2 responses to “Vídeo: Brasileiros no Québec”

  1. Carlos says:

    Oi, Pedro.

    Recém recebi meu CSQ. Sou brasileiro (carioca). Minha carteira de identidade é do Rio de Janeiro e moro atualmente na Argentina, só que eu já morei no Rio, em São Paulo, no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Brasília.

    Estou preocupado porque fiquei sabendo que tenho que ir a todos esses estados, um por um, para solicitar antecedentes criminais estaduais. Sei que você teve o mesmo problema de ter que ir aos estados em que já morou antes. Eles caducam depois de três meses, mesmo eu já não morando mais nesses lugares? Eu estou trabalhando aqui na Argentina, não posso ficar andando meio Brasil!!

    Abraços,

    Carlos Rocha.

    • Pedro says:

      Carlos,

      Só pra esclarecer, você precisa apresentar antecedentes criminais de todos os lugares onde você morou à partir de quando você fez 18 anos. Qualquer lugar que você morou antes disso você pode descartar.

      Os certificados valem por 90 dias, em geral. Pro consulado conta 90 dias entre você ter emitido o certificado e ter enviado pra lá. Se lá no consulado eles demorarem 1 ano para examinar seu processo ai é problema deles, não seu :)

      Como você está na argentina, você pode ir no consulado brasileiro aí e emitir uma procuração para alguém de confiança sua e que more nos referidos estados (ou que tenha disponibilidade para ir em cada um deles) para que esta pessoa providencie os antecedentes pra você. Vale lembrar que além da procuração, você também tem que enviar cópia da sua identidade e/ou cpf.

      Não se esqueça de providenciar também os documentos equivalentes argentinos. No site da imigração canadá deve ter uma lista.

      Abraços.

Leave a Reply