Emprego no Québec: À procura de mão de obra qualificada

Apesar dos efeitos da crise econômica que atenuaram temporariamente os problemas de escassez de mão de obra, as empresas se vêem novamente com este problema, é o que conclui um estudo da Federação de Câmaras de Comércio do Québec (FCCQ).

Emploi Québec

Emploi Québec

As dificuldades de recrutamento e de retenção da mão de obra se agravaram.

…O Québec registrou uma progressão de 125 300 empregos entre setembro de 2009 e setembro 2010, A taxa de desemprego era de 7,7% em setembro do ano passado. Nós recuperamos os empregos perdidos durante a crise financeira e a disponibilidade de mão de obra qualificada volta a ser um problema de primeira ordem às empresas…

explica Françoise Bertrand, presidente e diretora geral da Federação de Câmaras de Comércio do Québec.

Para chegar a esta conclusão, a FCCQ conversou com 950 pessoas do mundo dos negócios, entre novembro de 2008 e junho de 2010.

A FCCQ analisou a maneira em que as empresas do Québec se adaptam à escassez de mão de obra e como elas se preparam. Ela também observou o impacto das mudanças feitas pelo governo para satisfazer a demanda de empresários e trabalhadores.

Pontos em destaque:

  • A demanda intensiva de melhores empregados custa às empresas, por ano, centenas de milhões de dólares.
  • Os empresários devem fazer importantes concessões sobre a qualificação e experiência das pessoas que eles recrutam. As empresas compensam com formação interna.
  • Apesar do contexto de escassez, as empresas, em geral, não aumentaram o investimento em treinamento de seus empregados.
  • Apesar dos esforços do governo, existe ainda uma deficiência em relação à uma formação adaptada às necessidades do mercado de trabalho e a imigração.

A porcentagem de empresas com escassez de mão de obra é de 51% para os atacadistas e distribuidores, 67% para empresas do ramo de serviços e 75% para indústrias. O problema afeta 58% das empresas na área da região metropolitana de Montréal e 77% das empresas situadas fora da métropole.

Uma possível solução, de acordo com o estudo, reside nos próprios empregadores.

…As empresas e os sindicatos devem ser mais flexíveis na organização do trabalho e investir na retenção de seus funcionários. Eles também devem procurar o apoio de instituições de ensino e investir em formação. Nas áreas urbanas, eles devem se interessar mais no trabalho de imigrantes e de trabalhadores temporários…

diz Françoise Bertrand.

Além disso, a Federação constata que a rede de centros de formação profissional e os cegeps devem contribuir mais no sentido de oferecer formação in loco.

Quanto à imigração, a Federação considera que as regiões pondem contar com os imigrantes, mas apenas à título de trabalhadores temporários.

O desafio reside na melhoria do processo de seleção de imigrantes. De acordo com o Auditor Geral do Québec, apenas 9% dos imigrantes selecionados pela província satisfazem o critério de formação em demanda do mercado de trabalho.

Nota: Este post é uma livre tradução de uma matéria publicada no site da Radio-Canada, que você pode conferir clicando em: http://www.radio-canada.ca/nouvelles/Economie/2010/11/04/007-penurie-emploi.shtml

4 responses to “Emprego no Québec: À procura de mão de obra qualificada”

  1. Danny says:

    Olá Pedro,

    Estou me preparando para imigrar daqui um ano mais ou menos, e essa matéria me deixa com um sentimento misto de preocupação com otimismo.

    Minha área é desenvolvimento de games, e Québec parece lugar promissor, porém não consigo perceber com clareza como anda o mercado de trabalho nessa área por aí, vejo bastante pessoas falando coisas boas, mas quando procuro por empregos não me parece que a demanda seja grande (digo comparando com empregos na área de TI em geral).

    E o que me preocupa realmente é o último paragráfo, onde diz que apenas 9% dos imigrantes selecionados satisfazem o critério de formação em demanda no mercado de trabalho. Existe alguma indicação de que isso pode afetar o processo de imigração como a curto/médio prazo? Qual sua opnião sobre esse último paragráfo?

    Obrigado e parabéns pelo blog!

    • Pedro says:

      Isso já afeta o processo de imigração. Não sei se você sabe, mas o processo Federal agora já tem limitação de 20 mil imigrantes por ano, com no máximo 1000 imigrantes por profissão em demanda, de uma lista de 29 profissões em demanda. Felizmente, o processo pelo Québec ainda não tem esta limitação, mas isto não quer dizer que todo imigrante (de todas as áreas) vão ter vida fácil aqui.

      Na área de TI, a realidade ainda é muito boa e falando especificamente na sua área (desenvolvimento de jogos) tem sim muita oportunidade. Ano passado a Ubisoft tava contratando “like crazy” como escutei aqui. A EA também mantém equipes de desenvolvimento aqui em Montréal e existem outras, como por exemplo, que desenvolvem jogos e apps para iPhone. A cidade tem um projeto que incentiva empresas de TI, sobretudo de desenvolvimento de jogos, para que se instalem e gerem emprego aqui.

      Eu acho que tá tranquilo pra você, dê uma procurada melhor que você vai encontrar alguma coisa interessante.

  2. Nanda says:

    Pedro,

    Parabéns pelo blog! É bastante esclarecedor e nos ajuda muito a entender diversos pontos sobre o processo de imigração, o lugar, etc. Muito bom mesmo! =)
    Gostaria de algumas informações específicas quanto à formação acadêmica e mercado de trabalho no Quebec. Há algum email para que eu possa me comunicar com você? Eu e meu namorado desejamos começar o processo ano que vem, porque vamos começar a estudar francês no meio deste ano.

    Desde já, obrigada!!

Leave a Reply