Desmistificando o sistema de pontos do processo de imigração

Olá pessoal, o post de hoje, é também em resposta ao comentário de um visitante aqui do Blog. O Rodrigo Domingues perguntou qual seria o número de pontos que seria atribuído por cada filho pequeno, como vocês podem ver aqui: http://www.pedrosilva.com.br/blog/a-moleza-esta-acabando/#comment-2240

Rodrigo, a resposta para esta pergunta está no próprio site do Ministério de Imigração do Québec. Neste link http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/conditions-requises/index.html você vai encontrar outros links para coisas bem interessantes, tais como: Lista das profissões em demanda (e a quantidade de pontos atribuída a cada profissão); Informações sobre os testes que agora são obrigatórios para comprovar os conhecimentos em francês e/ou inglês; e, finalmente, a Tabela com todos os critérios (e seus respectivos pontos) do processo.

Como tenho dito, e volto a enfatizar, toda informação sobre o processo pode ser encontrada nas fontes oficiais, que são os sites do Ministério de Imigração do Québec e do Ministério de Cidadania e Imigração do Canada. E toda informação segura e oficial são as que estão nestes sites.

Portanto, sempre que puderem, gastem bastante tempo lendo e relendo todas as informações, visitando e revisitando todos os links disponíveis. A informação está lá, basta saber procurar.

Abraço a todos.

31 responses to “Desmistificando o sistema de pontos do processo de imigração”

  1. Leonardo says:

    Pedro, tomei a decisão de migrar para quebec com minha esposa. Somos formado em Administração de empresas e ela já conta com um após graduação. Você pode nos informar seu e-mail para poder trocar algumas figurinhas a respeito do processo?

    • Pedro says:

      Olá Leonardo, você deve ter recebido um email meu hoje. Dê uma olhada no seu inbox. Abraços.

      • Leonardo Lopes says:

        Pedro! Desculpe a demora, mas tivemos que dar uma pausa no processo e agora que retomaremos! Tem como você me enviar e-mail porque perdi o outro… Gostaria enormemente de conversar contigo sobre o processo… Queria muito tua ajuda…

  2. leonardo salomon says:

    Oi Pedro, como vai?
    Gostaríamos de saber mais informações a respeito da imigração legal para o Canada (Toronto, preferencialmente), sobretudo, no que diz respeito às chances de trabalho e oferta de emprego em nossas áreas de atuação.
    Somos um casal com 2 filhos (2 e 6 anos).
    Eu tenho 30 anos, formação universitária e mestrado em música (ambos pela USP) e atualmente trabalho na área de comércio de joias.
    Minha esposa é psicóloga e psicanalista com graduação e especialização (latu sensu) na USP. Ambos falamos inglês e espanhol fluentes e temos nível médio de italiano e francês (sobretudo leitura e escuta).
    Sei que nossa idade e formação são adequadas ao perfil para imigração, porém, estamos em dúvida em relação as oportunidades reais de emprego que poderíamos ter, dadas nossas profissões. Gostaríamos de saber quais são as chances e a demanda pela profissão de músico (musicologia e pedagogia e historiografia musical) e psicólogo, bem como no comercio de diamantes.
    Dentro em breve farei um curso de especialização em gestão educacional para escolas de 1o e 2o graus, há oferta de empregos nessa área?
    Vc tem alguma dica para nos dar?
    Abcs
    Leonardo

    • Pedro says:

      Olá Leonardo,

      Bom, para imigrar para Toronto você vai ter que fazer o processo federal. Um detalhe importante deste processo é que existe um limite de mil aplicações por ano, por cada profissão listada aqui: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who-instructions.asp#list. Isso se você não tiver uma oferta de emprego, que é o caso da grande maioria. Se você tiver uma oferta de emprego, aí a coisa facilita, mas, pra ser sincero, eu acredito que não vai ser o seu caso. A boa notícia é que Psicologia é uma das profissões listadas, então a sua esposa entraria como requerente principal e, para efeitos do processo, a profissão dela é que vai importar. Eu sei que existem brasileiros trabalhando como psicólogos aqui no Canadá, mas me parece que é preciso voltar pra faculdade. Fora isso, não vou poder te ajudar com as outras perguntas, meu conhecimento na área de música e de comércio de joias é praticamente nulo.

      Abraços,

  3. Dilene says:

    Olá Pedro,
    Preciso de uma opniao, se possível.Vi que o curso de tecnico em farmacia com duraçao de 1ano e meio esta no grupo 1.Esse curso pretendo fazer esse ano e terminarei em fevereiro de 2014.Primeiro gostaria que vc me confirmasse se entendi direito e esse é uma profissao de alta demanda, ou sei lá nao é tecnologo e sim técnico mesmo.E se é uma boa profissao para o Quebec.A segunda dúvida é que meu esposo é Adm. de Redes e tem uns 10 anos de experiencia porém a profiçao dele nao esta no grupo 1.Entao oque seria melhor eu mesmo que sem vasta experiencia ser a requerente principal ou ele?Muito obrigada pela atençao!!!

    • Pedro says:

      Dilene, a melhor forma para responder as suas dúvidas é fazer o teste online no site do Ministério de Imigração do Québec. Tente fazer como você sendo a requerente principal e veja o resultado, depois repita com o seu esposo sendo o requerente principal. Desculpa, mas não conheço muito o mercado de farmácia, fica difícil ajudar sem conhecimento de causa. Abraços.

  4. Rosivani says:

    ola Pedro talvez vc pode me ajudar, sou casada com um brasileiro que reside no canada e esta legalizado , dei entrada nos meus papeis , mas ate hj nao tive respostas como faço obrigada meu imeio rosivaniaires@hotmail.com
    obrigada

    • Pedro says:

      Rosivani, o processo de sponsorship demora bastante, é normal ficar bastante tempo sem ter respostas. Tente entrar em contato com o Consulado do Canadá em São Paulo, via email ou telefone, para ver se consegue obter alguma informação. Boa sorte.

  5. Felipe says:

    Sou formado em Ciência da Computação, tenho experiência profissional e fluência no inglês, morei um ano na Inglaterra, tenho 27 anos e sou solteiro, você acredita que no meu caso eu consigo o visto de residente permanente mesmo sem saber francês, ou tenho que saber pelo menos o básico?Abraços.

    • Pedro says:

      Se você for fazer o processo do Québec, sem francês você não consegue. Se for o processo federal, aí sim você consegue, mas no processo federal, como computação tá fora da lista de profissões em demanda, você só vai conseguir o visto se uma empresa aqui do Canadá quiser te contratar. Abraços.

  6. Dilene says:

    Olá Pedro,
    Muito obrigada pela resposta, fiz o teste com as duas opçoes e as duas deram certo.Mas será que da pra confiar,como eu te disse meu esposo é Adm de Redes.Temos dois filhos e ele tem um primo que mora aí,meu medo é que eles cancelem processos…Oque vc acha? Corremos esse risco?Pensamos na Australia,mas como já moramos na Suiça acho que amaria Montreal!Mais uma vez muito obrigada!!!

    • Pedro says:

      Dilene, por enquanto não tem risco nenhum, não tem incerteza nenhuma. O que você está esperando pra começar o processo? E mesmo que por acaso o processo seja cancelado, você vai será reembolsada, então é risco zero :) Se eu fosse você eu já teria dado entrada…

      • Dilene says:

        Pedro, muito obrigada pela resposta!Realmente temos que tomar o mais rápido possível essa desisão, pois tenho certeza que nao me acostumo mais morar aqui…Muito obrigada pela força e pelo blog!!!

  7. Camila says:

    Boa noite Pedro!

    Eu e meu marido estamos pensando em imigrar para o Canadá. Tenho 30 anos, sou nutricionsita e ele tem 37 e formou em Gestao de Sistema de Informação. Ja tenho uma prima que mora em Vancouver e pensamos em ir para lá. Gostariamos de fazer primeiro alguns cursos de ingles lá mesmo para termos mais fluência. Seria válido irmos para fazer o curso e ja entrarmos com o pedido de residente permanente sem voltar ao Brasil?
    Obrigada!

    • Pedro says:

      Camila, seria válido fazer o curso, por dois motivos: 1) obter fluência no idioma 2) residir temporariamente no Canadá. Estes dois fatores contam pontos no processo de imigração. Sobre dar entrada no processo já estando aqui, eu não recomendaria não, até porque você teria que fazer isso pelo Consulado do Brasil. O correto seria voltar para o Brasil e fazer o processo de lá. O que vocês podem tentar fazer é, durante o período que estiverem aqui, tentarem procurar emprego e ver se conseguem um work permit. Se isso acontecer aí sim vocês estariam tranquilos para fazer o processo daqui. Abraços.

  8. Vera says:

    Olá Pedro.

    Eu gostaria bastante de conseguir o meu lugar nesse belo cantinho que é o Canadá. Sou Portuguesa, mas neste momento estou na Bélgica a trabalhar (+- 9 meses).
    Será que me podes dar o teu email de forma a poder esclarecer as minhas dúvidas (que são muitas, como deves imaginar!).

    Obrigada e coragem.

  9. Ana Paula Rodrigues says:

    Oi Pedro, tudo bem? Adorei o teu blog. Eu e meu marido estamos pensando em ir para Quebec, já fiz muita pesquisa referente a imigração permanente, eu tinha visto esse processo a três anos atras, porem não chamou a minha atenção, por causa do clima, já que sou do RJ. Mas ano passado eu achei alguns documentos ref ao processo e voltei a pensar sobre morar ai. Eu tenho 35 anos, tenho 2 filhos ( Bryan 5 anos e Kayla 2 anos), sou formada em Adm. de Empresas, trabalho na área de investimento financeiro, estou começando o curso de francês e tenho inglês intermediário, trabalho também com Indesgn, fazendo livretos, folders, etc. e pretendo começar a minha pós em FINANÇAS E GESTÃO CORPORATIVA. Meu marido também é formado em Adm de Empresas, trabalha a mais de 20 anos na FUNASA (Governo Federal) na área de Edemias, ou seja, zoonoses, combate a mosquitos, ratos, vistoria de casas, área da saude, ele quer fazer uma pós em Epidemiologia e Vigilâncias em Saúde. Ele tem 39 anos, fala fuentemente inglês e já esta em um nivel intermediário de francês, porém esta fazendo curso também, mas ele é autodidata, aprende muito fácil. Eu fiz o teste on-line e ele foi melhor do que eu por causa do Idioma. Ah, eu sou credenciada pelo CRA-RJ, tem 7 anos. Fiz vários cursos na área financeira direcionada ao mercado financeiro e administrativo. Então só vamos dar entrada no processo no meio do ano ou em novembro, porque queremos estar falando e entendendo bem o francês e também por causa da pós. Me diz uma coisa, qual é o melhor lugar para morar: Cidade de Quebec ou Montreal? Como se faz buscas para alugar ou comprar casa / apto? Desculpa pela carta…rs, mas realmente estamos precisando de ajuda, pois, são tantas coisas para saber, mas desde já agradeço a atenção. Deus o abençoe.

    • Pedro says:

      Ana Paula, pessoalmente eu prefiro Montreal a Quebec. Montreal é uma cidade grande (embora não pareça), cosmopolita, multicultural, uma mistura do mundo inteiro. Entretanto, a resposta correta pra sua pergunta é: o melhor lugar pra morar é onde tem emprego, e as melhores condições para você e seu marido exercerem suas profissões. Pode parecer estranho, mas o mercado de trabalho norte americano é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Nem sempre toda cidade grande ou capital vai oferecer todo tipo de emprego, em toda área. Portanto, a dica pra vocês é pesquisar bastante antes de tomar qualquer decisão.

  10. William junior says:

    bom dia pedro , meu no eh william sou formado em eng mecânica e minha esposa eh formada em eng civil gostaria de imigra pro canada , eu li seu blog e pelo que eu vi eh um pouco que eu busco da qualidade de vida e um bem estar para meu futuros filhos , gostaria de saber quais são os passos para eu começar a caminhada da imigração , não sou totalmente fluente em inglês mas trabalho com muitos estrangeiros na minha empresa lido com vários estrageiros e tenho boa comunicação e com o dia a dia meu inglês melhora

    • William junior says:

      É além disto está difícil conseguir emprego para eng mecânica e civil???
      Eu só consigo visto com uma oferta de emprego??????
      Poderia me enviar um imail com as respostas eu estou embarcado e entro pouco na internet e só tenho acesso diario com meu imail

      • Pedro says:

        Eu não tenho a mínima idéia de como anda a área de engenharia mecânica e/ou civil. Se a profissão de vocês estiver na lista de prioridade do governo, é possível imigrar sem oferta de emprego.

    • Pedro says:

      William, o primeiro passo é conhecer o processo, saber como você vai aplicar e se vocês se encaixam no perfil que o governo procura. Comece por http://www.cic.gc.ca

  11. Vinicius says:

    Ola Pedro tudo bom?
    Sabe se é possivel pedir pontos para varios diplomas ou se apenas o diploma de nível mais alto que recebe pontos?
    Por exemplo: sou tecnico em informatia, Bacharel de ciencia da computacao e Mestre de Gestao de TI. Consigo pontos pelos 3 diplomas?
    Obrigado!!!!

    • Pedro says:

      Vinícius eu acho que você consegue pontos para o bacharelado e para o mestrado. O ensino técnico eu não tenho certeza.

      • Vinicius says:

        Valeu Pedro!! Consegui contato com o pessoal do governo e eles disseram que esses 3 diplomas são válidos, PORÉM só conta pontos pro diploma mais alto que tiver. Ou seja, consigo apenas para o mestrado. Obrigado!!

  12. Talita Maria Baisch says:

    Oi pedro, tenho 30 anos e sou formada em Moda, mas nunca trabalhei na area, meu marido é motorista carteira D, e tem 24 anos, e temos um filho de 9 anos, entendo o basico de ingles, meu marido entende um pouco mais, não achei a lista atualizada das profissoes, estamos querendo fazer curso de ingles e ele algo tambem na area de informatica antes de entrarmos com o processo o que vc me sugere?????

Leave a Reply