gostaria muito de ser policial no Canadá, mas para nós brasileiros a maior dúvida é com relação ao Visto de Permanência. Pois para quem assim como eu não conheço nada e nem ninguém no Canadá,como conseguiria um visto permanente no Canada para assim conseguir o primeiro passo para me candidatar a uma Vaga como policial? existe algum estado que de alguma facilidade para quem é imigrante, por exemplo alojamento, nos quarteis brasileiro(Até nas forças armadas), temos alojamentos para os que moram em outros estados, isso acontece por lá? O Canadá é um pais que fala francês e inglês, para conseguir o visto é exigido fluência em qual idioma?, existe idade limite? Qual seria o primeiro passo para o brasileiro que quer ser policial no Canadá, me desculpe por tantas indagações é que para quem esta de fora nós ficamos sem um norte ou por onde começa.
    Desde já agradeço a imensa atenção

    • Pedro says:

      Emerson, todas (ou quase todas as suas perguntas) estão no site do Ministério de Imigração do Canada. Recomendo fortemente que você dê uma lida lá… No seu caso, para ser policial, você precisaria: 1- Se tornar residente permanente; 2- Dependendo da Província / Cidade que você for morar, procurar saber qual é o processo para se tornar policial. Segundo uma conhecida, que é policial, ela teve que: fazer um college, depois um concurso, depois curso de formação. Sobre a questão de alojamentos eu não faço a mínima idéia. Finalizando, sobre o visto: vai precisar uma certa fluência ou em Ingles ou em Frances e idade faz diferença (max 35 anos)

  38. Carlos Jr says:

    Olá Pedro, como vai?

    Em minhas pesquisas acabei localizando seu blog e comecei a ler, onde me identifiquei bastante com algumas histórias. Pois bem, atualmente sou formado em Administração, com ênfase em Gestão de Projets e ainda certificado em Six Sigma Yellow Belt, meu inglês ainda esta intermediário, porém irei fazer um intercambio este ano para Toronto. Tenho Muita vontade de trocar o Brasil pelo Canadá, pois creio que poderei dar uma Vida melhor para minha família.
    Sendo assim, você poderia me informar como esta o processo de imigração atualmente e quais as reais oportunidades de trabalho que um administrator como EU tem no Canadá? Outra informação tenho 34 anos, dois filhos e sou casado e ainda tenho 10 anos de experiência na área de serviços.

    Grande abraço e parabéns pelo Blog.

    • Pedro says:

      Carlos, eu não tenho acompanhado mais o processo… de quando que apliquei (2007) pra cá muita coisa mudou e já não tenho mais tempo pra me atualizar – o próprio blog é uma prova disso, olha só quando estou respondendo a sua mensagem… Quando eu imigrei, bastava ter o mínimo de pontos que estava dentro. Agora não, você entra no processo e vai somando pontos de acordo com alguns critérios e esta concorrendo de igual pra igual com todo mundo. Quem tiver os maiores pontos vai pro topo da fila e vai sendo chamado pelo Governo para aplicar. Existe uma quantidade máxima de imigrantes aceitas por ano, e, se não me falha a memória, existe também um limite por profissão. Existem também processos por províncias, o mais famoso é o do Quebec, que foi o que eu fiz, mas tem que falar francês. O seu perfil (idade, estado civil, filhos) é ideal, mas como agora a coisa é por pontos, só estando dentro pra saber.

  39. Gabriela says:

    Pedro poderia me dizer se área de redes ai esta em alta? Poderia me dar umas dicas por e-mail? Tenho apenas 19 anos, estou no 3° semestre de TADS, e pretendo passar um tempo por ai..

    • Pedro says:

      Gabriela, tem oportunidades na área de redes, mas é preciso saber exatamente em que você está interessada. Eu te mandei um email, você pode responde-lo com suas perguntas.

  40. Augusto says:

    Olá Pedro, tudo bem?

    Minha filha está decidida a migrar para Toronto. Deseja fazer um College de Paralegal, pois é formada em direito com Pós Graduação. Pagarei o primeiro ano do College, mas desejo saber se, como Policial Federal há 18 anos, posso entrar como garantidor das despesas da minha filha nesses dois anos de curso e quais são as reais chances para que ela tenha êxito.

    • Pedro says:

      Ola Augusto, acho que não tem problema algum. Sobre as reais chances vou ser bem sincero, é atirar no escuro. Tenho visto muita gente vindo pra cá como estudante e tentar depois obter a residência. Pode ser que dê certo, mas o mais garantido mesmo é fazer o processo de imigração como eu fiz. Abraços.

  41. Assis Holanda says:

    Pedro bom dia, cara estou decidido a imigrar para O Canada, sou formado em. Análise e Desenvolvimento de sistemas e tenho experiência na área aqui no Brasil. Gostaria de saber de vc qual o caminho mais certo, embora demorado, pra iniciar o processo de imigracao. Falo do caminho mais certo pq hj sou concursado aqui no Brasil, e gostaria de abrir mão disso mas com boas chances de a certo o processo de imigracao. Qual o caminho mais certo e por onde começo?
    Obrigado desde já.

    • Pedro says:

      Assis, primeira coisa é conhecer o processo. Em resumo existem dois principais: Federal (Express Entry) e Provincial (Quebec). Outras províncias também oferecem alternativas. Atualmente tem muita gente vindo pra cá pra fazer um college e depois tentar um visto de imigrante, mas eu acho que isso é arriscado e caro. O melhor seria realmente tentar o visto de residente permanente estando aí no Brasil. Veja qual processo você vai fazer, conheça as regras, veja se você já tem os requisitos em termos de conhecimento dos idiomas (francês ou ingles), experiência profissional, idade, etc e vá correndo atrás do que falta. Lembre que o processo pode demorar uns anos, tem que manter o foco durante este tempo.

  42. Milena Fonseca gaidex says:

    Olá Pedro, sou enfermeira pós graduada em UTI e Obstetrícia e meu marido é policial militar e temos um casal de filhos.
    Gostaria de saber o custo de vida no Canadá e o mercado de trabalho para nós.
    Estamos interessados em ir para lá.
    Grata.

    • Pedro says:

      Aqui no meu blog tem um post (não tão atual) sobre o custo de vida aqui em Montreal, que é onde vivo. Você sendo enfermeira tem grandes chances de conseguir vir pra cá. Seu marido, no entanto, se quiser trabalhar como policial vai ter que voltar pra escola, fazer concurso, etc.

      • Boa noite Pedro, gostei muito do seu blog, vc é bem claro nas respostas e costuma incentivar as pessoas.
        Meu nome é Edilson sou policial e falo inglês, minha escrita que é deficiente mais nada que um curso e interesse próprio não possa resolver.
        Por acaso vc tem alguma postagem sobre como faço para ser policial aí no Canadá?
        Trabalho numa área específica fazendo perícia.
        Será que vc consegue algo para sanar minhas dúvidas, pois pretendo ir para aí e levar minha família inteira.Tambem queria saber mais um pouco do clima se é aquele frio seco ou úmido.

        • Pedro says:

          Edilson, infelizmente eu não sei muito sobre como ser policial aqui no Canadá, eu sei que tem um brasileiro em Ontario que conseguiu, tem até um vídeo dele no youtube (se não me engano) comentando sobre isso… Sobre o clima, tem de tudo: frio e seco, frio e úmido, e, quando eu digo frio, é frio pra caramba, como você nunca imaginou. Mas o frio é o menor dos problemas, eu diria.

  43. Marcela says:

    Olá Pedro, gostei muito de seus comentários sobre o Canadá e iniciei essa procura a pouco tempo sobre morar em outro país. Perdi as esperanças com o Brasil, porém tenho um emprego estável aqui no serviço público, mas mesmo com toda essa estabilidade ainda assim penso em poder ter filhos em um país com leis mais consistentes e justas e menos corrupto.
    Gostaria muito de trocar ideia sobre o procedimento de residência permanente e pedido de cidadania no Canadá, e também como funciona o sistema de saúde e aposentaria daí.
    Tudo de bom!

Leave a Reply