Au Québec, on ne parle que le Québécois!

Mais non! Pantoute! Mais mwé lâ, ch’ sûr que tu vas avoir difficulté quand arriver au Canadâ.

Drapeau du Québec

Je me souviens...

Bom, esta é uma pequena demonstração do francês falado aqui no Québec, se você não entendeu não se assuste! Não é tão difícil assim se acostumar com o sotaque, mas é claro, é preciso treinar muito a audição.

A mesma frase em francês internacional ficaria assim:

Mais non! Pas du tout! Mais moi, je suis sûr que tu vas avoir difficulté quand arriver au Canada.

Antes de vir pra cá, eu já sabia que o francês falado aqui era diferente do francês falado na França, só não sabia o quão diferente era! Mas veja bem, é exatamente a mesma coisa que acontece com a língua portuguesa e suas particularidades brasileiras e lusas. E mesmo no Brasil, imagine a quantidade de sotaques diferentes que existem? Porque aqui seria diferente? E de fato não é.

Bom, ainda não conheço o resto do Québec. Posso falar pela minha experiência em Montréal e queria aqui deixar minha opinião sobre algumas coisas:

  1. Independentemente se você estuda na Aliança Francesa, na Cultura Francesa ou em qualquer outra escola que ensine o francês tradicional obviamente você vai ter uma boa bagagem do francês, mas não do québécois;
  2. Aqui em Montréal é possível viver tranquilamente sem falar ou conhecer uma palavra de francês. De fato, existem pessoas nascidas aqui que não falam sequer uma palavra em francês, só em inglês. Da mesma forma, tem pessoas nascidas aqui que não falam nada em inglês;
  3. É mito esta história de que pra trabalhar você precisa obrigatoriamente se comunicar em francês. Existem muitas empresas aqui, principalmente na minha área (TI) que exigem o idioma inglês e que conduzem, por exemplo, uma entrevista de emprego somente em inglês;

Bom, mas eu estou adorando morar aqui. Eu tenho a oportunidade de praticar meu inglês e meu francês e, é claro, espero que a fluência venha com o passar do tempo.

A dica que eu dou pra quem ta chegando, ou pra quem quer vir, é: venha com a cabeça aberta, venha disposto a aprender uma nova cultura, uma nova maneira de falar.

Leave a Reply