Timeline do Processo de Imigração para o Canadá

Segue abaixo o Timeline do meu processo de Imigração para o Canadá:

  1. 08/08/2007 – Início do Processo: Envio do Dossiê para o Escritório do Québec, em Buenos Aires;
  2. 15/04/2008 – Entrevista no Escritório do Québec em São Paulo (251 dias);
  3. 06/06/2008 – Envio dos formulários ao Consulado do Canadá em São Paulo (58 dias);
  4. 15/06/2008 – Início do processo Federal (3 dias);
  5. 19/06/2008 – Processo apareceu no e-CAS (4 dias);
  6. 02/02/2009 – Solicitação dos exames médicos (228 dias);
  7. 12/02/2009 – Envio dos exames médicos (10 dias);
  8. 06/03/2009 – Solicitação do passaporte (22 dias);
  9. 09/03/2009 – Envio do passaporte (3 dias);
  10. 19/03/2009 – Recebimento do passaporte com o visto (9 dias).
Gráfico 1 - Total de dias gastos

Gráfico 1 - Total de dias gastos

Foram gastos, ao todo, 588 dias com todo o processo, o que eu posso dizer com franqueza: foi um processo muito demorado, se comparado com outros processos.

A demora entre algumas etapas é até justificada. Primeiro, houve a mudança do escritório do Québec, que ficava antes em Buenos Aires, para São Paulo. Esta mudança já causou um impacto na transição da primeira para segunda etapa.

Gráfico 2 - Dias gastos por etapa

Gráfico 2 - Dias gastos por etapa

Entre o término do processo do Québec e o início do processo federal houve um gasto excessivo de tempo preparando a documentação para o Consulado. Ja no processo federal, somente em Dezembro / 2008 soube que estavam faltando as certidões de Antecedentes Criminais dos estados da BA e PE, estados que eu morei antes de vir para Brasília. Perdi um mês pra providenciar esta documentação.

Poderia facilmente ter economizado cerca de 90 dias se já tivesse preparado o processo federal enquanto aguardava a entrevista no escritório do Québec e se tivesse atento à toda documentação exigida. Fica então a dica para quem está começando o processo: Se adiante!

28 responses to “Timeline do Processo de Imigração para o Canadá”

  1. Alexandre says:

    Prezado Pedro,

    Parabéns pelas informações postadas. Você disse que podia ter economizado uns 90 dias se já tivesse preparado a documentação. Sou novo no assunto e gostaria de saber qual seria esta documentação que pode ser antecipada visto que alguns dos documentos, tais como certdão de antecedentes, possui prazo de validade.

    • Pedro says:

      Bom, no meu caso demorei porque só comecei a preparar a documentação para o processo federal depois que eu tinha passado pela entrevista no escritório de imigração do Québec. Se eu já tivesse preenchido todos os formulários, tirado as fotos, ou seja, deixasse tudo pronto pra ja encaminhar logo após ter recebido meu CSQ eu teria economizado tempo. No meu caso, perdi mais de um mês porque não sabia que tinha que enviar os antecedentes criminais (polícia civil) dos estados que eu morei antes do DF. Só depois que eu o processo já estava correndo que recebi uma correspondência do consulado solicitando que eu enviasse estes documentos. Então tudo isso impactou na demora do meu processo.

  2. Ricardo says:

    Fala Pedro, blz??? ja ta no canada ??? me responde uma coisa…. por onde eu comeco tudo ??? é um processo seguro fazer isso de imigracao ???? e o que eh csq ??? abraocs

  3. Pedro says:

    Olá Ricardo, tudo tranquilo. Ainda não estou no canadá, tô indo pra lá no final do mês. CSQ é o Certificado de Seleção do Québec (Certificat de Séletion du Québec), ou seja, é um documento que você recebe do Governo do Québec atestando que você cumpriu todos os requisitos para ser um imigrante para aquela província. Dá uma olhada em: http://www.pedrosilva.com.br/blog/?p=4 pra saber mais sobre o processo. Depois assiste a este vídeo: http://www.pedrosilva.com.br/blog/?p=9.

  4. Wesley says:

    Caro Pedro, pelo que você disse, você morou no DF, em que lugar você fez o curso de francês (se tiver sido aqui no DF)? Poderia me indicar o melhor local para fazer um curso por aqui (também moro no DF)?

  5. Wesley says:

    Olá Pedro.
    Bem consultei o site da Aliança e olhei na tabela de preços 10 horas por semestre. Ou seja para eu completar 150 horas lá se vão 15 semestres é isso? ou olhei o curso errado? tem algum curso que tenha mais horas por semestre? se possível poderia postar o link da página já do curso? Agradeço. e Boa sorte para você também.

    • Pedro says:

      Wesley, esta carga horária é semanal. No curso regular você estuda 4 horas por semana, totalizando 64 horas por semestre. Fazendo o regular você precisaria de 3 semestres para completar as 150h. Foi o que eu fiz, mas tem sempre cursos de verão ou de inverno que é intensivo e você faz um semestre em um mês. Tem também estes cursos de 10h por semana que você faz 3 semestres em um. Dá uma chegadinha lá na Aliança e Francesa pra obter mais informações. Abraços.

  6. fabricio says:

    Pedro, vc ja esta no Canada?
    Poderia me mandar umas respostas por email?
    Grato
    Fabricio
    email: fabricio_feijo@ig.com.br

  7. Paula says:

    Oi tudo bem? Voce ja esta no canada? Como resolveu moradia? Foi daqui do brasil? Alugou algum ap por algum site? Ja fiz meu exame e estamos aguardando retorno dos proximos passos…e quanto aos beneficios dados aos imigrantes, quando podemos solicitá-los e como fazer?
    Paula

    • Pedro says:

      Oi Paula,

      Já estou no Canadá mas ainda não aluguei um apartamento. Optei por morar num homestay por ser prático. É caro ($ 700.00 por mês) mas aqui é tudo incluso: Alimentação: café da manhã, almoço e janta; Telefone, Internet e Tv a cabo. Não gasto com mais nada.

      Um site bastante popular para consultar aluguel de apartamentos aqui é o http://www.kijiji.ca, dá uma olhada pra já ir se habituando.

      Quando você chegar aqui você vai precisar passar por algumas etapas: Palestra de informação aos imigrantes, meeting com um conselheiro de imigração, curso para se adaptar ao mercado de trabalho québécois, providenciar o numéro d’assurance sociale, carte d’assurance maladie (essa é mais complicada), dentre outras coisas. Ja passei por tudo isso, ainda falta tirar carteira de motorista e fazer equivalência dos estudos, mas tô planejando fazer isso depois que tiver empregado.

      Dica, se não tiver conta no HSBC ai no Brasil abra logo uma e informe ao gerente que você irá transferir esta conta pro canadá. Isso vai te ajudar a ter histórico de crédito aqui. Converse com o gerente e veja o que você precisa fazer depois que vier pra cá pra transferir a conta.

  8. Paulo Ignacio says:

    Pedro,

    há dois anos atrás me interessei muito em ir para o canadá mais acabei me decepicionando com algumas informações que fui obtendo, inclusive era pra ir para Quebec mais acabei na Nova Zelândia de onde cheguei faz 6 meses. Tenho muitas dúvidas e gostaria de saber em que podes me ajudar. Sou bacharel em adm e tenho mba em marketing, sempre trabalhei com vendas (gerente comercial) ou banco. Tenho chances? respondi aquele questionário mais só consegui 65 ptos.

    Atenciosamente,
    Paulo Ignacio

    • Pedro says:

      Paulo, desculpa a demora em responder. Tempo tá escasso aqui :) Olha só, acho que você tem bastante chance sim, agora pra exercer sua profissão como administrador é preciso fazer parte da Ordem. Trabalho com vendas ou serviço à clientela você vai encontrar fácil aqui, agora é preciso ter um bom domínio do francês e do inglês (se você planeja morar em Montréal).

      Apaguei seu email daqui, mas vou te adicionar no msn.

      Abraços.

  9. Luciana says:

    Olá Pedro,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo site e pela boa vontade em ajudar as pessoas com suas dicas!

    Tenho interesse em migrar para Quebec, estou no limite da idade já tenho 35 anos e minha formação é em Marketing (graduação e pós), tenho inglês avançado e vou começar o frances!

    Dúvidas:
    1) Será que rola com o meu perfil?
    2) Vale a pena entrar com o processo simultaneamente com o frances (já que a entrevista pode demorar)?

    Abs e Obrigada,

    • Pedro says:

      Oi Luciana, o fator idade é um agravante mas não custa nada tentar. Se puder fazer um intensivo de francês só pra garantir o nível básico, que é exigido, faça. Fazer o processo sem o mínimo de francês é arriscado pois ele pode ser negado logo de cara e aí você vai ter que fazer de novo quando já tiver todos os requisitos.

  10. graciella says:

    oii qual nivel basico isigido na intrevista e para cossegui a imigração??? eu me escrevi pra palestra mais ta demaorando muito me reponderem é sempre assim …

    • Pedro says:

      Graciella, o nível básico exigido corresponde a 150h de francês estudadas. Como a procura está muito grande, é possível que demorem a responder. As vezes é assim mesmo.

      Abraços.

  11. Diego says:

    Boa tarde Pedro beleza ?
    eu tenho 18 anos to procurando alguma profissão para me graduar
    e tentar ir embora pro Canadá, vc sabe me dizer alguma profissão que seria mais fácil de arruma emprego aí no canadá ?

  12. Paulinha says:

    Oi Pedro, eu não consigo checar se meu processo apareceu ou não no e-CAS. O processo pra Quebec pode ser acompanhado por lá? Nenhum número de documento que coloco lá me dá acesso. Qual é o documento necessário? O CSQ tem dois números. Obrigada desde já.

    • Pedro says:

      Paulinha, você só vai poder acompanhar no e-CAS quando você tiver o Número do Cliente (Client ID). Este número aparece nas correspondências enviadas pelo Consulado do Canadá, com respeito ao seu processo. Você já recebeu alguma correspondência do Consulado? O CSQ não serve para isso, porque o CSQ já é o fim do processo do Québec (e que não tem nada a ver com o processo federal).

      • Paulinha says:

        Eu nunca recebi nenhuma correspondência do Consulado e como o processo federal tá muito demorado e eles informaram que não estarão enviando respostas de recebimento de documentação para não tornar o processo ainda mais lento, então vi aqui no seu blog que vc o acompanhou no e-CAS e fui ver tb. Mas muito obrigada mesmo assim.

        • Pedro says:

          Então, você só vai poder acompanhar quando souber o seu Client ID. Eu fiquei sabendo que o processo federal tá demorando 14 meses… e eu que achava o meu demorado… Agora, o e-CAS não diz muita coisa não, na maior parte do tempo seu processo vai ficar “In progress” e só isso. Eles não dão detalhes, tipo: o que eles estão analizando do seu processo, ou quem está analizando, ou quando vão pedir os exames médicos… É meio frustrante.

          Neste momento, tenha muita paciência para não enlouquecer e aproveite para curtir um pouco mais a família, tentar juntar mais dinheiro e ir se aperfeiçoando no francês e/ou inglês, Boa sorte!

          • Paulinha says:

            Pois é, o processo federal tá demorando mesmo e por isso quis ver se aparecia alguma coisa no e-CAS, mas como vc disse que é meio frustrante, então deixa quieto rsrsrsrs. Eu tô tendo paciência, mas vc sabe que é difícil, não é?! E enquanto isso tô estudando. De todo jeito, muito obrigada.

  13. sharlene says:

    Bom dia,
    não sei se saberá responder. Meu marido é canadense. Nos casamos há mais de 02 anos no Brasil e estamos morando aqui mas queremos ir morar no Canadá. Sabe se mesmo assim é melhor fazer o processo no Brasil do que no Canada, mesmo ele sendo canadense.
    Muito bom seu blog. E parabéns pela conquista! Demorou mas saiu!

    • Pedro says:

      Sharlene, no seu caso eu não sei como proceder. Por certo deve existir alguma opção para se fazer o processo com ambos aí no Brasil. O melhor é o seu marido se informar com o consulado do Canadá aí no Brasil.

Leave a Reply